ESTUDE NA UNIT
MENU

PPED da Unit promove aula inaugural

Programa inicia nova turma no semestre em que se comemora as primeiras defesas de doutorado da Unit na área da Educação

às 19h27
Com as presenças de docentes, doutorandos e mestrandos, acontece desde o início da tarde desta terça-feira, 28, na sala 4 do bloco F, Campus Farolândia, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit.
O conferencista, doutor doutor Antônio Carlos Ferreira Pinheiro e o doutor Cristiano Ferronato
O conferencista, doutor doutor Antônio Carlos Ferreira Pinheiro e o doutor Cristiano Ferronato
Os alunos participam da aula inaugural
Compartilhe:

Destinada às novas turmas de mestres e doutores a aula é proferida pelo professor doutor Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, da Universidade Federal da Paraíba que aborda como tema Perspectivas de Pesquisa em educação.

“A ideia é trazer para os alunos que já são do programa e estão mais entrosados com as questões educacionais no Brasil bem como para os calouros, uma indicação das perspectivas considerando, inclusive, os aspectos atuais de mudanças, de recuos e de movimentos que se revelam bastante complicados em relação ao setor educacional”, pondera o conferencista acrescentando que a ideia é pensar no futuro tendo como referência o momento atual. O doutor tomou como referência para sua aula magna a atuação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação –  Anped, instituição fomentadora no desenvolvimento de novas perspectivas e caminhos, apontando problemas e soluções para o campo educacional.

“Na primeira parte da conferência optei por discorrer sobre a conjuntura atual e a partir dessa explanação indicar possibilidades levando em consideração a histórica atuação da Anped no campo específico da educação”, complementa o palestrante convidado.

Na visão do coordenador do PPED, professor doutor Cristiano Ferronato, a aula magna representa o momento em que o programa acolhe os alunos que já fazem parte do programa e recebe os calouros. “Na parte da manhã tivemos uma palestra com a professora Raylane que pertence ao programa, seguida de uma atividade com o coordenador de Relações Internacionais que falou sobre o programa de mobilidade que a instituição tem investido para os programas de pós-graduação como o Instituto de Boston, entre outros”, disse o coordenador.

Na coordenação do programa a um ano e meio, o doutor Ferronato  faz uma avaliação bastante positiva do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa em especial com o PPED. “Ele vem se desenvolvendo a muito tempo de forma qualitativa e a aprovação do nosso doutorado em pesquisa em 2014 já representou uma grande vitória”, salienta o professor Ferronato lembrando que na sua gestão foram feitos alguns ajustes com o objetivo principal de aumentar a nota do programa.

A programação destinada a aula inaugural das novas turmas de mestrado e doutorado em Educação tem em seu encerramento esta tarde o lançamento de dois livros que são resultado de pesquisa de duas professoras do programa. O primeiro deles, intitulado Panorama da Instrução Primária no Brasil, organizado pelas professoras Simone Amorim e Ester Fraga e o segundo título da professora Vera Maira Santos cujo título O Livro Didático de Geografia em Sergipe do século XIX ao século XX é resultado da sua tese de doutoramento.

Compartilhe: