ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Serviço Social da Unit realiza mais uma palestra do Seminário Integrado

O evento visa habilitar os estudantes para obterem um bom desempenho no Enade, previsto para acontecer no segundo semestre de 2022

às 21h36
Fonte: ASSCOM
Fonte: ASSCOM
Compartilhe:

O curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit) segue dando continuidade ao ciclo de palestras do Seminário Integrado, que teve início no começo do mês de maio. O intuito das palestras é preparar os estudantes que irão realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. 

Na última quarta-feira, 25, aconteceu mais uma palestra, intitulada “Trabalho como categoria fundante da sociabilidade humana e transformações históricas”, mediada pela professora do curso da Unit EAD, Vera Núbia e pela doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Júlia Bastos, palestrante convidada.

Questões relacionadas ao trabalho e importantes para a profissão foram abordadas pela professora Vera. “É importantíssimo esse diálogo porque o que a filosofia, a história, a sociologia trazem para a gente é que nos dá condição de desvelar. Desvelar no sentido de perceber que podemos fazer certos movimentos, por exemplo, uma pessoa que está em situação de rua e necessita de um atendimento imediato, pode ter uma resposta mediada com relação ao acesso ao direito na política e se a gente não compreender como a categoria de trabalho nos dá essa possibilidade não chegamos a lugar nenhum, até para perceber essa organização do trabalho e as novas morfologias. O impacto não é só se a gente vai falar de classe, é compreender de que forma esse assunto impacta na sociedade”, pontua. 

Já a doutoranda convidada Júlia Bastos, que também palestrou na ocasião, trouxe temáticas atreladas ao filósofo e sociólogo Karl Marx, associando-as ao tema da palestra. Pautas como trabalho alienado e ontológico, retratadas por Marx, foram levantadas por Júlia. 

Seminários Integrados da Unit

O coordenador operacional do curso de Serviço Social da Unit, Rony Rei do Nascimento, explica que a programação do evento foi montada e desenvolvida a partir de reuniões com professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

“A programação foi construída a partir de sucessivas reuniões com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), composto pela Profa. Katia Maria Araújo e a Profa. Gilmara Rezende Cardoso Xavier. Para tanto, utilizamos a Portaria nº 450, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que dispõe sobre o componente geral e específico da área de Serviço Social”, pontua. 

A escolha dos temas também foi levada em relevância pelos organizadores do evento, que se basearam em assuntos que serão cobrados no Enade. “De acordo com o Art. 7º, da Portaria nº 450, a prova do Enade tomará como referencial os conteúdos que contemplam temas como Matrizes clássicas do pensamento social; Herança colonial; Trabalho; Movimentos sociais; Financeirização do capital; Política de Assistência Social, entre outros temas. Para tratar deles, convidamos professores que são referências sobre os temas”, finaliza. 

Programação

As palestras seguem até julho deste ano de forma virtual, através do link: https://hs.unit.br/preparatorio-enade

03/05/2022 – Tema: Matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político (Facilitador: Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Laisa Dias Santos e Katia Maria Araújo Souza) 

10/05/2022 – Tema: Herança colonial, escravista e patriarcal na formação social, política, cultural e econômica do Brasil (Facilitador:  Kalline Laira Lima dos Santos e Fernando Aguiar) 

31/05/2022 – Movimentos sociais e lutas contra opressões de classe, de gênero, étnico-raciais, de sexualidade, geracionais e por deficiência (Facilitador: Liliana Aragão de Araújo) 

07/06/2022) – Financeirização do capital, contrarreformas do Estado, políticas sociais e seguridade social (Facilitador: Italo Spinelli da Cruz e Marisabel Luchesi) 

14/06/2022 – Tema: Política de Assistência Social e suas especificidades normativas (Facilitadora: Karoline Ayres)

21/06/2022 – Tema – Transformações contemporâneas no mundo do trabalho e seus rebatimentos no trabalho da(o) assistente social (Facilitador: Paulo Roberto Félix dos Santos e Rony Rei do Nascimento Silva) 

05/07/2022 – Tema – Fundamentos históricos, teóricos, metodológicos, regulamentação profissional e o Projeto Ético-Político do Serviço Social (Facilitador:  Vívia Santos Santana e Maria Florência dos Santos) 

12/07/2022 – Tema – Instrumentalidade do Serviço Social: dimensão teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa (Facilitador:  Wagner Souza e Gilmara Rezende) 

19/07/2022 – Tema – Fundamentos ontológicos da ética e suas implicações no exercício profissional do Serviço Social (Facilitador: Palestrante para Ética e Rony Rei do Nascimento Silva.

Leia também: Graduação EAD em Administração é uma das mais procuradas por brasileiros

Compartilhe: