Missão e Concepção Institucional

MISSÃO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES
Formar pessoas empreendedoras que sejam reflexivas, críticas e comprometidas com a transformação social e com o desenvolvimento regional.
– Compreende-se por empreendedorismo o exercício de intervenção técnica e competente na ação de transformar a realidade com autonomia e com vistas a promover a superação de dificuldades e o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país e região. Complementarmente, indica a competência de criar condições favoráveis para a produção de bens e serviços, gerando emprego, renda e desenvolvimento por meio de implementação de ações empresariais;

– Compreende-se por pessoas reflexivas aquelas dotadas de apurada capacidade de observação e compreensão da sociedade em que está inserida, considerando a interação dos componentes culturais, históricos, físicos/naturais, econômicos, políticos e ambientais como determinantes da realidade, compreensão esta que possibilita o desenvolvimento de conceitos e práticas capazes de promover transformações necessárias;

– Compreende-se por pessoas críticas e criativas aquelas dotadas de apurada capacidade de análise e compreensão das contradições da realidade e com apurado senso de responsabilidade na propositura de ações que transformem esta mesma realidade, de forma autêntica e inovadora, por meio de tecnologias, conhecimentos, habilidades e competências adquiridas;

– Compreende-se por transformação social as conseqüências da aplicação técnica de conhecimentos e competências capazes de promover o bem estar e o desenvolvimento coletivo das pessoas nas esferas educacional, econômica, cultural, política, ambiental, empresarial e de promoção da cidadania;

– Compreende-se por desenvolvimento regional a melhoria dos índices de desempenho econômico e social da região de abrangência e de intervenção da Universidade, com reflexos claros na melhoria das condições de vida e de preservação da dignidade humana.

CONCEPÇÃO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES:
A Universidade Tiradentes se caracteriza como Instituição de ensino superior – em todos os níveis e todas as áreas, comprometida com a difusão e aplicação do conhecimento e do saber, promovendo a absorção de habilidades e competências por meio da formação superior inicial e continuada, integral e de excelência, voltada para o desenvolvimento regional, para a ampliação da cidadania, para a preservação da dignidade humana, a ampliação da cultura, o desenvolvimento econômico e social e preservação do meio ambiental natural e urbano.

– Por difusão e aplicação do conhecimento e do saber e absorção de habilidades e competências compreende-se o exercício pleno do conceito da Universidade que promove a educação em seu sentido amplo, por meio das ações de ensino (conhecimentos, habilidades e competências), da pesquisa (geração de conhecimento comprometido com a missão institucional) e da extensão (aplicação da ciência e tecnologia em favor da coletividade e desenvolvimento regional);

– Por formação inicial compreende-se que o ensino da graduação estabelece as bases para o exercício profissional e deve propiciar um conjunto de conhecimentos, habilidades, competências suficientes para o ingresso de seus discentes no mercado de trabalho e para a construção de respostas qualificadas às demandas com que se depara na atividade profissional;

– Por formação continuada compreende-se que a qualificação profissional e pessoal constitui-se em processo permanente de busca de conhecimentos e técnicas que devem ser oportunizadas também pela Universidade, por meio de ações voltadas para a oferta de cursos e programas de pós-graduação e de aperfeiçoamento/extensão, além de outros eventos;

– Por formação integral defende-se que o processo educacional se estrutura na articulação entre as dimensões teórica/científica/vivencial, pautadas no domínio da utilização do conhecimento e na qualificação tecnológica aliados à sólida formação humanista e cultural que qualifique a análise da realidade. Complementarmente, a formação integral abrange a aquisição e compreensão de princípios éticos e de responsabilidade social inerentes à atuação compromissada com o aprimoramento social;

– Por formação de excelência compreende-se a convergência de esforços para o oferecimento de condições adequadas ao pleno processo educacional, bem como a construção criativa e criteriosa de novas formas de pesquisa/investigação e de intervenção na realidade.

– Por fim, a concepção da Universidade Tiradentes reafirma que a formação oferecida deve promover a prática da reflexão, em consonância com a realidade social, de sorte a possibilitar a consecução da missão institucional, voltada para respostas que viabilizem, de forma criativa, inovadora e assertiva, a superação dos mecanismos que provocam o atraso social, tecnológico e econômico do país e da região.