ESTUDE NA UNIT
MENU

O lúdico na educação é tema de seminário na Unit de Umbaúba/SE

A programação voltada para a área da Pedagogia, contou com palestras, oficinas e demonstração de atividades lúdicas na educação

às 19h20
Compartilhe:

A utilização de jogos e brincadeiras na educação infantil possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância. Portanto, é primordial que os profissionais da área da Pedagogia conheçam os termos principais utilizados sobre o brincar para interpretar o universo lúdico e reconhecer os elementos básicos da ludicidade, pelos quais a criança se comunica com o seu mundo pessoal e com o outro.

Pensando na importância do tema, foi realizado no polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) em Umbaúba/SE, para os alunos do curso de Pedagogia, o seminário Pedagogia em Movimento: O Lúdico na Educação. O evento que durou três dias contou com uma vasta programação envolvendo oficinas, palestras e demonstração de atividades lúdicas.

“O evento é de grande impacto na formação dos alunos, já que trouxemos essa prática para o seminário. Contamos com palestras e oficinas ministradas pelo professor João Batista, onde no segundo dia do seminário os próprios alunos trouxeram seus materiais pedagógicos confeccionados por eles mesmos. No terceiro dia trabalhamos com a parte de alfabetização e letramento com a prática exitosa da professora Welma. No final, os alunos deram depoimentos, onde constataram a importância do seminário para suas vidas e formação enquanto professores”, destacou a gestora do polo, Flávia Bispo.

Um dos principais objetivos do seminário foi possibilitar uma troca de experiências entre os alunos do curso presencial e do EAD, além de fortalecer o conhecimento acerca do tema, que será muito utilizado enquanto profissionais. Para a aluna do curso de Pedagogia, Alice Ferreira dos Santos, o seminário foi de extrema importância, pois o conhecimento adquirido será aplicado após a sua formação. 

“Estudando sobre ludicidade vi que a criança tem que aprender brincando, mas me questionava se isso seria possível. A partir do momento que participei do evento, tive a certeza que realmente é. Hoje, como aluna, aprendi algo que quero colocar em prática como futura profissional que é deixar minha aula dinâmica, criativa e envolver a brincadeira para que o aluno saia satisfeito, alegre e com conhecimento”, pontuou a aluna.

Programação

Tema 1: A Importância do Lúdico na Educação 

Mediador: Prof. João Bastista – Coordenador da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Estância.

Tema 2: Oficina e Demonstração de Atividades Lúdicas na Educação  

Mediadores: Tutora do Curso de Pedagogia, Drª Maryluze S. S. Siqueira e  seus Acadêmicos do 2°, 4° e 7° períodos do Curso de Pedagogia da Unit/ Polo Umbaúba.

Tema 3: Alfabetização e Letramento

Mediadora: Profª. Drª Maryluze S. S. Siqueira – Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Umbaúba e Coordenadora do Programa Alfabetizar Pra Valer. 

Tema 4: Práticas Pedagógicas de Alfabetização, Letramento e Ludicidade na Escola

Mediadora: Profª. Welma de Azevedo Conceição – Pedagoga e Professora do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Barreto do Nascimento – Umbaúba/SE e professora cursista do Programa Alfabetizar Pra Valer – Umbaúba.

Leia também: Estética e Cosmética: áreas de atuação predominantes no mercado

Compartilhe: