V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Aceleração das tendências e o crescimento do EAD em meio à pandemia

À medida em que as tendências aceleram no Brasil devido a pandemia, dados apontam para o crescimento do EAD

às 13h36
Consultora Educacional, Alessandra Monteiro
Consultora Educacional, Alessandra Monteiro
Compartilhe:

O Ensino a Distância (EAD) teve um crescimento significativo, principalmente na última década, ganhando mais destaque durante a pandemia. Isso porque, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), a oferta e a demanda por cursos EAD aumentaram substancialmente entre 2020 e 2021. Apesar da situação desencadeada pela pandemia, o mercado tende a se consolidar mesmo após o término das restrições sanitárias. 

“Os cursos EAD viraram uma tendência devido a necessidade de todos os estudantes e professores terem que se adaptar a essa modalidade de ensino, além de ter se tornado uma oportunidade para quem ainda não conhecia esse formato, pudesse conhecer melhor a metodologia e eficácia do EAD” ressalta a consultora educacional do polo Unit EAD Garanhuns, Alessandra Monteiro.

Além disso, a oferta de vagas para cursos a distância em 2020 aumentou mais de 30% de 2019 para 13,5 milhões. As informações são do Censo da Educação Superior 2020 divulgado pelo Instituto Nacional de Educação Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Alessandra ainda diz que muitas pessoas que vivem distantes dos polos educacionais passaram a ter a oportunidade de estudar de forma virtual na sua própria cidade sem precisar se deslocar e aqueles que têm jornada dupla de trabalho não precisam abdicar dos estudos por conta da carga horária. “É uma forma de flexibilizar o trabalho e o estudo”, pontua. 

Dessa forma, os cursos EAD solucionam alguns desses problemas oferecendo chances de estudar em seu próprio ritmo de aprendizagem e no horário que for mais adequado. Sem falar da metodologia, onde as aulas podem ser vistas diversas vezes e os tutores estão sempre disponíveis para tirar dúvidas, fora o baixo custo. “O fato de existir cursos mais baratos é o que torna a modalidade muito procurada”, diz Alessandra.

Leia também: Google Workspace for Education é um potente aliado do EAD

Compartilhe: