ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove ações de extensão à zona norte da capital

O esporte como ferramenta de inclusão social é o que motiva o trabalho desenvolvido pelo atleta Walter Duarte em comunidades carentes de Aracaju

às 00h25
A Universidade Tiradentes através da Coordenação de Extensão construiu uma parceria com a entidade Projeto Punhos de Ouro que atua com a ação cidadã intitulada Tirando Pedras do Caminho nas comunidades do Bairro Santa Maria e Industrial.
A comunidade participou ativamente das ações de extensão
A comunidade participou ativamente das ações de extensão
Os procedimentos corretos como forma de prevenção
O professor Uchôa em companhia do Coordenador de Extensão, professor Geraldo, do médico Almir Santana e do atleta Walter Duarte
No comando das ações de Odontologia, a professora Marquerithe
A manicure Katiúcia satisfeita com a atenção dada pela Unit
Compartilhe:

Durante a inauguração da sede do Polo Zona Norte ocorrida na manhã do sábado, dia 19, a IES sergipana esteve presente com a doação de cadeiras para organização das cinco salas de aula existentes na entidade e com a promoção de ações extensionistas através dos cursos de Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, e Pedagogia.

Populares foram atendidos com consultas médicas, vacinação e orientação no combate ao câncer, exame de glicemia, escovação, recreação e atividades lúdicas através da pintura e da contação de histórias.

Num gesto de reconhecimento pela importância da parceria com a Unit o idealizador do Projeto Punhos de Ouro, Walter Duarte, prestigiou o professor Uchôa batizando com o seu nome uma das salas da sede do Polo Zona Norte.

“O Walter Duarte, conhecido atleta sergipano desenvolve através da entidade Punhos de Ouro o projeto intitulado Tirando as pedras do Campinho”, numa alusão ao combate às drogas. Seu objetivo é promover nesses jovens que muitas vezes se sentem ociosos e vulneráveis ao uso da droga o estímulo à prática desportiva”’ explica a professora Cristiane Santana, coordenadora do projeto extensionista na comunidade do Bairro Industrial.

“A parceria é voltada para trabalhar o cidadão, dá oportunidade ao jovem carente que precisa de iniciativas organizadas por pessoas que se preocupem com eles para poder dar um caminho e a mão amiga. Estamos trabalhando junto com a Unit para que essa grande parceria permita que esses meninos se tornem independentes mediante suas próprias consciências uma vez que estão muito condicionados e às vezes influenciados de forma negativa. Eles precisam formar sua personalidade enquanto cidadão. O objetivo é formar o cidadão, antes de formar o atleta”, esclarece Walter Duarte.

Lisonjeado com a homenagem o professor Uchôa ressalta o compromisso social da Unit com a comunidade carente, especialmente nas áreas onde oferece seus cursos de graduação.

“Esse trabalho aqui do Valter é algo que encanta a todos nós e os sergipanos precisam passar aqui para ver e apoiar essa obra porque infelizmente o bairro Industrial e o Santo Antônio, onde nasceu Aracaju carecem dessa atenção de forma continuada”, sugere o professo homenageado.

Na opinião da professora Marguerithe Maria que esteve à frente das ações praticadas pelos alunos de Odontologia, a iniciativa proporciona à comunidade o atendimento preventivo gratuito e ao acadêmico a oportunidade de vivenciar desde o início do curso a realidade com a qual ele vai se deparar ao concluir a graduação.

“A extensão traz o conhecimento teoria para uma prática vivenciada de forma solidária com as comunidades. Ela une ao mesmo tempo o conhecimento e a vontade de agir com uma realidade social aonde o aluno está inserido”, esclarece a professora.

“Acho que é muito importante porque já vivencio de forma prática como será o meu futuro profissional” complementa a aluna do 3º período de Odontologia, Emily Santos.

“Achei uma maravilha porque nem todo mundo tem condições de pagar um dentista. Em momentos como esse aprendemos sobre procedimentos que são tão simples quanto eficazes. Vocês só fazem ajudar a gente. Então só temos que agradecer a vocês”, conclui a dona de casa e manicure Katiúcia.

Compartilhe: