V E S T I B U L A R UNIT

Planejar o desenvolvimento de Sistemas e gerenciar Tecnologias da Informação (TI) nas organizações serão atividades diárias e desafios constantes. O profissional desta curta graduação é responsável por administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas nas empresas.

O curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado pela Universidade Tiradentes é reconhecido pelo MEC com nota máxima (5), no que se refere à Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

Além disso, o curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIT/EAD trabalha com certificações parciais que serão concedidas ao aluno que complete o módulo referente a cada certificação, correspondente a um conjunto de disciplinas e consequente a aquisição e aprendizagem de conceitos, técnicas e habilidades.

Este mecanismo, proposto inclusive pela Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, tem por objetivo estimular o aluno durante o curso, pois ele cumpre etapas e recebe títulos por cada etapa cumprida, e permite, ainda, o ingresso do aluno no mercado de trabalho em tempo mais curto, a partir de uma habilitação, formal e reconhecida pela instituição, que dá ao adquirente da habilitação, a autoridade formal em relação ao conhecimento obtido.

 

 

Perfil

O perfil do egresso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, formado pela Universidade Tiradentes, foi elaborado a partir da concepção e objetivos do curso, tendo em vista as peculiaridades regionais do mercado de trabalho e a necessidade do profissional ter que se adaptar às constantes mudanças na sua área de formação. O profissional será capaz de desempenhar as seguintes atividades, competências e habilidades:

  • Levantar necessidades de informatização em qualquer ramo de negócio, contemplando as especificidades dos vários setores envolvidos.
  • Projetar ou selecionar a solução computacional adequada ao problema, aplicando uma metodologia e princípios de projeto de software.
  • Garantir a qualidade do software e a segurança da informação, através de atividades como testes e auditorias.
  • Implantar e manter sistemas computacionais de informação, adaptando os às novas realidades ou tecnologias quando necessário.
  • Avaliar e selecionar metodologias, ferramentas e tecnologias adequadas ao contexto organizacional para apoio no processo de tomada de decisão.
  • Treinar os profissionais da organização, em seus mais diversos níveis, envolvidos no processo, na utilização dos sistemas de software desenvolvidos.
  • Planejar e acompanhar projetos de desenvolvimento de software, estabelecendo escopo, prazo, orçamento e cronograma.
  • Gerir sistemas de informação atuando como gerente/consultor/auditor bem como outras funções de negócio dependentes da aplicação da tecnologia de informação e comunicação.
  • Ser inovador e empreendedor, alavancando oportunidades de negócio na área.

Objetivos

  •  Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade de atender as crescentes necessidades de trabalho na área de computação, com capacidade de pesquisar, projetar, implantar, operar, gerenciar e manter novas soluções tecnológicas para o mercado, atuando na sociedade com qualidade, produtividade, ética profissional e compromisso social, sendo capaz de aprender e incorporar novos processos tecnológicos, tornando-os instrumentos que beneficiem a vida da sociedade.

  • Objetivos Específicos:
    • Formar profissionais que sejam capazes de aplicar a computação em outros domínios do conhecimento.
    • Formar profissionais que sejam capazes de identificar oportunidades para o uso da tecnologia da informação como instrumento de apoio às organizações.
    • Capacitar o aluno para avaliar, especificar e instalar recursos de tecnologia da informação.
    • Capacitar o aluno para planejar e gerenciar o uso dos recursos de tecnologia da informação.
    • Capacitar o aluno para gerenciar serviços de tecnologia da informação.
    • Capacitar o aluno para projetar, desenvolver e implantar sistemas de informação para a solução de problemas organizacionais.
    • Formar profissionais com sólidas orientações para o gerenciamento de seu próprio empreendimento.
    • Formar profissionais com capacidade de aprenderem novas tecnologias e serem independentes em relação a estas.
    • Formar profissionais aptos para uma prática profissional crítica, consciente e norteadora para valores éticos e morais.
    • Atuar de modo eficiente e eficaz nos mercados de trabalho local, regional e nacional com competência para apreender novas tecnologias em relação a estas.

Campos de Atuação

  • A formação do profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, dado seu domínio de conhecimentos na área de computação e informática e atualização tecnológica, permitem que o mesmo possa exercer funções diversas, a saber:
    • Análise e Projeto de Sistemas.
    • Administração de Bancos de Dados.
    • Programação de sistemas baseados em computador.
    • Suporte a Redes de Computadores para sistemas.
    • Gerenciamento de recursos tecnológicos.
    • Gerenciamento de serviços de tecnologia.
    • Análise e desenvolvimento de sistemas aplicativos comerciais.
    • Gerenciamento da tecnologia da informação.
    • Gerência em informática, desenvolvendo atividades de planejamento.
    • Pesquisa de novos modelos computacionais.

grafico

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho da área de Tecnologia da Informação está em crescimento e com muitas oportunidades para os profissionais com as qualificações adequadas. Independente do ramo de negócio da organização e da tecnologia adotada, as ofertas têm crescido de forma significativa.

Os principais empregadores são as empresas de software e de tecnologia da informação (área de TI), as grandes corporações (bancos, indústrias, empresas de telefonia e governo), as pequenas e médias empresas dos mais diversos seguimentos de atividades. Além disso, existe ainda a possibilidade do tecnólogo desenvolver o seu próprio negócio, já que as oportunidades na área são muito amplas. Como a informática está presente em todos os setores da economia, novas chances surgem a todo o momento para o tecnólogo em desenvolvimento de sistemas.

As empresas em geral estão incorporando equipamentos e programas de informática e desenvolvendo sistemas. Na busca por diferenciarem-se da concorrência, as empresas tornam promissor o mercado de trabalho para o profissional que é capaz de auxiliá-los no gerenciamento de suas informações, no controle de produção e de estoques, de recursos humanos e demais informações estratégicas para as organizações.

Esta situação faz com que o tecnólogo tenha alta empregabilidade no mercado de trabalho e com faixas salariais acima das demais profissões atualmente existentes.

Coordenação

Jenifer Vieira Toledo Lattes

Doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós-graduanda em Gerência de Projetos em Engenharia de Software pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), Graduada em Ciência da Computação pela Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Tem experiência de 4 anos em Coordenação de Cursos: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Informática Licenciatura, Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Tiradentes; 06 anos como docente da Universidade Tiradentes; 6 anos nas áreas de assessoria em manutenção de software, 2 anos como Analista de Sistemas e Processos de Negócios, entre outras atividades diversas da área de informática. É também articulista da revista Engenharia de Software Magazine e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologia da Informação e Comunicação – GPITIC.

Corpo Docente

Docente
Titulação Regime de Trabalho Lattes
Daniel Neves Pinto Mestre Integral link
Fabio Gomes Rocha Mestre Integral link
Fernanda Gomes Silva Especialista Integral link
Igor de Oliveira Vasconcelos Mestre Parcial link
Jenifer Vieira Toledo Mestre Integral link
Júlio Cesar Santos Lima Especialista Integral link
Maria Balbina de Carvalho Mestre Integral link
Otavio Cordeiro Siqueira de Oliveira Mestre Parcial link
Pablo Marques Menezes Especiailsta Horista link
Rafael Oliveira Vasconcelos Doutor Parcial link
Ucineide Rodrigues Rocha Moreira Mestre Integral link

Avaliação