V E S T I B U L A R 2017.2

Exercício físico é também uma atividade mental e que alonga o tempo de vida do ser humano, proporcionando uma saúde cada vez mais ativa. Reconhecido pelo MEC com conceito 4, o curso de licenciatura em Educação Física da Unit está entre os melhores do Brasil.

Fundado há mais de 20 anos, oferta um currículo atualizado, estruturado para formar professores para a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), propiciando a articulação contínua dos conteúdos da Educação Física com os da Formação Pedagógica. Ser professor de educação física é possibilitar ao aluno a vivência da prática desportiva e a melhoria da qualidade de vida.

ebook_ed_fisica

Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC

estando entre os melhores do Norte/Nordeste, com conceito 4.

Complexo Esportivo Universitário

com instalações oficiais, do Norte-Nordeste, composto por campo de futebol, pista de atletismo, sala de lutas, sala de dança, quadras poliesportivas, piscinas de 25m e 50m.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados a práticas.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

A todo instante as pessoas são lembradas sobre os prejuízos do sedentarismo. A valorização da qualidade de vida e do bem-estar, além do culto ao corpo, tem aquecido o mercado de trabalho para os profissionais da educação física. O grande número de eventos esportivos sediados no Brasil contribui para a cultura da prática desportiva e para a promoção da saúde, abrindo espaços para o educador físico. Outras oportunidades surgem nas academias, clubes, prefeituras, hotéis, resorts e empresas que desenvolvem programas de saúde preventiva. Clínicas, hospitais e spas também são espaços de trabalho, pois cuidam do condicionamento físico dos pacientes.

Durante a graduação já é possível ir acumulando experiências através de estágios remunerados, pesquisa ou programas de monitoria, com bolsas entre R$ 300 e R$ 724, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio. Tanto o setor público quanto privado ofertam espaços de trabalho para os profissionais de educação física, com salários iniciais superiores aos R$ 1.500. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 7.000. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Promover saúde, através da prática de exercícios e atividades corporais faz do educador físico peça fundamental para a qualidade de vida. A formação profissional na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, desde a aplicação de atividades físicas até a gestão de eventos esportivos.

Trabalhar no condicionamento físico, como personal trainer; orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas; instruir e acompanhar grupos especiais em atividades que beneficiem a saúde; coordenar atividades ao ar livre, como trilhas, montanhismo, prática de esportes radicais; são algumas das atividades do educador físico. Como licenciado há a possibilidade da realização de atividades educacionais, no ensino fundamental e médio, tanto em instituições públicas como privadas. A escolha é sua!

  • Trabalhar no condicionamento físico, como personal trainer;
  • Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas;
  • Instruir e acompanhar grupos especiais em atividades que beneficiem a saúde;
  • Coordenar atividades ao ar livre, como trilhas, montanhismo, prática de esportes radicais;

Informações

Estélio Henrique Martin Dantas

Estélio Henrique Martin Dantas, <!--Coordenador Adjunto do curso de Educação Física, possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exercito (1979), Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1972), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Livre Docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (1994), realizou pós-doutoramento em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho (1998), em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia (2001) e um estágio de investigação na Universidad de Valencia (Espanha - 2010). É Secretário Geral da Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua no presente como professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Professor Titular da Universidade Tiradentes - UNIT. É professor convidado da Universidad Católica de Murcia (Espanha), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e da Universitá Degli Sudi di Roma - Sapienza (Itália). Atua como Supervisor e Fisiologista do Projeto Golfe Olímpico - 2016. Ao longo de sua carreira acadêmica publicou 22 livros (diversos no exterior), 48 capítulos de livros, 440 artigos na íntegra em periódicos científicos, 717 trabalhos em anais de congressos e proferiu 683 conferências ou cursos. Formou 38 doutores e 127 mestres. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esporte, Atividade Física, Performance e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, flexibilidade, força, emagrecimento, envelhecimento, saúde e qualidade de vida.--> 

Sílvio Gusmão de Holanda Melo, Graduado em Educação Física, pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Aptidão Física e Desempenho Humano, pela Universidade Gama Filho. Possui 22 (vinte e dois) anos de experiência no magistério superior e 14 (quatorze) anos em coordenação de curso.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Ângelo de Almeida Paz Especialista 01/02/2002 Horista
  • Basquetebol
Ayrton Moraes Ramos Especialista 20/01/2014 Horista
  • Atletismo
Cássia D' Antonio Rocha da Silva Mestre 01/03/2001 Parcial
  • Criatividade e Inovação
Daniel de Castro Bezerra Mestre 01/10/2004 Horista
  • História e Cultura A E Indígena
Daniel Neves Pinto Mestre 01/07/2009 Integral
  • Libras
Delson Lustosa de Figueiredo Mestre 01/12/1995 Horista
  • Capoeira
Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do Nascimento Doutor 01/02/2005 Integral
  • Fundamentos da Historia
Fabiana Medeiros de Almeida Silva Mestre 01/02/2017 Horista
  • Práticas de Pesquisa na Área da Saúde
  • Atividades Rítimicas
Fábio Neves Santos Doutor 13/02/2014 Horista
  • Anatomofisiologia Geral
Fernanda Aguillera Doutor 01/02/2017 Horista
  • Psicologia da Educação
Jorge Renato Johann Doutor 16/03/2017 Integral
  • Filosofia e Cidadania
Jorge Rollemberg dos Santos Mestre 03/08/2015 Horista
  • Voleibol
Jurandi Menezes dos Santos Mestre 01/09/1993 Horista
  • Didática
Lisane Teixeira Dantas Menezes Mestre 01/03/1997 Intergral
  • Metodologia do Ensino da Educação Física
  • Estagio Supervisionado do Ensino I
  • Estágio supervisiondo dio Ensino II
  • Estágio Supervisionado III
Luciana Rodrigues de Morais e Silva Mestre 01/08/2007 Integral
  • Educação Ambiental e Sustentabilidade
Lúcio Flávio Gomes Ribeiro da Costa Especialista 01/02/2012 Horista
  • Handebol
Madson Rodrigo Silva Bezerra Especialista 01/04/2006 Horista
  • Biomecânica E C dos Esportes
Marcelo de Aquino Resende Mestre 01/04/2006 Horista
  • Natação
Nara Michelle Moura Soares Mestre 01/02/2015 Horista
  • Crescimento, Desen. H e a Motora
Nubia Josania de Lira Souza Mestre 01/06/2006 Parcial
  • Introdução a Educação Física
  • Metodologia do Ensino da E Física
  • Seminário Integrador
  • Leitura e Produção de Textos
Ucineide Rodrigues Rocha Moreira Mestre 02/02/2015 Integral
  • Organização do Trabalho Pedagógico
  • Educação e as T da I e Comunicação
Valéria Maria Santana Oliveira Mestre 05/08/2011 Integral
  • História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Objetivo Geral

Possibilitar o domínio de conhecimentos acadêmico-profissionais próprios da área, de modo a compreender, refletir e atuar frente às dinâmicas culturais e profissionais do campo da Educação Física, e da educação escolar básica.

Objetivos Específicos

  • dominar os conhecimentos clássicos e essenciais relacionados à cultura geral e à formação específica que serão objeto de sua atividade profissional, adequando-os às necessidades de emancipação sociocultural de seus alunos e ao desenvolvimento da sociedade;
  • compreender e dominar o processo de intervenção profissional nos campos de trabalho relacionados e nas suas relações com o contexto no qual estão inseridos;
  • resolver problemas concretos da prática profissional e da dinâmica das instituições afins, zelando pela ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
  • sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática técnica, humana e política do profissional em Educação Física;
  • compreender as implicações sociocultural, política, econômica e ambiental decorrentes da sua intervenção profissional;
  • demonstrar capacidade de lidar crítica e autonomamente com a literatura pertinente e atualizada e com os diversos tipos de produção do conhecimento afins, reconhecendo a incerteza e a transitoriedade do conhecimento;
  • demonstrar liderança junto as pessoas, clareza e objetividade de comunicação verbal e não-verbal, desenvoltura no fazer específicos às atividades físicas a partir de uma intenção educacional nas formas de exercícios ginásticos, jogos, esportes, danças, lutas, atividades de aventura e ocupações diversas do lazer ativo;
  • ter argumentos para justificar teoricamente sua prática profissional, bem como balizar sua intervenção profissional à luz das teorias produzidas a partir dos campos de conhecimento específicos e afins.