ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciências Contábeis é um dos cursos mais procurado no país

O profissional da área tem um papel social de grande importância; a Unit oferece a graduação na modalidade presencial e a distância

às 18h27
Compartilhe:

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o curso de Ciências Contábeis é o 4º curso mais buscado no país. Ao todo, são cerca de 362 mil matriculados. Destes, 316.653 são alunos que estão em instituições públicas e 45.329 particulares. A pesquisa ainda mostra que dos 362 mil estudantes, 244.840 estão matriculados em cursos presenciais e 117.202 em cursos de Educação a Distância (EAD).

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit) de acordo com a professora tutora do polo EAD em Estância/SE, Marcielle Santana, prepara o profissional para o mundo dos negócios com consciência social e ambiental, capaz de conceber, implementar e gerenciar sistemas de informação e controles gerenciais. 

“O curso de ciências contábeis EAD é ofertado na modalidade totalmente on-line, semipresencial e híbrido. Cada modalidade possui seu formato de ensino aprendizagem, todas com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o aluno tem o apoio de professores, tutores, biblioteca, vídeo aulas, fóruns, dentre outros recursos. O curso independente da modalidade capacita o aluno a atuar em processo de abertura e fechamento de uma empresa, atuar em área pública ou privada bem como em gestão patrimonial e financeira”, afirma.

Os alunos vão estudar disciplinas que são essenciais para uma boa formação acadêmica e profissional. “No começo da graduação os alunos vão estudar conceitos mais gerais e que formam a base para a especialização das outras matérias como, meio ambiente e sociedade, introdução ao direito, contabilidade introdutória, cultura sociedade, dentre outras. Em seguida os alunos estudam disciplinas mais específicas para a prática da profissão como: estatística, contabilidade pública, administração financeira, análise das demonstrações financeiras, legislação tributária, gestão de pessoas, perícia contábil, contabilidade gerencial, de custos, terceiro setor, dentre outras disciplinas”, destacou a professora tutora.

Mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis

O profissional é capacitado para coordenar todo o processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais, necessárias para a tomada de decisões. Como controller, esse profissional tornou-se um gestor de informações junto das organizações empresariais, atuando com técnica e conhecimento global nas práticas da sua profissão.

Nos dias atuais, de acordo com a professora tutora, o espaço para os profissionais de contabilidade tem aumentado bastante. “A procura por esse profissional tem sido cada vez maior, principalmente por empresas que necessitam dos serviços do contador para que todas as documentações, tributos e tomadas de decisões sejam as mais assertivas possíveis. Independente do cenário econômico, sempre vai existir espaço para o bacharel em Ciências Contábeis, onde pode atuar como gerente financeiro, em órgãos públicos, cargos de gestão, diretoria, abrir seu próprio escritório de contabilidade, terceirizar serviços, órgãos públicos e auditor”, reitera Marcielle.

Leia também: Unit EAD abre novo polo na cidade de Boituva (SP)

Compartilhe: