V E S T I B U L A R UNIT

O Curso de Tecnologia em Logística na Modalidade a Distância, será explicitado no conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso, sua estrutura curricular, as ementas, a bibliografia, o perfil profissiográfico dos concluintes e tudo quanto se refira ao seu desenvolvimento, obedecidas as diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação. Nessa direção o presente Curso de Tecnologia em Logística na Modalidade a Distância, estará articulado com as bases legais e concepção de formação do Projeto Pedagógico de Curso, de modo a favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, imprescindíveis à formação do Profissional de Logística com capacidade crítica e analítica, sintonizado com a dinâmica da sociedade nas suas demandas locais, regionais e nacionais, assim como, com os avanços científicos e tecnológicos.

Perfil

O Curso de Tecnologia em Logística objetiva formar profissionais críticos, reflexivos e éticos, capazes de criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar processos orientados para as atividades logísticas, observando e antecipando tendências, implementando novas ideias, produtos e serviços na área. O Curso pretende, assim, formar profissionais cônscios de sua atuação como:

Assistente de Logística, com competências para: Desenvolver habilidades técnicas de supervisão, atuando na cadeia de suprimentos (transportes, administração de compras, de armazenagem e de estoques de mercadorias e produtos).

Analista de Logística, com competências para: Desenvolver habilidades técnicas de análise e coordenação da cadeia de suprimentos (transportes, administração de compras, de armazenagem e de estoques de mercadorias e produtos); Desenvolver habilidades para aplicação da logística reversa, contribuindo para o cumprimento das metas de sustentabilidade nas organizações.

Gestor de Logística, com competências para: Desenvolver habilidades focadas na Administração Estratégica, gerenciando indicadores do processo logístico; Atuar com responsabilidade socioambiental, em um ambiente global e competitivo; Compreender a correlação de valores pessoais (ética e respeito aos direitos do consumidor) e do exercício da cidadania, através do processo logístico.

Objetivos

Objetivo geral

Apropriar-se do conhecimento logístico, desenvolvendo uma visão sistêmica e estratégica, bem como capacidade de liderança para atuar em organizações públicas e privadas, aplicando estratégias de gestão de transportes, compras, estoques e armazenagem de mercadorias e produtos, utilizando tecnologias e equipamentos otimizadores para o alcance de resultados.

Objetivos Específicos

Analisar com maior aprofundamento temas de administração, economia e marketing correlacionando ao processo logístico; Aplicar técnicas do processo logístico nas organizações em suas diferentes culturas, detectando forças competitivas do mercado em um cenário de constante mudança; Preparar o aluno para atuar como analista de logística em micro, pequenas e médias empresas para alavancar o negócio; Criar planos e projetos diferenciados e competitivos, por meio da gestão logística eficiente.

Campos de Atuação

O Tecnólogo em Logística, formado pela Universidade Tiradentes, deve estar apto a atuar em organizações privadas e públicas de qualquer ramo de atividade econômica, aplicando técnicas de gerenciamento da cadeia de suprimentos (transportes, compras, armazenagem e estocagem de mercadorias e produtos), atendendo às demandas de todos os setores da organização, contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos.

Mercado de Trabalho

Dados socioeconômicos recentes indicam que a Região Nordeste (NE) vem apresentando crescimento superior ao do País (BR), ou seja, em 2008, Nordeste 7,9% e Brasil 7,2%; 2009, NE 1,5% e BR: -0,5% e em 2010, NE 11% e BR 11%, considerando diversos setores da economia, tais como, agroindustrial, industrial, infraestrutura de base, mineração, petroquímico e empresarial de uma forma geral. Desta forma, percebe-se um aumento significativo na demanda por profissionais qualificados para atuação nos Processos Logísticos, seja nas organizações privadas ou nas públicas, de forma integrada com as demais áreas, formulando e implementando estratégias e táticas que contribuam para o alcance de metas, alinhadas aos objetivos organizacionais.

Fonte: Relatório do Banco do Nordeste, com base em dados do IBGE – Contas Regionais 2010.

Coordenação

Em atualização

Corpo Docente

Em atualização

Avaliação

A Unit EAD utiliza um sistema de avaliação padronizado para todos os seus cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. Dentro do referido sistema, a aferição do rendimento acadêmico do estudante, em cada um dos componentes curriculares, está assim distribuída:

nota peso descrição
1. Estudo Dirigido (ED) 1,4 Atividade dividida em até 4 etapas que totalizam 10 pontos
2. Verificação da Aprendizagem (VA) 0,6 Composta até 4 avaliações virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Cada verificação de aprendizagem vale 10,0 pontos e a nota total da Avaliação Virtual é a média aritmética das verificações
3. Prova Presencial (PP) 8,0 Composta por 5 questões objetivas, valendo 1,0 ponto cada e 3 questões subjetivas, em que as duas primeiras valem 2,0 pontos e a última vale 1,0 ponto, totalizando 10,0 pontos

Estas notas fornecem a Nota da Disciplina dada pela fórmula:

MF = (PP x 8) + (ED x 1,4) + (VA x 0,6)
  10

Em síntese, com relação à aferição do rendimento acadêmico, o aluno Unit EAD estará:

Aprovado Quando
obtiver Nota Final da Disciplina igual ou superior a 6 (seis)
Reprovado Quando não obtiver o mínimo de 75% de frequência
Quando obtiver Nota Final da Disciplina menor que 6 (seis)

Legenda

MF
Média Final
PP
Prova Presencial
ED
Estudos Dirigidos
VA
Verificação de Aprendizagem