Aumento da longevidade impulsiona recolocação profissional de quem passou dos 55 anos

Aumento da longevidade impulsiona recolocação profissional de quem passou dos 55 anos

15 de maio de 2018 Off Por Denise Gomes

Quem está no mercado de trabalho ou busca recolocação profissional deve ter em mente que nunca é tarde para se qualificar. Esse é o ponto chave segundo especialistas em carreira para se manter ativo e competitivo no ciclo de oportunidades de trabalho. Com o aumento da longevidade, estar atualizado e se capacitando é uma necessidade. Afinal, as oportunidades estão aí e com o aumento da longevidade, elas surgem com maior frequência para quem já passou dos 55 anos.

“Não dá para negar que profissionais com mais de 55 anos, em geral, têm um pouco mais de dificuldade para se movimentar ou se recolocar na carreira. Mas, a boa notícia é que com o aumento da longevidade das pessoas, as atenções do mercado têm se voltado para esse grupo de ‘profissionais maduros’, com diferentes movimentos de discussões sobre o tema e ações de empresas empenhadas na inclusão desse público. Não há abundância de vagas, mas é possível manter o otimismo”, destaca Janaína Machado, coordenadora do Unit Carreiras.

Por isso, engana-se quem pensa que está velho para entrar na universidade, seja para a primeira graduação, ou mesmo, para fazer uma pós, um mestrado, um doutorado, e até cursar algo completamente diferente da área que se costuma atuar. “Neste sentido a Universidade Tiradentes possui os melhores cursos para quem precisa estar atualizado e assim buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Essa atualização é fundamental e conta muitos pontos em um processo seletivo de seniores, por exemplo. Para o recrutador, ver que esse profissional maduro, com vasta experiência em sua área de atuação e ainda que ainda assim busca conhecimento para se aprimorar ainda mais, é sem dúvidas um grande diferencial”, ressaltou a coordenadora.

No processo de inserção ou recolocação no mercado de trabalho, é importante contar com o direcionamento de profissionais especializados em carreiras.

 

Confira algumas dicas valiosas para melhorar seu desempenho:

Acredite no seu potencial! – Não seja o primeiro a ter preconceito contra a sua idade. Faça uma revisão da sua carreira e tenha no currículo e no discurso suas qualidades e realizações profissionais.

Avise as pessoas mais próximas sobre a sua busca por recolocação – Sem dúvida, ter um bom currículo é importante. Porém, antes de sair disparando, tente mapear os canais de envio por meio de seu networking.

Mostre abertura para negociação – O mercado está em constante mudança e, cada vez mais, têm valorizado profissionais flexíveis. Dessa forma, esteja aberto a avaliar diferentes cargos, salários e modelos de trabalho.

Desapegue do tradicional! – Se você está na lista de profissionais que ficaram mais de 15 anos em uma mesma organização, a tendência é que esteja apegado a hábitos e processos que hoje podem ser considerados ultrapassados. Para entender esse cenário, faça uma avaliação pessoal sincera. Abra-se para o novo.