ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe vice-governadora para diálogo sobre programa social

O momento reuniu representantes da instituição e do governo para apresentação do Sergipe Pela Infância

às 19h46
Momento das apresentações
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (10/9), representantes do Grupo Tiradentes e Universidade Tiradentes (Unit) receberam a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, e uma equipe técnica, para a apresentação do programa Sergipe Pela Infância. O objetivo do encontro foi estabelecer um diálogo com a Unit, pensando em aprimorar o programa em sua fase inicial e traçar uma possível parceria com a instituição de ensino.

De acordo com o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a instituição possui diversas parcerias para a realização de atividades envolvendo a sociedade junto aos cursos, e está sempre atenta a novas possibilidades. “Para nós, é um ato de grandeza, porque temos um compromisso muito grande com a parte social. A Unit tem realizado trabalhos belíssimos e, sempre que surge um trabalho novo, nós temos interesse em realiza-lo com sucesso”, ressalta.

O vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento, enfatizou a importância dos trabalhos de extensão que a Unit já realiza por meio de suas clínicas-escolas. “Por exemplo, o curso de Odontologia possui uma clínica odontológica que atende a toda a sociedade. Agora, vamos analisar onde podemos apoiar o programa, principalmente nos municípios onde a Unit está inserida, não só com campus, mas também nos polos EaD”, disse.

Durante a explanação sobre o programa, a vice-governadora Eliane Aquino falou sobre estatísticas que apontam para a melhoria das políticas públicas voltadas para a primeira infância, pensando em melhorar suas experiências socioambientais e educativas “Por isso, queremos envolver os atores formadores de opinião, as universidades e os municípios, caso contrário não conseguiremos mudar essa história. Precisamos pensar nas crianças. Vocês estão trabalhando para os universitários, e os docentes podem conscientizar os alunos que sairão daqui”, disse.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, doutor Diego Menezes, falou sobre a obrigatoriedade da implementação de atividades de extensão prevista pela Plano Nacional de Educação (PNE), antecipado pela instituição, visando a ampliação do conhecimento prático para alunos de graduação e o desenvolvimento do vínculo com a comunidade e as políticas públicas.

“Independentemente da área e do curso, 10% da matriz curricular será voltada para atividades de extensão. A Unit reconhece a importância de interagir e trabalhar para a sociedade, e antecipadamente fez a implementação dessa experiência curricular. É nosso papel colocar nossos alunos de forma multidisciplinar interagindo com a sociedade e para a sociedade, entendendo que a formação universitária não é só tecnicista”, explica o pró-reitor.

Leia mais: Clínica odontológica da Unit já realizou mais de 2600 atendimentos

Compartilhe: