V E S T I B U L A R 2017.2

Criar projetos, elaborar desenhos, gerir imagens, desenvolver moda, você escolhe o seu desafio. Ser tecnólogo em design de moda é ter a possibilidade de preparar coleções, estamparias e acessórios para qualquer segmento do mercado.

O curso superior tecnológico de design de moda ofertado pela Universidade Tiradentes é lecionado por renomados profissionais da moda e proporciona ao estudante a noção de cultura, semiótica, comunicação, fotografia, técnicas de vestuário e a prática como a gestão e o desenvolvimento de projetos. Estudar na Unit é compreender o universo da moda e dominar o mundo da criação.

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Nossos Diferenciais

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados à prática das disciplinas.

Parcerias técnicas e intercâmbio

com grandes marcas e consultorias especializadas.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

A moda é um mercado crescente e de constante evolução. De acordo com estudo realizado pela revista Exame o mercado de moda é o que mais cresce no Brasil e segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, serão gerados dezenas de milhares de novos postos de trabalho. Este é um segmento crescente em razão da tecnologia, da qualidade do design, dos investidores entusiasmados, das redes sociais e principalmente das mudanças das estações que reinventam a moda a todo instante. Gerenciamento, modelagem, produção de fotografia, desfiles, são perspectivas de trabalho para o estudante de design de moda.

Ao estudar na Unit, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados, com bolsas entre R$ 250 e R$ 724, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio. Ao concluir a graduação os salários iniciais superam os R$ 3.000. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 10.000. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Desenhar peças de vestuário e acessórios utilizando a criatividade, gerir empresas e produzir coleções criando estilos e tendências são algumas das atividades disponíveis para o profissional da moda. A formação profissional na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, desde o design de superfícies até o estilista de alta costura.

O profissional de moda é responsável por analisar comportamentos, desenvolver uma visão critica e reflexiva da moda e produzir confecções que atinjam seu público-alvo. Prestar assessoria em indústrias têxteis, magazines, ou a pessoas públicas, também é uma opção para o profissional de moda. Ser gestor de moda é realizar a função como efetuar pesquisas do mercado consumidor e estabelecer campanhas de produtos. Ser consultor ou professor também podem ser áreas a seguir. A área é vasta e a escolha é sua!

  • Desenhar peças de vestuário e acessórios utilizando a criatividade;
  • Gerir empresas e produzir coleções criando estilos e tendências;
  • Analisar comportamentos;
  • Desenvolver uma visão critica e reflexiva da moda e produzir confecções que atinjam seu público-alvo;
  • Prestar assessoria em indústrias têxteis, magazines, ou a pessoas públicas.

Informações

Bruna Marques de Oliveira, Coordenadora do curso de Design de Moda na Universidade Tiradentes (UNIT). Graduada em Design de Moda pela Faculdade Católica do Ceará (2009) e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em (2012). Especialista em LIBRAS (2014). Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Instrutora do SENAI (2013- 2015). Colabora escrevendo artigos para a empresa AUDACES.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Bruna Marques de Oliveira Especialista 15/01/2015 Horista
  • Práticas de Design de Moda II
  • Vitrine
  • Fundamentos de Modelagem
  • Modelagem Plana II
Igor Libertador Silva Doutor 03/02/2003 Parcial
  • Beneficiamento Textil e Estamparia
Larissa Leal Moura Especialista 01/08/2016 Horista
  • Acessórios
Manoel Dantas Macedo Filho Mestre 06/02/2006 Parcial
  • Informática Aplicada a Moda
  • Portfolio e Desenvolvimento Profissional
Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Doutor 01/07/2009 Integral
  • Metodologia Científica
  • Formação Cidadã

Objetivo Geral

Propiciar ao mercado de trabalho profissionais em Design de Moda com capacidade para elaborar e gerenciar projetos para a indústria de confecção do vestuário, considerando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e produtivos.

 Objetivos Específicos

  • Estudar tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos;
  • Desenvolver estudos e pesquisa de tendências de moda, incluindo tecidos, formas, texturas e cores;
  • Elaborar portfólios e dossiês de moda e editoriais;
  • Assessorar jornalistas, figurinistas, estilistas e produtores na pesquisa e criação da imagem de moda;
  • Realizar consultoria de imagem e personal shopping para cliente/empresa;
  • Conceber graficamente as suas criações;
  • Produzir protótipos e modelos;
  • Analisar e gerenciar a viabilidade técnica de projetos de moda;
  • Considerar os impactos ambientais gerados no desenvolvimento dos produtos de moda;
  • Compreender criação e o desenvolvimento de produtos e serviços de moda;
  • Gerenciar produtos, serviços e negócios na área da moda;
  • Desenvolver coleções de moda coerentes e de viabilidade produtiva e comercial, com diferencial estético;
  • Trabalhar com criatividade no desenvolvimento de coleções com adequação de imagem, qualidade e personalização;
  • Inovar no trabalho com linguagens para a moda, nos âmbitos locais e regionais;
  • Inovar de forma competente os recursos da informática, por meio de práticas relativas aos softwares do design de moda;
  • Estimular o aluno no desenvolvimento profissional, senso crítico e criativo, determinando, assim, o seu diferencial;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;
  • Qualificar o discente em um conjunto de aptidões para que se torne um tecnólogo em Design de Moda.