V E S T I B U L A R UNIT

Proporcionar qualidade de vida através do movimento e suas mais diversas manifestações, por meio de uma ação planejada e estruturada, é exercício para o profissional de educação física.

Assim, estudar no curso de bacharelado em Educação Física da UNIT é a oportunidade de se tornar um profissional com os valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e experiências necessárias para organizar e coordenar atividades que satisfaçam a busca por uma vida com longevidade saudável.

Perfil

O perfil desejado dos egressos do curso de Bacharelado em Educação Física formado pela Universidade Tiradentes na modalidade a distância é de um profissional apto para atuar em diversos espaços de educação, lazer, desporto e saúde, desenvolvendo uma prática profissional baseada na conduta ética e científica com a finalidade de promoção, manutenção e recuperação de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável e em harmonia com as diversas manifestações e expressões culturais.

 

Nessa perspectiva, os egressos do Curso de Graduação em Educação Física à Distância serão formados para atuar utilizando-se de métodos e técnicas específicas em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas de promoção da saúde e desempenho humano. Orientados por esta prerrogativa conceitual, foram planejadas competências que serão desenvolvidas e/ou adquiridas ao longo dos períodos curriculares.

Objetivos

Objetivo Geral: Formar o Bacharel em Educação Física para atuar em espaços socioeducativos com competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento de atividades físicas, recreativas e esportivas com foco na saúde, na formação cultural, na educação e reeducação motora, no rendimento físico esportivo, no lazer e na gestão de empreendimentos, atendendo às necessidades da sociedade contemporânea.

 

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para a conscientização do educando quanto ao seu papel político-social na sociedade, enquanto formador de opiniões e agente direto das transformações e dos novos valores impostos por um mundo cada vez mais culturalmente globalizado;
  • Fomentar a reflexão e o senso crítico nos discentes orientados por valores éticos e estéticos em relação às práticas da Educação Física, com a finalidade de contribuir com a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde física e psicológica;
  • Possibilitar a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais acerca da gestão, da administração, dos exercícios físicos, das práticas esportivas e das lutas/artes marciais, tendo em vista diferentes espaços de atuação do Bacharel em Educação Física.
  • Propiciar a realização de trabalhos em equipes e com equipes em posição de liderança para o desenvolvimento de relações equilibradas e construtivas, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, estando apto para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
  • Promover uma formação que habilite o educando para o uso das diversas formas de linguagens, técnicas e tecnologias da Educação Física, considerando os valores sociais, a integridade moral, as diversidades culturais e os direitos humanos, para atuar com ética e comprometimento no desenvolvimento humano e na transformação social;
  • Promover a formação de um profissional com visão empreendedora, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e geração de negócios, pautado na criatividade e capacidade de transformação;
  • Proporcionar um processo educativo que reconheça a incerteza e a transitoriedade do conhecimento, habilitando o graduado a prosseguir sua aprendizagem, seja em cursos de pós-graduação ou de capacitação.

Campos de Atuação

O campo de atuação do Bacharel em Educação Física é amplo, abrangendo diversos setores da sociedade, como o de saúde, esporte, lazer e recreação, seja em instituições públicas, privadas ou organizações não governamentais – ONG.   Esse profissional é responsável por desenvolver:

  • Pesquisas, diagnósticos, planejamentos, avaliações e intervenções da realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo e do lazer
  • Gerenciamento e liderança de equipes multiprofissionais em empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas;
  • Assessorias, coordenações e operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho;
  • Planejamento, prescrição, orientação, supervisão, controle e avaliação de projetos, programas e atividades referentes à promoção, reabilitação e manutenção da saúde, do bem-estar corporal e da qualidade de vida;
  • Desenvolvimento de atividades em outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Alguns campos de atuação são: Clubes Esportivos e/ou de recreação, Academias de Ginásticas, Condomínios, Clínicas, Hospitais, Centros de reabilitação, Espaços Culturais, Empresas que ofertam Ginástica Laboral, Escolas de Dança, Hotéis, Spas, entre outros.

Os profissionais da Educação Física também podem optar trabalhar como autônomo, exercendo a função de personal training, prestando consultoria ou abrindo o seu próprio empreendimento.

Mercado de Trabalho

A todo instante as pessoas são lembradas pela mídia sobre os prejuízos do sedentarismo. A valorização da qualidade de vida e do bem-estar, além do culto ao corpo, tem aquecido mercado de trabalho nas academias de ginástica. Além disso o grande número de eventos esportivos sediados no Brasil contribui para a cultura da prática desportiva e para a promoção da saúde, abrindo espaços para o profissional de Educação Física. Múltiplas oportunidades profissionais surgem a cada dia nas academias, clubes, prefeituras, hotéis, resorts e empresas que desenvolvem programas de saúde preventiva. Recentemente novas vagas de trabalho, muito bem remuneradas, vem surgindo em Núcleos de Saúde da Família, Clínicas, hospitais e spas para a promoção, prevenção e recuperação da saúde..

Durante a graduação já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados em empresas conveniadas, com apoio da central de estágio, além de programas de extensão, pesquisa e programas de monitoria, com bolsas ofertadas pela própria instituição. Tanto o setor público quanto privado ofertam espaços de trabalho para os profissionais de educação física, com salários iniciais superiores aos R$ 1.500. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Coordenação

Estélio Henrique Martin Dantas

Estélio Henrique Martin Dantas Lattes

<!--Coordenador Adjunto do curso de Educação Física, possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exercito (1979), Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1972), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Livre Docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (1994), realizou pós-doutoramento em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho (1998), em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia (2001) e um estágio de investigação na Universidad de Valencia (Espanha - 2010). É Secretário Geral da Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua no presente como professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Professor Titular da Universidade Tiradentes - UNIT. É professor convidado da Universidad Católica de Murcia (Espanha), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e da Universitá Degli Sudi di Roma - Sapienza (Itália). Atua como Supervisor e Fisiologista do Projeto Golfe Olímpico - 2016. Ao longo de sua carreira acadêmica publicou 22 livros (diversos no exterior), 48 capítulos de livros, 440 artigos na íntegra em periódicos científicos, 717 trabalhos em anais de congressos e proferiu 683 conferências ou cursos. Formou 38 doutores e 127 mestres. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esporte, Atividade Física, Performance e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, flexibilidade, força, emagrecimento, envelhecimento, saúde e qualidade de vida.--> 

Corpo Docente

Em atualização

Avaliação

O sistema Avaliativo do curso de Graduação Administração Semipresencial da UNIT EAD utiliza-se de diferentes instrumentos para contemplar as especificidades das disciplinas que compõem o curso. Vejamos abaixo os instrumentos que compõem o sistema avaliativo e como é aferido o rendimento acadêmico dos estudantes do curso:

Instrumentos Peso na média Descrição Nota da avaliação
Prova Presencial (PP) Prova Objetiva 7 Composta de 5 questões valendo 1,2 pontos cada 0,0 a 6,0
Prova Subjetiva 7 Composta de 2 questões valendo 2,0 pontos cada 0,0 a 4,0
Medida de Eficiência Avaliação de Autoaprendizagem (AA) 1 Composta por 02 (duas) ou 04 (quatro) atividades, a depender da quantidade de créditos da disciplina. Essa atividade é disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a nota é composta pela média aritmética das notas obtidas. 0,0 a 10,0
Produção da Aprendizagem Significativa (PAS) 2 Atividade orientada realizada em etapas 0,0 a 10

FÓRMULA DE AFERIÇÃO DA MÉDIA DA DISCIPLINA

MF = (PP x 7) + (AA x 1,0) + (PAS x 2,0)
  10

Em síntese, com relação à aferição do rendimento acadêmico, o aluno Unit EAD estará:

Aprovado Quando
obtiver Nota Final da Disciplina igual ou superior a 6 (seis)
Reprovado Quando não obtiver o mínimo de 50% de frequência
Quando obtiver Nota Final da Disciplina menor que 6 (seis)
PF O aluno que após a prova regular obtiver média entre 4,0 e 5,9 e não estiver reprovado por faltas, terá o direito de fazer uma prova final.

Legenda

MF Média Final

PP Prova Presencial

PAS Produção da Aprendizagem Significativa

AA Avaliação de Auto Aprendizagem

PF Prova Final