Liderança, desafios e perspectivas: saiba os primeiros passos para ser um líder de sucesso

Liderança, desafios e perspectivas: saiba os primeiros passos para ser um líder de sucesso

17 de maio de 2018 Off Por Denise Gomes

Há muito tempo aquela figura do chefe autoritário e impositivo caiu, felizmente, em desuso no mercado de trabalho. Essa forma de gestão ficou definitivamente no passado das empresas e instituições que pensam em crescer, e fazer com que suas equipes também sejam vencedoras. É uma tendência vertiginosa de mercado, que fez com que a liderança e o papel do líder conquistasse um lugar de destaque, e promovesse profundas transformações no mundo corporativo.

Mercado de trabalho, carreira, empregabilidade estão diretamente ligados a questões que envolvem liderança, desafios e perspectivas. Para Aline Barreto, coach e especialista em gestão de pessoas, este processo é um caminho a ser percorrido pelos profissionais em qualquer área de atuação. “A liderança hoje é uma competência essencial para qualquer profissional que quer se desenvolver no mercado de trabalho. Tudo começa com a autoliderança, que é a sua capacidade de se autoconhecer, de saber e entender quais são suas autocompetências, forças e fragilidades. Essa análise é fundamental para entender o que deu certo, onde houve falhas e como esse profissional superou isso, pois a carreira é repleta de oscilações e é preciso conhecer suas potencialidades neste processo de construção da liderança”, destacou.

Ainda segundo a especialista, o processo de liderança está diretamente ligado à capacidade de articulação, ou seja, saber trabalhar a equipe de forma que cada indivíduo colabore com suas habilidades e vivências da melhor forma possível. “Primeiro precisamos entender o que é liderar, para então seguir em frente. Liderar é essa capacidade de você articular um movimento no outro, seja ele indivíduo ou equipe. Existem várias formas para isso, por exemplo, o chefe fazia isso de maneira autoritária e impositiva, e hoje a gente sabe que isso não é uma forma eficaz de conduzir esse processo. O primeiro passo é conhecer a história de cada um da equipe, parece algo simples, mas é muito importante, pois quando conheço a sua história e habilidades sei exatamente como aquela pessoa pode colaborar e de que forma”, ressaltou.

Os desafios sempre irão existir independentemente de o profissional estar no início da carreira ou já ser experiente. Para alcançar os objetivos e se desenvolver profissionalmente a coach reforça que é importantíssimo investir em qualificação, ou seja, se especializar, realizar uma pós-graduação, um mestrado, doutorado, entre outras capacitações.  “É sempre necessário investir em conhecimento, pois o processo de desenvolvimento de liderança e da carreira em si, é algo que a literatura já comprova inclusive, que a gente só cresce quando desenvolve um novo saber. Neste ciclo é importante também aceitar novos desafios, pois quem se recusa, seja por medo ou outro motivo, não cresce pessoal e profissionalmente. Cada vez que aceitamos, precisamos desenvolver novos olhares, competências e saberes”, enfatizou.

Investir em conhecimento

Neste sentido Universidade Tiradentes tem os melhores cursos para que você alcance os seus objetivos, turbine sua carreira e se destaque no mercado de trabalho. Além disso, os alunos têm todo suporte do Unit Carreiras que prepara o estudante para participar de processos seletivos de estágio e emprego. Para saber mais sobre essa iniciativa acesse: www.portal.unit.br/carreiras.

Se você ainda não tem graduação, não perca tempo, acesse: www.vestibular.unit.br/se e inscreva-se!