V E S T I B U L A R UNIT
MENU

16ª Semana de Psicologia

Evento discute formação profissional

às 00h31
A coordenação do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes promove de 11 a 13 de novembro a 16ª Semana de Psicologia. A abertura do evento reuniu a comunidade acadêmica no Auditório Padre Melo, Campus Aracaju Farolândia. Este ano, o tema central é “formação em Psicologia: para quê estamos sendo formados?”.
Maria Júlia Kóvacs ministra palestra de abertura (Fotos: Marcelo Freitas)
Maria Júlia Kóvacs ministra palestra de abertura (Fotos: Marcelo Freitas)
Abertura oficial do evento (Fotos: Marcelo Freitas)
Evento reúne lançamentos de livros como o da professora Lívia de Melo (Fotos: Marcelo Freitas)
Rayane Nunes: "É um evento de grande importância para a formação do aluno" (Fotos: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

“Uma crescente preocupação com o nível dos conhecimentos adquiridos durante a graduação tem tomado conta dos debates ocorridos nos encontros, congressos e reuniões de Psicologia dos últimos anos. Os temas abordados vão desde a influência da formação humanística e biológica, dos conteúdos dos processos psicológicos básicos, das disciplinas técnico-instrumentais, da formação em pesquisa científica, das práticas nos estágios profissionalizantes até a influência que a realidade sócioeconômica, na qual o psicólogo atua, tem sobre a sua prática profissional”, comenta o professor Alexandre Haad, coordenador do curso de Psicologia da Unit.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora doutora Maria Júlia Kovács, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Kovács falou sobre “formação profissional: contribuições e questões sobre a educação para a morte na prática dos profissionais da saúde”.

“A morte é um tema recorrente na existência humana e é muito importante se abrir um espaço de discussão sobre isso, principalmente para profissionais da Psicologia, que cuidam de pessoas enlutadas, pessoas com ideação suicida, então têm que ter um espaço para lidar com a questão pessoalmente e uma formação também para o assunto”, argumenta a professor da USP-SP.

Além de palestras e minicursos, a Semana de Psicologia da Unit também traz lançamento de livros. No primeiro dia, dois foram lançados: “Os significados da formação do psicólogo: das crenças culturais à reflexão da prática psicológica”, da docente da Unit Lívia de Melo, e “Medo de falar em public: estratégias psicológicas para o sucesso de sua comunicação”, de Alvaci Resende, outro professor da casa.

A acadêmica Rayane Nunes, do sétimo período de Psicologia, aprova a programação da Semana. “É um evento de grande importância para a formação do aluno, pois nos envolve em diversos temas atuais da profissão. Saímos do ambiente da sala de aula e temos contato com profissionais de fora. Expandirmos o conhecimento”, avalia.

Clique aqui e confira mais fotos do evento.

Compartilhe: