ESTUDE NA UNIT
MENU

Inclusão digital em ações de cidadania

Jovens são qualificados para o mercado de trabalho através de projeto desenvolvido em parceria com a Unit

às 18h22
A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude, através da Diretoria Estadual das Políticas Públicas da Juventude promoveu na tarde dessa quinta-feira, 22, na sede da Federação Sergipana de Futebol a entrega de certificados para coordenadores de cursos extensionistas promovidos pela entidade oficial.
O acadêmico Franklin Wistian  recebe o certificado das mãos do professor Fábio e do Secretário  Antônio Hora
O acadêmico Franklin Wistian recebe o certificado das mãos do professor Fábio e do Secretário Antônio Hora
O Diretor Estadual das Políticas Públicas da Juventude, Fredson Santana e o aluno Franklin Wistian
Compartilhe:

No que se refere aos cursos de informática, estes foram ministrados por alunos dos cursos de computação da Universidade Tiradentes, instituição comprometida com o atendimento às populações carentes através da extensão universitária.

Apesar de piloto, o projeto realizado em parceria obteve excelentes resultados porque ofereceu atendimento gratuito a 323 jovens e adolescentes de bairros da capital e alguns municípios do Estado. “A perspectiva é de continuidade”, afirma o Diretor Estadual das Políticas Públicas da Juventude, Fredson Santana.

O gestor garante reconhece a importância da parceria firmada com a Unit e confessa que o projeto será ampliado já a partir do próximo semestre letivo. “Entendemos que a política de juventude é a política de emancipar e dar autonomia para os jovens sergipanos. Daí nosso papel é oferecer subsídios para que os jovens possam obter renda própria através da capacitação oferecida”, explica Fredson. O diretor ressalta a importância da parceria feita com a coordenação dos cursos de computação da Unit.

“Eu atuei como professor nas cidades de Umbaúba e Maruim e também fui monitor dos demais alunos que se voluntariaram para ministrar o curso”, revela o acadêmico do 6º período de Informática Franklin Wistian Silva Oliveira. “O projeto de implantação da inclusão digital nas comunidades carentes dos municípios sergipanos tem importância impar porque oferece condições para que os jovens possam ingressar no mundo digital”, complementa.

“Por ser um projeto extensionista, ele dá oportunidade aos nossos alunos de desenvolverem importantes trabalhos junto às comunidades e é gratificante observamos esses jovens se colocando à disposição para ensinar o que estão aprendendo dentro da universidade”, confessa o coordenador do curso, professor Fábio Batista dos Santos.

Durante a entrega dos certificados o novo secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Antônio Hora Filho destacou a importância da Unit como parceira para o desenvolvimento do projeto de inclusão que leve de forma gratuita conhecimento às comunidades assistidas. “Considero dois aspectos primordiais nessa parceria: inicialmente democratizar as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mundo atual para a nossa população. Depois, em se tratando dessa ação específica da Unit a gente destaca importância de uma entidade bem conceituada ter a consciência social de poder levar essa informação não só às grandes concentrações populacionais como é o caso da capital. Em parceria com a Secretaria a Unit oportuniza o acesso tecnológico à nossa juventude e à nossa população no interior do Estado”, conclui o secretário.

Compartilhe: