ESTUDE NA UNIT
MENU

Sarau com sabor nordestino

Divididos em equipes, alunos de Gastronomia redescobrem a culinária que mais caracteriza cada um dos nove estados da região

às 20h09
A valorização da cultura nordestina através de cardápios que caracterizam cada Estado é motivo de atividade desenvolvida por alunos de Gastronomia
A professora Kátia, ao lado de Isabelle e alguns dos alunos
A professora Kátia, ao lado de Isabelle e alguns dos alunos
Os alunos se empenham no preparo dos pratos
A decoração conta ponto na avaliação
Compartilhe:

Isabelle Brito, professora da disciplina Culinária Regional, aplicada aos acadêmicos do 3º período do curso de Gastronomia da Unit, promoveu na noite dessa terça-feira, 4, o Sarau Nordestino. A iniciativa partiu do interesse da professora em estimular seus alunos ao interesse pela pesquisa da culinária que caracteriza cada um dos nove estados da região Nordeste.

“A avaliação é feita a partir da justificativa da pesquisa. É levada em consideração o que motivou o aluno a confeccionar o prato, sua relação com o estado, sua geografia, além dos aspectos culturais e históricos”, explica a professora. O sabor e a apresentação visual do prato são etapas subsequentes que contam na avaliação feita por profissionais da gastronomia convidados especialmente para a escolha do melhor trabalho. Por fim, cabe ao professor avaliar a técnica aplicada e a criatividade da equipe na apresentação do seu cardápio.

Alexsandro Alves de Carvalho Filho se apaixonou pelo curso de Gastronomia após a realização de um curso técnico na área. Hoje, prestes a concluir a graduação e já em pleno exercício profissional, ele reconhece que iniciativas como o Sarau Nordestino estimulam ainda mais sua paixão pela área escolhida. “A matéria nos leva à descoberta da nossa identidade cultural. Possuímos muita coisa boa, que na maioria das vezes passa despercebido”, lembra o acadêmico, que integrou a equipe responsável pela pesquisa sobre a culinária do Piauí.

“Esse semestre o curso trouxe uma roupagem nova. Estamos trabalhando de forma efetiva o currículo por competência, valorizando cada vez mais as atividades práticas”, diz a coordenadora do curso, professora Kátia Viana. A docente acrescenta que a ideia é aprofundar os estudos que caracterizam mais os eventos, dando como exemplo a realização do Sarau Nordestino.

Compartilhe: