V E S T I B U L A R UNIT

O engenheiro mecânico desenvolve, projeta, instala e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção.

Em sua atuação, o engenheiro mecânico utiliza conhecimentos da física e ferramentas computacionais para projetar máquinas e equipamentos industriais, sistemas de aquecimento e refrigeração, sistemas de transporte, aeronaves, embarcações, robótica, dentre outros.

Pague 50% da mensalidade com FIEF

Curso aprovado pelo BNB(Banco do Nordeste) para financiamento do FIES*
*Aguardar publicação do processo seletivo FIES 2018.2 pelo MEC

Nossos Diferenciais

Aprofunde os seus conhecimentos com os programas de iniciação científica e as monitorias remuneradas. Você também vai poder fazer parte do grupo de pesquisa para compartilhar e aprofundar ideias com demais estudantes. Poderá fazer parte da equipe CABUTO AeroDesign, patrocinada e promovida pelo curso para competir na Fórmula SAE BRASIL AeroDesign.

http://www.cabuto.com.br/equipe-cabuto-aerodesign-unit/

Venha fazer parte desta equipe!

 

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados a práticas em disciplinas.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Núcleo de pesquisa e desenvolvimento

em engenharia mecatrônica, que viabiliza o exercício prático da profissão e a solução de problemas reais.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

O engenheiro mecânico pode atuar em indústrias de transformação, naval, aeronáutica, metal mecânica, petroquímica, entre outras. Campos de trabalho aquecidos incluem a criação de maquinários, reciclagem, processamento de polímeros e a construção civil, a qual demanda especialistas em maquinário pesado e estruturas metálicas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

O campo de atuação do engenheiro mecânico é bastante amplo e inclui a pesquisa de novas tecnologias e materiais, a liderança de equipes de produção e manutenção, a atuação no controle de qualidade, além da tradicional concepção, modelagem e construção de máquinas e equipamentos.

Informações

Claudio de Oliveira, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (1988) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1997), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente com o controle supervisório de sistemas a eventos discretos. Na área de Ciência da Computação, tem experiência com a programação de computadores, com a construção de compiladores e teoria de linguagens formais. Possui 22 (vinte e dois) anos de experiência no magistério superior e há 7 anos coordena o Curso de Engenharia Mecatrônica e a 03 anos coordena o Curso de Engenharia Elétrica da UNIT.

Corpo docente indisponível

Objetivo Geral

Formar profissionais cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, com amplos e sólidos conhecimentos teórico-práticos, alicerçados em formação humanista, com competência para atuar, isoladamente ou em equipe, em atividades relacionadas ao projeto e construção de componentes, máquinas, equipamentos mecânicos, instalações industriais, bem como na organização e supervisão dos processos de fabricação, montagem, funcionamento e manutenção de sistemas e métodos de produção mecânica.

Objetivos Específicos

  • Formar profissionais dotados de consciência crítica e solidez conceitual para exercer um papel social encabeçando empreendimentos baseados em produtos de alto valor agregado.
  • Desenvolver pesquisas que envolvam conhecimentos acerca do desenvolvimento e implantação de projetos mecânicos com foco na implantação e gerenciamento de programas e sistemas de qualidade e redução de custo.
  • Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que ampliem o campo de conhecimento e ampliem técnicas construtivas para analisar e otimizar processos e sistemas produtivos.
  • Capacitar profissionais para atuar em equipes multidisciplinares, utilizando tecnologias que atendam as necessidades sociais, culturais e econômicas da comunidade.
  • Desenvolver a consciência da responsabilidade social, do desenvolvimento sustentável com capacidade de fomentar empresas ancoradas em produtos que agreguem valor pela incorporação de alta tecnologia.
  • Estimular a criatividade, a autogestão e a flexibilidade, tornando os discentes aptos a se adequar às inconstâncias do mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais.
  • Produzir um espaço de debate e ação em relação aos sistemas automatizados de controle de equipamentos em indústrias e edifícios comerciais e residenciais, desenvolvendo nos alunos a capacidade de intervir tecnicamente desenvolvendo projeto de controle e automação nesses espaços.
  • Capacitar profissionais para atuarem na concepção, no projeto, implantação, operação e manutenção de componentes, dispositivos ou equipamentos mecânicos.