ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisadores de Iniciação Científica são premiados no Prêmio Fapitec/SE


às 18h49
Compartilhe:
prêmio fapitec

Pesquisador Júnior, Ranyere Lucena de Souza

prêmio fapitec

O jovem cientista, Rafael Santos Barboza

prêmio fapitec

Andréa Rosevell foi premiada na categoria Jovem Jornalista

A Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe realizou, na noite dessa quarta-feira, 8, a entrega do Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica. A cerimônia, realizada no Museu da Gente Sergipana, também marcou a abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia – SNCT – em Sergipe. Entre os 11 premiados, incluindo jornalistas, pesquisadores e estudantes, quatro são estudantes ou profissionais da Universidade Tiradentes.

A Universidade Tiradentes tem alguns nomes de alunos e egressos entre os premiados, sendo eles alunos pesquisadores de Iniciação Científica. Na modalidade Pesquisador Júnior, um dos vencedores foi Ranyere Lucena de Souza, egresso de Engenharia Ambiental e pesquisador no Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes – PROBIC/UNIT; na modalidade Jovem Cientista (IC e IT), quem se destacou foi Rafael Santos Barboza, aluno do 5º período de Psicologia e pesquisador no Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/FAPITEC. A acadêmica de jornalismo e pesquisadora no Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes – PROBIC/UNIT, Andréa Rosevell Souza dos Santos foi premiada na categoria Jovem Jornalista (estudante). Já o repórter da TV Sergipe, Anderson Barbosa, foi o vencedor na categoria Jornalismo Científico.

O Prêmio Fapitec/SE foi criado em 2009 com a finalidade de estimular a participação de bolsistas, pesquisadores, jornalistas, comunicadores e empresários em atividades científicas e tecnológicas inovadoras. Desde a primeira edição do prêmio já foram 44 premiados nas diversas categorias. Neste ano de 2014, serão mais 11 premiados por trabalhos desenvolvidos na área de Ciência, Inovação e Tecnologia.
A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), fará durante cerimônia uma homenagem ao jornalista João Ribeiro, que a partir de 2015 intitulará o Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica. Na oportunidade, também será lançada uma publicação fazendo um resgate histórico dos premiados de 2009 a 2013.

SCNT

Além da premiação, também acontecerá a abertura da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT – que tem como tema: “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento Social”. A SNCT é um evento anual que acontece durante o mês de outubro, sob a coordenação geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Em Sergipe, a Fapitec/SE coordena a SNCT, realizada de 10 a 19 de outubro.

As atividades da SNCT começam com a IV Feira de Ciências da Fapitec/SE no dia 10 de outubro no Centro de Convenções de Sergipe (CCS). A feira conta com a participação de pesquisadores, instituições e escolas da rede particular, pública e federal que farão uma exposição de trabalhos desenvolvidos junto aos professores. A Feira da Fapitec/SE estará aberta ao público das 8h às 16h, com o objetivo de incentivar a produção científica e estabelecer uma participação entre professores e alunos envolvidos nos projetos.

Também estão previstos durante a semana, eventos como o Portas Abertas (pelo qual as instituições, especialmente científicas, recebem a visita do público em geral), Mostra de vídeos, Cientistas nas Escolas, Exposições e Feiras Científicas, Visitas a Museus, Casas de Ciência e Estações Experimentais.

Parceiros

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 conta com a parceria das seguintes instituições: Universidade Federal de Sergipe – UFS –, Universidade Tiradentes – Unit –, Secretaria de Estado da Educação – Seed –, Embrapa Tabuleiros Costeiros (Embrapa), Instituto Federal de Sergipe – IFS –, Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec –, Sebrae, Museu da Gente Sergipana, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – Fanese –, Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS –, Colégio Bom Pastor e Palácio Museu Olímpio Campos.

Compartilhe: