ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit tem maior número de Mestrado e Doutorado nota 6 em Sergipe

Isso significa que dos quatro Programas de Pós-Graduação (PPGs) que atingiram nota 6, a Universidade Tiradentes disponibiliza três deles - sendo dois próprios e um em re

às 11h00
Compartilhe:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, em 02 de setembro, o resultado preliminar da avaliação quadrienal de todo o Sistema Nacional de Pós-Graduação Brasileiro. Dos mais de 7 mil cursos de Mestrado e Doutorado do país, 50% dos Programas de Pós-Graduação do Stricto sensu (PPGs) da Universidade Tiradentes (Unit) obtiveram nota 6, sendo assim  passam a ser considerados de excelência, ou seja, são cursos  comparáveis aos padrões internacionais. 

Os PPGs da Unit em Biotecnologia Industrial (PBI); em Engenharia de Processos (PEP); e Renorbio – o Programa em Rede que a Unit faz parte como Instituição Nucleadora – subiram para nota 6. Enquanto que os Programas de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e em Educação consolidaram sua trajetória de avaliação com nota 5. E o Programa mais recente, em Direitos Humanos (PPGD), manteve a  nota 4, evoluindo em diversos aspectos quali-quantitativos, permanecendo como único programa de Direito de Sergipe com Doutorado.

Em Sergipe, somente quatro Programas atingiram nota 6, sendo que a Unit faz parte de três deles, tendo o maior número no Estado. “É a primeira vez que conseguimos ter Programas de Pós-Graduação de excelência no estado. A CAPES possui uma escala de notas que pode chegar até o conceito 7, sendo 6 e 7 notas que representam programas de excelência.  Estamos muito felizes com essa conquista, fruto de um compromisso institucional com a qualidade educacional, que assegura para os alunos a excelente formação que eles estão recebendo”, celebra o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit, professor doutor Diego Menezes.

“Tivemos três programas que subiram de nota, indo para uma categoria que é altamente diferenciada dentro do Sistema de Pós-Graduação Nacional denominada pela CAPES  de Programas de Excelência. A avaliação é realizada a partir de uma análise nacional, isenta e conduzida por pares independentes escolhidos pela comunidade científica e homologados pela CAPES, explica doutor Diego Menezes. Para ele, o resultado intensifica as possibilidades da universidade sergipana de angariar mais bolsas e recursos para o desenvolvimentos de projetos junto às agências de fomento, ampliando cada vez mais o ecossistema institucional de pesquisa, bem como estabelecer relações internacionais com instituições e centros de pesquisa de excelência mundial, “A Unit investe na internacionalização promovendo intercâmbio, em todos os Programas, incentivando e possibilitando essa experiência internacional por saber que é um diferencial no processo formativo em um mundo cada vez mais versátil e interconectado”, complementa.

Os mestrandos e doutorandos, bem como os alunos da graduação que realizam Iniciação Científica, são os verdadeiros protagonistas dessa conquista. “Sem eles e os excelentes docentes não teríamos conseguido esse resultado exitoso. Essa conquista é uma grande conquista de toda a instituição, um resultado coletivo e contínuo desde a criação dos Mestrados e Doutorados”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit, professor doutor Diego Menezes.

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação Stricto sensu da Unit, doutor Álvaro Silva Lima, essa conquista é atribuída ao trabalho dos professores e gestores da Unit que apoia e valoriza a pesquisa e o ensino, bem como aos alunos que acreditaram na atuação dos professores como formadores de recursos humanos do mais alto nível. “A Unit é a IES [Instituição de Ensino Superior] com maior número de PPGs nota 6 do Estado de Sergipe”. 

Sobre o conceito 6 do PPG em Biotecnologia Industrial, o coordenador doutor Marcelo Mendonça, entende que é fruto do compromisso e zelo com a pesquisa. “O PBI foi chancelado com a excelência da CAPES. Hoje, com este conceito, demonstramos que uma Universidade no Nordeste tem um programa de pós-graduação de referência em sua área de atuação e produz pesquisa relevante, contribui com o conhecimento científico nacional e internacional e disponibiliza aos seus alunos uma formação compatível à diversas instituições nacionais”, coloca o professor doutor Marcelo Mendonça. 

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos, professor doutor Giancarlo Banda, acredita que o conceito 6 obtido pelo PPG mais antigo da Unit também é resultado da qualidade de formação dos alunos. “Considero que esta vitória é fruto do trabalho incansável, sério e comprometido dos docentes e discentes do Programa. Agora somos um Programa de excelência nacional e internacional, mais um objetivo alcançado. É um privilégio fazer parte deste time altamente comprometido, de qualidade e motivado em oferecer uma boa formação aos nossos alunos. Parabéns a todos!”, celebra o professor doutor Giancarlo Banda.

Avaliação CAPES

A cada quatro anos, a CAPES promove a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a chamada Avaliação Quadrienal. O Sistema Nacional de Pós-Graduação avalia, portanto, os programas de pós-graduação, ranqueando-os em conceitos 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 e 7 que se consideram programas de excelência nacional e internacional e podem ser considerados referências nas suas respectivas áreas de atuação. 

Essa avaliação se dá a partir de critérios elaborados por sugestão da própria comunidade acadêmica, por meio dos 147 coordenadores de área (titulares e adjuntos) e mais de 4.500 professores e pesquisadores que compõem as respectivas comissões. Esse procedimento é consolidado pelas coordenações das áreas técnicas, em seguida, apreciado e homologado pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES.

 

Leia mais: Mestrado ou doutorado: qual a diferença entre os cursos?

Compartilhe: