V E S T I B U L A R 2017.2

Com a preocupação em controlar as situações de risco e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas, as empresas estão contratando cada vez mais profissionais de segurança no trabalho. Se você não quer perder tempo para entrar no mercado de trabalho, o curso de Segurança no Trabalho EAD foi feito para você.

Com uma matriz curricular atualizada, professores Mestres e Doutores e com duração de dois anos e meio, esse curso proporciona a você uma formação profissional adequada para atuação em empresas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte.

Sem falar que o curso de Segurança no Trabalho EAD da Unit é considerado um dos melhores do Brasil e possui conceito 5 pela avaliação do Ministério da Educação.

Perfil

O Perfil profissiográfico do Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho na Modalidade a Distância da Unit é de um profissional com formação humanista e empreendedora, apto a trabalhar em equipe, capaz de solucionar problemas  atuando de maneira ética e zelando pelo interesse social. Como Tecnólogo em Segurança no Trabalho deve possuir uma visão direcionada à promoção do desenvolvimento sustentável, privilegiando a prevenção, sanando ou minimizando os danos relacionados à segurança do trabalho e ao meio ambiente. A integralização do currículo assegura ao egresso um perfil profissiográfico com as seguintes competências e habilidades:

  • Trabalhar em equipes multiprofissionais;
  • Ter uma postura crítica e reflexiva diante dos diferentes contextos;
  • Entender as diferenças pessoais e culturais e saber lidar com elas;
  • Compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional e social;
  • Estar apto a desenvolver atividades de pesquisa e aplicação tecnológica;
  • Reconhecer e avaliar os riscos ambientais, ergonômicos e mecânicos a que os trabalhadores estão expostos na execução das suas atividades laborais;
  • Especificar, controlar e fiscalizar equipamentos ou sistemas de proteção coletiva, individual e contra incêndio, assegurando-se de sua qualidade e eficiência;
  • Determinar medidas de prevenção a serem implantadas visando à redução ou eliminação, dos riscos avaliados, existentes no ambiente de trabalho;
  • Participar de equipes multiprofissionais que planejam, regulamentam, executam e fiscalizam as políticas de preservação da saúde do trabalhador;
  • Coordenar atividades de salvamento e resgate em casos de acidentes;
  • Dirigir, assessorar e promover treinamento na área de gestão da saúde e segurança do trabalho;
  • Opinar e participar da especificação para aquisição de substâncias tóxicas cuja manipulação, armazenamento e transporte possam apresentar riscos;
  • Propor políticas e programas de Higiene e Segurança do Trabalho nas empresas em observância da legislação vigente;
  • Elaborar, coordenar e supervisionar, projetos e programas de prevenção de riscos;
  • Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas ao gerenciamento e controle de riscos;
  • Analisar processos, sintetizar informações e desenvolver solução de problemas que envolvam a segurança do trabalho;
  • Utilizar tecnologias e recursos adequados para o exercício da segurança no trabalho com máquinas e equipamentos;
  • Elaborar planos para emergências em caso de catástrofes;
  • Estudar as condições de segurança das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco;
  • Elaborar, coordenar e supervisionar projetos e serviços de Segurança no Trabalho;
  • Vistoriar, avaliar, e indicar medidas de controle do grau de exposição a agentes agressivos;
  • Analisar acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas;
  • Elaborar e proferir palestras, treinamentos e diálogos diários de segurança;
  • Informar aos trabalhadores e/ou à comunidade, as condições que possam trazer danos a sua integridade e as medidas que eliminam ou atenuam estes riscos.

Objetivos

Geral

Oportunizar a formação de tecnólogos com conhecimentos na área de segurança do trabalho, com competência e habilidade para decidir, liderar e negociar, utilizando da criatividade, inovação e visão estratégica, capazes de trabalhar em equipe, com boa comunicação e perfil prevencionista. Sua atuação visa à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

Específicos

  • Desenvolver habilidades para decidir, liderar e negociar, utilizando da criatividade, inovação e visão estratégica, para trabalhar em equipe, com boa comunicação e perfil prevencionista, bem como para atividades de pesquisa e aplicação tecnológica.
  • Oportunizar a formação de profissionais aptos a identificar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos existentes no ambiente de trabalho, bem como analisá-los e propor medidas preventivas no campo de segurança e higiene do trabalho.
  • Preparar o profissional para analisar o impacto da exposição do trabalhador a riscos ambientais, para atuar em situações que envolvam acidentes com danos pessoais, como também, dirigir e assessorar treinamentos na área de saúde do trabalhador.
  • Propiciar competências para desenvolver, testar e supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciar atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente, bem como, para planejar empreendimentos e atividades produtivas; e coordenar equipes, treinamentos e atividades de trabalho.
  • Preparar o tecnólogo para controlar perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas, bem como para realizar atividades de vistoria, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho.

Campos de Atuação

O tecnólogo em Segurança no Trabalho deve estar apto a atuar em indústrias, empresas públicas e privadas de qualquer ramo de atividade econômica, integrando-se com seus diversos setores, desenvolvendo trabalhos e estabelecendo uma cultura de prevenção em relação saúde ocupacional, segurança no trabalho e meio ambiente.

Mercado de Trabalho

A atual conjuntura do mercado exige das organizações altos índices de competitividade. A complexidade da legislação trabalhista brasileira, a aceleração do turnover por conta do ingresso da geração y no mercado e a busca incessante por produtividade, são fatos que ratificam a amplitude do mercado. Um contexto que viabiliza a ascensão do Tecnólogo em Segurança no Trabalho, especialmente em médias e grandes empresas, seja no serviço público ou privado. O surgimento diário de novas empresas, e a importância da segurança garante uma demanda crescente de oferta de serviço para esse profissional.

Coordenação

Winston Carvalho Santana

Winston Carvalho Santana Lattes

Corpo Docente

Docente
Titulação Regime de Trabalho Lattes
Ana Olívia Freire Sotero de Menezes Mestre Parcial link
Daniel Neves Pinto Mestre Integral link
Hideraldo Luiz Moura de Jesus Especialista Integral link
Ítalo Spinelli da Cruz Mestre Integral link
José Glaucenir Silva Santos Especialista Integral link
Luciana Barretto Lima Gusmão Mestre Horista link
Luciano da Costa Viana Mestre Horista link
Sara Julliane Ribeiro Assunção Mestre Parcial link

Avaliação

A Unit EAD utiliza um sistema de avaliação padronizado para todos os seus cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. Dentro do referido sistema, a aferição do rendimento acadêmico do estudante, em cada um dos componentes curriculares, está assim distribuída:

nota peso descrição
1. Avaliação de Autoaprendizagem (AA) 1,0 Composta por questões de múltipla escolha disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), totalizando 10 pontos.
2. Produção da Aprendizagem Significativa (PAS) 2,0 Atividade orientada realizada em etapas, totalizando 10 pontos.
3. Prova Presencial (PP) 7,0 Composta por 5 questões objetivas, valendo 1,2 pontos cada e 2 questões subjetivas, valendo 2,0 pontos cada, totalizando 10,0 pontos.

Estas notas fornecem a Nota da Disciplina dada pela fórmula:

MF = (PP x 7,0) + (AA x 1,0) + (PAS x 2,0)
  10

Em síntese, com relação à aferição do rendimento acadêmico, o aluno Unit EAD estará:

Aprovado Quando
obtiver Nota Final da Disciplina igual ou superior a 6 (seis)
Reprovado Quando não obtiver o mínimo de 75% de frequência
Quando obtiver Nota Final da Disciplina menor que 6 (seis)

Legenda

MF
Média Final
PP
Prova Presencial
AA
Avaliação de Autoaprendizagem
PAS
Produção da Aprendizagem Significativa