ESTUDE NA UNIT
MENU

Conscientização no interior

Estudantes do curso de Enfermagem do Campus Estância realizam ação para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

às 12h39
Na última terça-feira, 08, alunos do curso de Enfermagem do Campus Estância da Universidade Tiradentes – Unit – realizaram uma grande mobilização para conscientizar à população para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, o HIV, a sífilis e a hepatite B e C. O evento aconteceu na Praça Barão do Rio Branco, do município sergipano.
Compartilhe:

Um dado preocupante e que chamou a atenção dos alunos para a realização da ação, foi a significativa incidência da sífilis na cidade. Segundo o boletim epidemiológico deste ano, do Ministério da Saúde, a sífilis apresenta situação deliciada no Brasil, principalmente em Sergipe. Estância é um dos municípios com alta taxa de infectados e um agravante de números crescentes de casos de sífilis congênita, onde o filho já nasce com a doença transmitida durante a gravidez.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem em Estância, professora Carine Ferreira, a ação traz pontos positivos quanto à mobilização do discente em ações de saúde. “Inserimos os estudantes de forma profissional nas politicas públicas de saúde do município fazendo parte do processo de promoção e prevenção de doenças”, afirma.

Coordenado pela professora Flávia Resende, da disciplina Enfermagem Comunitário II, o evento denominado “Saúde no Trânsito” também teve como objetivo divulgar o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – do município que fez a distribuição de preservativos e disponibilizou a faixa padronizada pelo Ministério da Saúde para divulgação da ação.

Flávia Diniz, enfermeira e especialista em saúde pública, ressalta a importância do uso dos preservativos para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “Foram distribuídos 200 kits com preservativos masculino e feminino. Com isso, os acadêmicos buscaram informar e orientar quanto ao uso e à busca do CTA para diagnóstico e tratamento”, acrescenta.

A ação também contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT para organização no bloqueio do trânsito.

Compartilhe: