ESTUDE NA UNIT
MENU

A Enfermagem e o rumo da profissão

Discussão sobre ética profissional mobiliza acadêmicos no primeiro dia letivo da universidade

às 19h19
A ideia é promover uma reflexão sobre a formação profissional, a qualidade do ensino e a atuação do profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo.
Os alunos demonstram interesse pelo tema aordado
Os alunos demonstram interesse pelo tema aordado
Na composição da mesa, professores e convidados
Compartilhe:

Por Nivaldo Menezes

A vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Irene Ferreira esteve participando na noite dessa segunda-feira, 19, do encontro entre calouros e veteranos promovido pela coordenação do curso de Enfermagem do Campus Farolândia.

Na oportunidade a conferencista convidada destacou a importância de o estudante se preparar para o exercício da profissão de forma ética e responsável e sobretudo, comprometido com a vida humana. Sobre a interdisciplinaridade a professora Irene acentuou que os saberes se completam. “Eles são muito importantes e ao longo do tempo auxiliam na construção de uma saúde de qualidade”, diz a convidada se referindo às ações praticadas no cotidiano de cada profissional que lida com a perspectiva de oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida.

No requisito formação profissional ela é de opinião que se faz necessário uma maior investida na qualidade dos cursos oferecidos. “Hoje vemos uma explosão de vagas, muitas das vezes não acompanhada da qualidade necessária. A universidade deve sempre ficar atenta para observar qual o produto que oferece à sociedade.

“Por ser o curso de Enfermagem da Unit uma referência no Estado, ações como essa representam mais um motivo para que nós, docentes e alunos firmemos o compromisso com o Conselho, seja na esfera local ou federal”, lembra a professora Dayse Rosângela Santos Marques, à frente da atividade de recepção aos alunos.

“O convite foi formulado aos alunos da Enfermagem Clínica, os alunos do Estágio Curricular Supervisionado I que são do 9º período e também fizemos esse mesmo convite aos calouros para que eles comecem a entender um pouco sobre a identidade profissional e o que se passa nesses espaços”, explica a coordenadora do curso, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa. Ela lembra que temas como a assistência de Enfermagem e Judicialização, bem como a juridicização devem ser discutidas e devem estar pautadas no meio acadêmico. “Por isso, momentos como esse representam um bom motivo para aprofundarmos a reflexão”, conclui a docente.

O Curso de Enfermagem da Unit é um dos mais concorridos não apenas pela qualidade do ensino que oferece como por ser uma referência de absorção de mercado profissional por hospitais e clínicas do Estado. Se esta é a sua área, ganhe um ebook e aprofunde um pouco mais seus conhecimentos sobre o que oferta a profissão.

Compartilhe: