ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia do Gestor de Recursos Humanos: conheça mais sobre a profissão

Além de atuar com o recrutamento e seleção, o profissional de RH também participa do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

às 18h52
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Você consegue imaginar como seria uma empresa sem o profissional responsável pelo controle da jornada de trabalho e pelos processos de admissão e manutenção dos colaboradores? Uma bagunça, certo? Por esses e outros motivos, que existe o profissional de Recursos Humanos (RH), encarregado de gerir todas essas demandas e garantir o pleno funcionamento de uma organização. 

O dia do profissional de RH é comemorado em 06 de junho. A história conta que a área de Recursos Humanos surgiu com a primeira revolução industrial, quando ainda não existia um posicionamento estratégico das organizações. Com a chegada das leis trabalhistas, o setor passou por uma grande transformação, e o profissional passou a ser encarregado por zelar pelas boas relações no âmbito profissional, pelo desenvolvimento pessoal e coletivo, pelo recrutamento e seleção, dentre outras funções. 

Para o coordenador operacional do curso de Ciências Contábeis e dos cursos Tecnólogos em Gestão da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Batista, a área de Gestão de RH é ampla e oferece inúmeras possibilidades. “O profissional de RH tem papel fundamental nas organizações, principalmente no que se refere ao processo de recrutamento de pessoas. Esse profissional será responsável por identificar pessoas com perfis que se adequem aos cargos disponíveis nas organizações.

Além de atuar com o recrutamento e seleção, o profissional de RH também participa do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Outra possibilidade para o profissional de RH está associada à consultoria, ou seja, prestar serviços de consultoria de RH para as organizações, realizando um diagnóstico do clima organizacional, traçando estratégias para retenção e desenvolvimento de talentos da organização”, pontua.

Gestão de Recursos Humanos na Unit

A graduação em Gestão de Recursos Humanos da Unit, no modelo de Ensino a Distância (EAD), é ideal para alunos que precisam conciliar trabalho e estudo ou, ainda, por quem deseja ter mais autonomia no decorrer da formação. Durante a jornada acadêmica, o estudante é inserido em um universo onde irá aprender sobre as principais práticas e atividades desempenhadas pelo Gestor de RH, além de conhecer profundamente sobre a rotina das organizações e empresas, algo que será essencial para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. 

 “O curso de Gestão de Recursos Humanos da Unit traz como diferenciais um corpo de docentes mestres e doutores, com vivência no mercado. Mediante uma estrutura curricular envolta em conhecimentos teóricos e práticos, o estudante irá aprender no decorrer das disciplinas, quais as principais atividades a serem desempenhadas pelo profissional de RH. Além disso, a Unit conta com uma estrutura muito completa, desde a estrutura física até o ambiente virtual de aprendizagem AVA”, acrescenta Joenison. 

Ainda durante a formação, o estudante poderá desenvolver conhecimentos e habilidades que o permitirão trabalhar diretamente com a seleção e treinamento de pessoal, melhoria da qualidade de vida do colaborador, resolução de conflitos, participação ativa na aplicação da política salarial da empresa, além de gerenciar pesquisas de clima organizacional, análise de estratégias da organização e desenvolvimento de plano de carreira. 

E quem está inserido na área, garante que o campo de atuação é amplo. “O mercado para o profissional de Recursos Humanos é muito positivo, tendo em vista um cenário de crescimento e amplas oportunidades de trabalho para esse profissional. Levando-se em consideração que são várias as possibilidades de áreas de atuação do profissional de RH, é observada uma ótima oportunidade de alocação no mercado de trabalho. Como a função do Gestor de Recursos Humanos está associada diretamente em lidar com pessoas, percebe-se que ele poderá estar atuando em diversos tipos de empreendimentos. Ou seja, são várias as possibilidades”, finaliza Joenison. 

Se interessou pela graduação em Recursos Humanos? Não perca tempo e faça já a sua matrícula na Unit EAD

 

Leia também:

As videoaulas como aliadas no desenvolvimento da aprendizagem no EAD

Compartilhe: