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Projeto Paisagem dos Sons estimula o imaginário

Intitulado Paisagem dos Sons, projeto idealizado há dois anos por alunos de Rádio Jornalismo da Unit é lançado durante evento de acessibilidade

às 21h55
O público de olhos cerrados para  ouvir e imaginar as histórias narradas
O público de olhos cerrados para ouvir e imaginar as histórias narradas
A egressa Ingrid Seemann orgulhosa pela participação no projeto
A professora Juliana explica o projeto
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A Coordenação do curso de Comunicação Social da Unit lançou oficialmente o projeto “Paisagem dos Sons”, na tarde dessa quarta-feira, 19, no Mirante do Bairro 13 de Julho, dentro da programação da 6ª Semana Aracaju Acessível, durante o 3º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe que proporciona diálogos e vivências literárias inclusivas, a exemplo das contações de histórias e das rodas de leitura. A programação é promovida em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva para cegos (criada e mantida pela Fundação Dorina Nowill).

Trata-se de uma singular iniciativa de alunos e egressos do curso de Jornalismo através das disciplinas de Rádio Jornalismo ministrada pela professora Juliana Correia Almeida. Na prática, os envolvidos com o projeto utilizam a versatilidade da linguagem do rádio com o propósito de proporcionar experiências sensoriais aos deficientes auditivos e visuais.

“É uma experiência cognitiva diferente pois permite ao deficiente perceber através do seu imaginário a construção sonora de contos populares através da espacialidade musical e dos textos narrados”, explica a professora Juliana. Ela lembra que o projeto começou a ser desenvolvido há cerca de dois anos, e oferece aos deficientes visuais a oportunidade de enxergar através das narrativas sonoras editadas de forma especializada. “São sons orgânicos e a ideia do projeto é auxiliar as pessoas a aguçarem a imaginação”, complementa a docente.

O “Paisagem dos Sons” traz cinco contos populares e uma adaptação do livro ‘O Pequeno Príncipe’ de escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. As peças foram dramatizadas por alunos do curso de jornalismo e toda pesquisa sonora remete a uma experiência de modo que a imaginação é facilitada pelos elementos sonoros que acompanham a narração.

 

“A ideia inicial desse projeto ocorreu em 2016 numa construção coletiva e interdisciplinar e desde então, estamos buscando alternativas de propagar essa contação de histórias com foco na acessibilidade”, lembra a coordenadora do curso, professora Valéria Bonini.

 

“Quando a professora Juliana me chamou para participar desse projeto fiquei muito empolgada e feliz em poder contribuir com um instrumento de acessibilidade para as pessoas que, pelas suas deficiências, conseguem através do rádio imaginar e construir os seus sonhos através das histórias contadas por alunos e por nós egressos do curso de Jornalismo”, salienta Ingrid Seemann.

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