V E S T I B U L A R UNIT

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta, instala e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

Em sua atuação, o engenheiro mecânico utiliza conhecimentos da física e ferramentas computacionais para projetar máquinas e equipamentos industriais, sistemas de aquecimento e refrigeração, sistemas de transporte, aeronaves, embarcações, robótica, dentre outros.

Aprofunde os seus conhecimentos com os programas de iniciação científica e as monitorias remuneradas. Você também vai poder fazer parte do grupo de pesquisa para compartilhar e aprofundar ideias com demais estudantes. Poderá fazer parte da equipe CABUTO AeroDesign, patrocinada e promovida pelo curso para competir na Fórmula SAE BRASIL AeroDesign.

  http://www.cabuto.com.br/equipe-cabuto-aerodesign-unit/

O engenheiro mecânico pode atuar em indústrias de transformação, naval, aeronáutica, metal mecânica, petroquímica, entre outras. Campos de trabalho aquecidos incluem a criação de maquinários, reciclagem, processamento de polímeros e a construção civil, a qual demanda especialistas em maquinário pesado e estruturas metálicas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O campo de atuação do engenheiro mecânico é bastante amplo e inclui a pesquisa de novas tecnologias e materiais, a liderança de equipes de produção e manutenção, a atuação no controle de qualidade, além da tradicional concepção, modelagem e construção de máquinas e equipamentos.

Informações

Claudio de Oliveira, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (1988) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1997), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente com o controle supervisório de sistemas a eventos discretos. Na área de Ciência da Computação, tem experiência com a programação de computadores, com a construção de compiladores e teoria de linguagens formais. Possui 22 (vinte e dois) anos de experiência no magistério superior e há 7 anos coordena o Curso de Engenharia Mecatrônica e a 03 anos coordena o Curso de Engenharia Elétrica da UNIT.

Corpo docente indisponível