ESTUDE NA UNIT
MENU

Evento Práticas Corporais na Praia leva esporte e lazer para a Atalaia

O evento promoveu partidas de futevôlei, vôlei de praia e outras ações com os cursos de Biomedicina e Nutrição

às 22h23
Os alunos de Educação Física jogando vôlei
Os alunos de Nutrição e a professora Sandra Maia
As professoras de Biomedicina e os alunos Maria Lara e Everton Araújo
o aluno do 7º período de Educação Física, Eribaldo Henrique Cardoso
Compartilhe:

Futevôlei, vôlei de praia, queimado, corrida de revezamento e beach tênis foram algumas das atividades desenvolvidas pelo evento Práticas Corporais na Praia do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit). Realizado no último sábado, 21, na praia da Atalaia, o evento recebeu o apoio do curso de Biomedicina com os serviços de teste de antígeno para Covid-19, teste de Glicose e aferição de pressão; e do curso de Nutrição com avaliação nutricional, cálculo de IMC e apresentação do guia alimentar para a população brasileira. 

As atividades fazem parte da culminância da Semana de Educação Física que teve em sua programação minicursos, palestras e oficinas práticas. O coordenador operacional do curso de Educação Física, Antenor Neto, ressalta que as atividades se estendem para os alunos do EAD e para os alunos dos campi de Itabaiana e Estância. Já o campus de Propriá contou com programação na orla do município com futevôlei, treinamento funcional e corrida.

“Por causa da pandemia passamos muito tempo sem atividades coletivas, então esse encerramento é de fato uma integração entre os alunos, um momento de descontração e de lazer. Porém, sem deixar de lado o conteúdo específico da Educação Física para promoção de saúde e qualidade de vida que é o que a gente mais está necessitando”, afirma.

Os alunos foram os responsáveis pela organização e realização das atividades para as mais de 100 pessoas presentes. “Sabemos que os esportes na areia estão ganhando evidência, ainda mais agora com a pandemia controlada e com mais liberdade. Aqui conseguimos vivenciar o que é a organização de um evento, orientar as práticas dos esportes e assim unir o que aprendemos em sala de aula com na prática na comunidade”, ressalta o aluno do 7º período de Educação Física, Eribaldo Henrique Cardoso.

Testagem na praia

O curso de Biomedicina da Unit, que tem o projeto Saúde na Praia, se juntou ao evento para trazer mais possibilidades para quem passava pela Atalaia. “Sair dos muros da academia e levar atendimento para a praia possibilita ofertar serviço que essas pessoas possivelmente não teriam devido à vida corrida. Dessa forma, unimos a necessidade de quem não tem tempo com a necessidade dos alunos de terem a vivência do atendimento à comunidade”, observa a coordenadora do curso de Biomedicina, Patrícia Almeida.

Para a presidente da Atlética Biospartan e estudante do 5º período de biomedicina, Maria Lara, a atividade serviu para alertar a comunidade da importância da realização de exames preventivos. “Uma das atividades é a aferição da pressão e de glicemia que são exames importantes para comunidade, mas várias pessoas que passaram por aqui não sabiam que tinham pressão alta ou glicemia alta. Com essa constatação via exame, possibilitou a orientação para a procura de um atendimento especializado”, explica.

Guia alimentar para o brasileiro

“Nossa intenção com a Nutrição é trabalhar a questão do entendimento da alimentação de forma geral e saber que comida de verdade promove saúde. Não queremos nada ligado ao estereótipo, estamos trabalhando os mitos em relação à profissão da nutrição, a gente leva conhecimento para a população através de orientações simples, educativas e interativas. Depois de dois anos de pandemia, em um cenário de afastamento, eles estão fazendo essa aproximação com a comunidade de forma bem legal”, explica a professora de Nutrição, Sandra Maia.

A principal orientação dada pelos alunos leva em conta o Guia Alimentar para o Brasileiro que tem como objetivo valorizar o que cada região produz. “A Nutrição não é apenas aferir medidas do corpo, peso, altura, ela é muito mais que isso. A gente tem o intuito de mostrar como a nutrição é fundamental para a vida e tem tudo a ver com o contexto social em que a pessoa está inserida. Estamos mostrando que não precisa ser nada muito absurdo, que devemos consumir o que está disponível para nós de uma forma inteligente como orienta Guia Alimentar para o Brasileiro”, destaca.

 

Leia também:
Semana de Educação Física da Unit conta com palestras, oficinas e minicursos

Compartilhe: