ESTUDE NA UNIT
MENU

Graduação EAD: conheça os mitos e verdades dessa modalidade

Muitas opiniões se consolidaram em relação ao EAD, escondendo os benefícios de fazer um curso online. A coordenadora pedagógica esclarece alguns desses mitos e verdades

às 16h32
Foto:Freepik
Foto:Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Embora a Educação a Distância (EAD) tenha crescido no Brasil, a modalidade ainda é vista com uma certa desconfiança por parte de quem não a conhece bem. A partir desse desconhecimento, alguns mitos deixam muita gente receosa na hora de escolher a modalidade de ensino. 

Dessa forma, a coordenadora pedagógica do EAD da Universidade Tiradentes, professora Catharine Prata, esclarece alguns mitos e verdades em relação ao ensino a seguir:

 

Mitos

  • É necessário ter um computador potente para estudar

O EAD funciona de forma online, sem depender necessariamente da instalação de softwares que deixem o computador lento. Sendo assim, você não precisa ter uma máquina potente.

“Muitas pessoas acreditam que é necessário dominar todas as ferramentas tecnológicas para poder realizar um curso EAD. Outras acreditam que é preciso possuir um computador muito caro e potente. No entanto, o acesso aos cursos é realizado por uma plataforma bastante intuitiva e há inclusive a possibilidade de utilizar o aparelho celular para estudar”, afirma a coordenadora.

  • Não há concentração no ensino online

É possível sim estudar pelo computador sem que haja distrações. Claro que o aluno tem uma parcela de colaboração, mas os cursos da Unit EAD são estruturados com base em estratégias e atividades capazes de prender a atenção dos alunos. A coordenadora conta que basta ter internet e explorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

“É fundamental que o aluno possua internet para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma vez que é necessário fazer o acompanhamento dos componentes curriculares”, pontua.

  • Por não ter professores fisicamente próximos, o aluno de EAD tende a ficar desmotivado mais rapidamente

A motivação do estudante não vem da presença do professor em sala de aula e sim da sua vontade de aprender e da interação que ele tem com os outros alunos que, no caso da EAD, pode acontecer em grupos presenciais ou online.

Verdades

  • EAD é mais barato e a qualidade de ensino é semelhante ao presencial

O grande objetivo da EAD é abrir as portas das instituições de ensino para as pessoas que moram em regiões mais distantes, onde não há a presença física delas. Os profissionais que desejam estudar em horários alternativos também encontram nessa modalidade uma solução para suas carreiras.

“Um dos benefícios é o baixo custo dos cursos, o aluno reduzirá seu gasto com transporte e alimentação, por exemplo. Além da autonomia que o estudante tem para realizar suas atividades dentro do cronograma da instituição. Muitos dos nossos alunos conciliam o estudo com o trabalho. Isto acontece pela flexibilidade que nosso sistema de ensino”, ressaltou a coordenadora.

  • Escolher um curso EAD não é tão difícil 

“O aluno precisa procurar seu polo presencial, conhecer nossa matriz curricular e nosso suporte pedagógico (tutoria virtual, tutoria a distância, gestor de polo, professor regente, coordenação). Diante de todos esses dados, o aluno consegue ter um panorama do curso e desenvolver seu planejamento pessoal para iniciar sua graduação”, explica.

  • Mais motivos para fazer um curso a distância

Com o EAD, além de ter horários flexíveis para estudo, o aluno pode escolher entre uma variada lista de cursos; consegue organizar o tempo listando as prioridades de acordo com a rotina de vida; tem um diploma válido em todo território nacional; conta com professores super capacitados para se desenvolver e pode conhecer pessoas do Brasil inteiro nos fóruns online.

“Minha dica tem sido uma sugestão, conheça o polo presencial que você irá realizar sua matrícula, verifique todo o potencial e suporte que a Unit proporciona para uma carreira de sucesso, feito isto, não há dúvidas”, finaliza a coordenadora.

Leia também: Número de professores formados pelo EAD cresce no Brasil

Compartilhe: