ESTUDE NA UNIT
MENU

Noite de recepções

Calouros de três graduações participam de aula inaugural no campus da Farolândia

às 22h15
A noite de quarta-feira, 28, foi bastante movimentada nos auditórios da Unit em razão dos encontros entre palestrantes convidados e acadêmicos iniciantes organizados pelas coordenações dos cursos de Arquitetura, Farmácia e Ciências Biológicas.
Os palestrantes de Farmácia
Os palestrantes de Farmácia
Antônio Couto e a professora Dora Diniz, de Arquitetura
Cleodon Teodósio da Silva, coordenador de Ciências Biológicas
Compartilhe:

 

“Estamos na segunda edição do Café Farmacêutico Carlos Drummond de Andrade, tendo a Biotecnologia como tema para uma abordagem mais ampla com os nossos alunos”, explica a coordenadora de Farmácia, professora Juliana Dantas.  Segundo a docente, trata-se de uma área em ascensão no exercício profissional do farmacêutico e que por isso mesmo merece ser discutido desde o início do curso. “É um momento de integrarmos o mestrado e o doutorado de Biotecnologia com a graduação do curso de Farmácia”, acrescenta Juliana.

Um dos convidados para a palestra no curso de Farmácia, Dr. André Santos discorreu sobre as novas alternativas para tratar a leishmaniose, uma doença que é endêmica no Brasil. “Apresentamos novas possibilidades terapêuticas para o tratamento da doença, uma vez que os meios comuns utilizados hoje pela clínica médica não resolvem. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Rio de Janeiro revela uma tentativa de buscarmos novos fármacos com ações para o combate dos parasitas que causam a doença”, explica o microbiologista e professor da UFRJ André Santos.

Também convidada para a aula inaugural de Farmácia, a médica veterinária e professora na Universidade Federal do Piauí Maria do Socorro Pires e Cruz abordou os desafios da qualidade com relação ao tratamento da leishmaniose visceral. “Apresentamos as pesquisas realizadas tanto na área do diagnóstico com a descoberta de novas proteínas para melhorar a eficácia do diagnóstico, dando a certeza de que o animal realmente está doente antes de encaminhá-lo para a eutanásia, e abordamos também sobre o tratamento, porque hoje os animais fazem parte da nossa família”, explica a convidada.

A aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo ocorreu nos turnos matutino e noturno. Durante a recepção noturna, a coordenadora Dora Neuza Leal Diniz apresentou o palestrante Antônio Couto, egresso da Unit do curso de Engenharia Civil e Design de Interiores, que discorreu sobre as novas tecnologias e os novos materiais utilizados na construção.

Já o professor Cleodon Teodósio da Silva, responsável pela coordenação do curso de Ciências Biológicas, optou por reunir o quadro de professores e seus calouros para uma roda de conversa. Na oportunidade, setores importantes da instituição foram apresentados. “É um momento de integração, onde desejamos fidelizar o aluno mostrando para eles quais são as perspectivas do curso”, finaliza.

Compartilhe: