ESTUDE NA UNIT
MENU

UnitMed promove ação social de integração

Crianças da Coroa do Meio e do Ninota recebem atenção multidisciplinar através de importante projeto extensionista

às 19h12
Preocupada em dinamizar de forma ininterrupta as inúmeras ações de extensão que ocorrem em diversos momentos e espaços durante todos os períodos letivos, a Universidade Tiradentes, por meio do UnitMed, realizou na manhã do sábado, 15, o projeto Aprender & Cuidar.
Observação e diagnóstico fisioterapêutico no cuidado com a criança
Observação e diagnóstico fisioterapêutico no cuidado com a criança
O doutor e professor Max Franco, ao centro, idealizador do projeto
Alunos de Medicina prepararam kits com lanches e brinquedos para as crianças
Daniele Santos, satisfeita com o atendimento dado à sua pequena Thais
O projeto multidisciplinar, abraçado por profissionais de áreas distintas
Compartilhe:

Na oportunidade, professores e alunos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia,  Psicologia e Serviço Social prestaram atendimento às crianças assistidas regularmente no Centro de Saúde da universidade que possuem algum tipo de deficiência e às crianças das imediações do UnitMed vindas e convidadas à Unidade Básica de Saúde Hugo Gurgel. Toda a ação desenvolvida em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia secção Sergipe resulta de uma ideia lançada pelo doutor e professor Marx Franco de Carvalho  que apresentou um projeto inicial específico para a área de Ortopedia, mas que logo de início tomou uma dimensão interdisciplinar.

“A ideia do projeto é chamar a atenção das autoridades para a multidisciplinaridade do tratamento da criança”, revela o autor lembrando que o seu desejo é que todos trabalhem em equipe e de maneira organizada no intuito de que os avanços sobre as patologias sejam mais frequentes.

“Nosso propósito é o de sempre prestar um excelente serviço como o que ocorre aqui no UnitMed neste dia”, pondera o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, desejoso de que o Aprender & Cuidar se transforme em mais um projeto permanente com data de execução sempre no mês de outubro, alusivo ao dia da criança.

“É um projeto que presta uma grande contribuição às crianças porque oferece um atendimento multidisciplinar”, lembra o diretor do Centro de Especialidades Médicas, Eduardo de Almeida Cunha. Ele salienta que se trata da primeira ação social integrando o UnitMed com seus profissionais da área de Saúde juntamente com os cursos por meio dos docentes e discentes e a parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia/SE, com perspectivas concretas de se tornar a cada edição mais ampla e participativa.

Daniele Santos Maximino, mãe da pequena Thaís Fernanda de apenas dois anos, disse que o convite para participar da ação promovida pelo UnitMed veio da UBS Hugo Gurgel. “É muito importante que ações desse tipo ocorram de forma frequente porque, na condição de mãe, desejo sempre o melhor para minha filha”, comenta Daniele.

“Estou impressionado com a mobilização multidisciplinar oferecendo uma boa assistência a essas crianças”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia/SE, doutor André Luiz Rocha de Souza, considerando importante a monitorização dos problemas ortopédicos detectados.

“Essa ação tem um diferencial por se tratar de uma ação social com a integração de vários cursos da área de Saúde. É um projeto inicial que traz em si a intenção de atingir outros gêneros da nossa sociedade”, argumenta a diretora da Clínica de Psicologia da Unit, professora Jaqueline Caldeira, lembrando que o projeto revela um objetivo comemorativo com um teor social de cuidado e zelo da instituição para com a sociedade.

Compartilhe: