V E S T I B U L A R UNIT

Há quem diga que convencer para vender é uma arte. Que tal aprender a planejar, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing para lapidar ainda mais os seus talentos? Se essa é a sua praia, o cursos de Gestão de Comercial EAD foi feito para você.

Agregar valor a marcas e empresas, e trazer resultados positivos na venda de produtos e serviços, esse é um dos papéis do Gestor de Comercial.

E para formar um Profissional com capacidade crítica e analítica, sintonizado com a dinâmica da sociedade nas suas demandas locais, regionais e nacionais, a Unit conta com um corpo docente formado por Mestres e Doutores, matriz curricular atualizada e alinhada com o mercado de trabalho, excelente estrutura e toda tradição de mais de meio século na educação.

Perfil

O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial objetiva formar profissionais generalistas, críticos, reflexivos e éticos, capazes de criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar processos orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores e/ou clientes, observando e antecipando tendências, implementando novas ideias, desenvolvendo produtos e serviços. O Curso pretende, assim, formar profissionais cônscios de sua atuação como: Profissionais gestores comerciais, com competências para: Desenvolver habilidades técnicas de negociação e vendas de produtos e serviços; Desenvolver habilidades para elaboração de projetos, com ênfase em negociação e vendas; Relacionamento com o consumidor e/ou cliente; Desenvolvimento de produtos e serviços, gerenciar orçamentos, logística de vendas e apresentar resultados; Atuar com responsabilidade socioambiental, em um ambiente global e competitivo; Compreender a correlação de valores pessoais (ética e respeito aos direitos do consumidor) e do exercício da cidadania com as vendas.

Competências Por Período

1º PeríodoAssistente de Vendas I

Trabalhar em equipes multidisciplinares; Atuar de forma crítica e reflexiva diante dos diferentes cenários; Entender as diferenças pessoais e culturais e saber interagir com elas; Compreender e agir com ética e responsabilidade profissional e social; Estar apto a desenvolver atividades de pesquisa e aplicação tecnológica; Compreender a história da Administração; Compreender a importância da Administração para as Vendas;

2º PeríodoAssistente de Vendas II

Assimilar noções básicas de Economia e Marketing; Compreender a importância do Planejamento em Marketing; Desenvolver habilidades técnicas de negociação e vendas de produtos e serviços; Desenvolver habilidades para elaboração de projetos, com ênfase em negociação e vendas.

3º PeríodoAssessor de Vendas

Preparar e executar Planos de Marketing, integrando estratégias e táticas com o gerenciamento da comunicação em Marketing (propaganda, promoção de vendas e relações públicas, entre outras), visando alavancar as vendas da Organização; Compreender a correlação de valores pessoais (ética e respeito aos direitos do consumidor) e do exercício da cidadania em vendas. Gerenciar o resultado das vendas (custo e receita); Gerenciar toda a logística do processo de vendas (aquisição, estocagem, armazenagem, distribuição, entrega e pós-entrega); Avaliar os resultados do processo de vendas.

4º PeríodoGerente de Vendas

Desenvolver habilidades para elaboração de planejamento orçamentário e financeiro; Desenvolver o senso crítico inovador e criativo para negócios e vendas; Desenvolver o espírito empreendedor e intraempreendedor na organização, com visão sistêmica, liderança, orientação para resultados, sustentabilidade e inovação; Desenvolver habilidades para elaboração de planejamento de vendas.

Projeto Integrador

Projeto Integrador I

Desenvolver habilidades para elaborar projeto de pesquisa.

Projeto Integrador II

Desenvolver o projeto de pesquisa.

Projeto Integrador III

Implementar o projeto de pesquisa.

Objetivos

Propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Objetivos Específicos

  • Possibilitar ao estudante um maior aprofundamento em temas de administração, marketing de negócios e gestão de vendas;
  • Compreender o mercado e as suas diferentes culturas empresariais, além de detectar forças competitivas das empresas em um cenário de constante mudança;
  • Preparar o aluno para atuar como empreendedor e/ou intraempreendedor em micro, pequenas e médias empresas para alavancar o negócio;
  • Apresentar aos alunos uma visão sistêmica organizacional do ambiente de marketing e vendas, para atuação nos diversos segmentos de mercado, em especial na área de vendas;
  • Preparar o aluno para ter visão de negócios, de forma que venha a desenvolver planos de marketing diferenciados e competitivos, por meio de gestão de vendas eficiente do produto no mercado.

Campos de Atuação

O tecnólogo em Gestão Comercial está apto a atuar em organizações privadas e públicas de qualquer ramo de atividade econômica, aplicando técnicas de negociação e vendas de produtos e serviços, integradas aos princípios fundamentais do Marketing.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Gestão Comercial, formado pela Universidade Tiradentes, deve estar apto a atuar nos setores de vendas e de marketing das Organizações (comércio varejista, nos segmentos de alimentos; automotivo; supermercadista; farmacêutico; panificação; serviços, entre outros), formulando e implementando estratégias e táticas que alcancem as metas de vendas de diferentes produtos e serviços e que contribuam para o alcance das campanhas de marketing definidas, alinhadas aos objetivos organizacionais.

Coordenação

Sergio Luiz da Silva Correa

Sergio Luiz da Silva Correa Lattes

Corpo Docente

Em atualização

Avaliação

Os instrumentos de avaliação da UNIT EAD caracterizam-se pela possibilidade de produzir múltiplas associações do sujeito no processo de construção do conhecimento. Além disso, buscam promover um processo contínuo e formativo de avaliação, representado pela consolidação de conhecimentos, bem como de habilidades, posturas e atitudes, adequadas à formação acadêmica e profissional pretendida.

Para tanto, a UNIT EAD opta pelos seguintes instrumentos avaliativos:

Medida de Eficiência- objetiva promover a aprendizagem de modo processual, possibilitando ao aluno reflexão dos conteúdos estudados e compartilhamento da aprendizagem com outros alunos. A Medida de Eficiência é dividida em:

  • PAS (PRODUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA) – PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAIS: instrumento de natureza subjetiva, a ser realizado individual, de forma processual e contínua, ao longo da disciplina, sob a assistência e orientação do tutor, no ambiente de tutoria. Desenvolvido em etapas, tem como objetivos principais auxiliar, de forma colaborativa, cooperativa, contextualizada e interdisciplinar, na consolidação, significação, aplicação e socialização dos conhecimentos adquiridos e promover o desenvolvimento de competências (saberes, habilidades e valores). Desse modo, representa uma oportunidade de avaliação processual, tanto de aspectos quantitativos, quanto qualitativos, como o envolvimento dos estudantes na atividade, a criatividade, a concentração, a mobilização de conhecimentos de outras disciplinas, entre outros.
  • AD (AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA) – PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO ON-LINE: instrumento de natureza subjetiva, a ser realizado individual, de forma processual e contínua, ao longo da disciplina, sob a assistência e orientação do tutor, no ambiente de tutoria. Desenvolvido em etapas, tem como objetivos principais auxiliar, de forma colaborativa, cooperativa, contextualizada e interdisciplinar, na consolidação, significação, aplicação e socialização dos conhecimentos adquiridos e promover o desenvolvimento de competências (saberes, habilidades e valores). Desse modo, representa uma oportunidade de avaliação processual, tanto de aspectos quantitativos, quanto qualitativos, como o envolvimento dos estudantes na atividade, a criatividade, a concentração, a mobilização de conhecimentos de outras disciplinas, entre outros.
  •  AA (AVALIAÇÃO DA AUTOAPRENDIZAGEM): instrumento de natureza objetiva, de seleção randômica e de autocorreção pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), desenvolvido em etapas, de acordo com os temas do material didático da disciplina. No caso de componentes curriculares de natureza pratica, tal instrumento adquire caráter subjetivo.

Fazendo parte do processo de avaliação tem a:

Avaliação Presencial – instrumento composto de questões objetivas e subjetivas, envolvendo operações mentais variadas (compreensão, reconhecimento, identificação, interpretação, aplicação, associação, análise, síntese e inferência) e mobilizando conteúdos dos materiais didáticos da disciplina. Tem o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos durante o processo.

Aferição do Rendimento Acadêmico

A UNIT EAD utiliza um sistema de avaliação padronizado para todos os seus cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. Dentro do referido sistema, a aferição do rendimento acadêmico do estudante, em cada um dos componentes curriculares, está assim distribuída:

  • Nota 1 (peso 2,0) – Produção da Aprendizagem significativa (PAS) ou Avaliação a Distância (AD): atividade dividida em até 4 etapas que totalizam 10 pontos.
  • Nota 2 (peso 1,0) – Avaliação da Autoaprendizagem (AA): composta por  até 04 (quatro) avaliações virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Cada verificação de aprendizagem vale 10,0 pontos e a nota total da AA é a média aritmética das quatro verificações.
  • Nota 3 (peso 7,0) – Prova Presencial (PP): composta por 05 Questões objetivas, valendo 1,2 (um, dois) pontos cada e 02 Questões subjetivas, em que cada uma vale 2,0 (dois) pontos e a última vale 1,0 (um) ponto, totalizando 10,0 pontos.

Estas notas fornecem a Nota da Disciplina dada pela fórmula:

MF = (PP x 7) + (PAS ou 2,0) + (AA x 1,0)
  10

MF= Média Final

PP Prova Presencial

PAS = Produção da Aprendizagem Significativa – para os cursos de graduação semipresenciais

AD = Avaliação a Distância – para os cursos de graduação on-line

AA = Avaliação da Autoaprendizagem

 

Em síntese, com relação à aferição do rendimento acadêmico, o aluno da UNIT EAD estará:

APROVADO quando:

  • obtiver Nota Final da Disciplina igual ou superior a 6 (seis);

REPROVADO quando:

  • não obtiver o mínimo de 50% de frequência;
  • obtiver Nota Final da Disciplina menor que 6 (seis).