ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto cidadão é tema de palestra

Estudantes acompanham sessão plenária e assistem a palestras no TCE

às 21h40
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu nessa quinta-feira, 6, mais uma edição do “TCE Cidadão”. Na ocasião, o projeto pôde contar com a participação do procurador do Ministério Público Especial de Contas, José Sérgio Monte Alegre, que proferiu palestra para os estudantes de Direito da Universidade Tiradentes.
A composição da mesa
A composição da mesa
A participação dos alunos
O interesse demonstrado pelos acadêmicos
Compartilhe:

Monte Alegre abordou temática referente à improbidade administrativa e às ações do Tribunal de Contas a esse respeito. Para o procurador, que já foi professor na instituição de ensino visitante, os tempos são difíceis para se aplicar a moral e a ética. Ele afirmou que o País passa por um momento de “grande volume de corrupção e impunidade”.

“Falo de um tema atualíssimo, pois hoje presenciamos um ambiente repugnante no País. Há quem diga que direito e moral são ciências separadas, mas a Constituição Federal de 1988 consagrou a moralidade como um vetor constitucional. Só posso acreditar no direito se ele estiver a serviço dos valores éticos”, argumentou.

Em seguida, o coordenador da 6ª Coordenadoria de Controle e Inspeção – CCI, Eleonaldo Soares Santos, ministrou a palestra “O Portal da Transparência como ferramenta de controle social”.

A turma que participou do projeto é composta por alunos da disciplina de Direito Administrativo I, ministrada pela professora e coordenadora da Escola de Contas do TCE, Patrícia Verônica.

“Acredito muito nesse projeto e na sua capacidade de mostrar mais sobre cidadania às cabeças pensantes do estado. É importante que esses estudantes percebam que a sociedade é um braço forte do TCE, que eles podem exercer cidadania por meio da Ouvidoria ou do Portal da Transparência, por exemplo”, explicou.

Homenagens

Patrícia Verônica aproveitou a ocasião para parabenizar o procurador e ex-professor pela proximidade do dia dos professores. “Eu sei que ensinar é algo que o procurador Sérgio Monte Alegre fazia com muito prazer, por isso faço esta homenagem singela. O professor é o grande responsável por plantar sementes e depois colher conhecimento das novas gerações”.

Em seguida, Patrícia também recebeu uma homenagem surpresa dos seus alunos. A estudante Agda Alves a presenteou com flores, representando todos os alunos da turma. “A professora Patrícia é uma verdadeira amiga para nós. Desejamos muito sucesso a ela e agradecemos por toda a dedicação”.direito1

Compartilhe: