Se você não que compareceu ao local de aplicação de prova do Enade 2019, poderá solicitar dispensa, exclusivamente, pelo Sistema Enade até às 23h59min do dia 05 de fevereiro de 2020, horário de Brasília, DF. O estudante que tiver seu pedido de dispensa deferido terá sua situação regularizada, desde que tenha preenchido o Questionário do Estudante no período determinado para essa ação.

Para os estudantes eliminados do local de prova, de acordo com o disposto no item 17 do Edital Inep nº 43/2019, não será possível solicitar dispensa de prova.

Os critérios para deferimento de dispensa de prova, conforme previsto no Anexo III do Edital nº 43/2019, são: acidentes, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, acompanhamento de cônjuge transferido(a) de município por seu empregador, saúde, maternidade, paternidade, atividade acadêmica, concurso público ou processo seletivo de trabalho, intercâmbio, privação de liberdade e trabalho.

O estudante em situação irregular deverá registrar sua solicitação de dispensa no Sistema Enade em . Faça seu login com seu CPF e insira a senha criada no período em que você se cadastrou. Clique no menu Solicitar dispensa e preencha as informações requeridas. Essa solicitação deverá obedecer as especificações dos Anexos II e III do Edital Inep nº 43/2019.

Após a leitura da mensagem de “Atenção”, o estudante deverá clicar em “De acordo” e, em seguida, em “Confirmar”. Realizada a confirmação, o estudante deverá preencher as informações requeridas.

No menu Solicitar dispensa, nos dados da solicitação, será disponibilizado combo com rol de motivos para a Solicitação de dispensa de prova pelo estudante, de acordo com os Anexos II e III do Edital Inep nº 43/2019.

O estudante, ao realizar sua solicitação de dispensa no Sistema Enade, deverá atentar-se também para o campo “Justificativa”, além da necessidade de inclusão da devida documentação comprobatória, de acordo com o Edital Inep nº 43/2019. O Sistema Enade solicitará a confirmação de dispensa de prova.

RELEMBRANDO!
– A documentação comprobatória deverá ser digitalizada, exclusivamente em formato PDF, com tamanho máximo de 2MB, e inserida no Sistema Enade junto ao registro de solicitação de dispensa;
– Somente o estudante ausente no dia da realização do exame poderá solicitar dispensa.
– A solicitação de dispensa refere-se à ausência de participação na prova, não abrangendo ausência de preenchimento do questionário do estudante;
– Será permitido o registro de somente uma solicitação de dispensa de prova por código de inscrição;
– Os estudantes são responsáveis pela veracidade das informações apresentadas;
– Os estudantes eliminados do local de aplicação não poderão solicitar dispensa de prova;
– O deferimento da solicitação não implica diretamente em regularidade junto à edição de 2019 do Enade, pois será necessária a verificação de preenchimento do questionário do estudante para alteração da situação de “irregular” para “regular”.

Caso o coordenador do curso indefira o pedido, o estudante pode interpor recurso junto ao Inep, também via Sistema Enade.

Em caso de dúvida procure a coordenação do seu curso.