V E S T I B U L A R 2017.2

Viver de história não é viver do passado, mas sim estudá-lo para ter uma visão holística do presente. Na Universidade Tiradentes o aluno do curso de História pesquisa e entende as sociedades, suas ideias e culturas para, como licenciado, compartilhá-las.

O curso teve o reconhecimento renovado pelo MEC em 2010 e dispõe de uma excelente infraestrutura para pesquisa. Estudar na Unit é compreender o passado para alcançar objetivos futuros.

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Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Infraestrutura

com destaque para o Memorial de Sergipe, Centro de Memória Lourival Baptista, Banco de imagens Lineu Lins e Instituto Tobias Barreto.

Parceria

com escolas da rede pública e privada, para que o aluno vivencie o exercício da docência.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

Pela crescente demanda da preservação histórica o profissional graduado neste curso tem papel importante não só dentro da sala de aula, mas também fora dela. A organização de memórias, museus, galerias históricas, a participação em produções artísticas do teatro e da televisão, são algumas das possibilidades de atuação dos novos profissionais da História. Também se destaca a área de assessoria para a produção de documentários e o trabalho em cidades históricas, as quais atraem muitos turistas. Os licenciados encontram possibilidades no mercado educacional, desde escolas particulares e públicas de ensino regular até cursos para concursos.

Ao estudar na Unit, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados, com bolsas entre R$ 300 e R$ 724, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio. Ao concluir a graduação os salários iniciais superam aos R$ 1.500. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 7 mil. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

O Historiador é um pesquisador nato e está sempre à procura de fatos, documentos, relatos e dados para comprovar o passado. Por isso seu principal trabalho é a pesquisa, para relacionar e classificar os acontecimentos ele busca livros, vídeos, autenticações, entrevistas, arquivos em geral, para que possam ser analisados e verificados, para que então sejam compreendidos pelo resto da população.

A formação na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, desde o ensino até a memória empresarial, estudando a história de empresas para construção de livros, artigos ou reportagens. Você poderá exercer sua função tanto em instituições de ensino público como do privado como professor da educação fundamental ou média, além de poder atuar em entidades de movimentos sociais, cultura, arte, museus e centros de história. Após curar uma pós-graduação é possível ministrar disciplinas no ensino superior. A área é vasta e a escolha é sua!

  • Escolas de Ensino Fundamental;
  • Escolas de Ensino Médio;
  • Entidades de educação;
  • Entidades de cultura e arte;
  • Entidades dos Movimentos Sociais;
  • Arquivos;
  • Museus, centros de memória.

Informações

Viviane Andrade de Oliveira Dantas, Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- NPGECIMA/Universidade Federal de Sergipe-UFS (2014), especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Faculdade São Luis de França (2008), graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2005). Professora de Educação Básica da Rede Pública Estadual pela Diretoria de Educação de Aracaju-DEA, no Centro de Atendimento ao Menor-CENAM; Professora do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Tiradentes (UNIT); Coordenadora dos cursos de Pedagogia, História e Geografia da Universidade Tiradentes (UNIT); Professora formadora do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenadora Regional de projetos sociais do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável-CIEDS/RJ. Pesquisa em: Educação, Educação Matemática, ensino e aprendizagem de Matemática, relação com o saber, dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar, medida socioeducativa. Atua, prioritariamente com adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Betisabel Vilar de Jesus Santos Mestre 06/08/2001 Horista
  • Organização do Trabalho Pedagógico
Cássia D' Antonio Rocha da Silva Mestre 01/03/2001 Parcial
  • Criatividade e Inovação
Cristiano de Jesus Ferronato Doutor 01/04/2013 Integral
  • História do Brasil Imperial
Daniel de Castro Bezerra Mestre 01/10/2004 Horista
  • História Antiga
  • Estágio Supervisionado do Ensino I
  • História Moderna
  • Fundamentos da Pré-História
Daniel Neves Pinto Mestre 01/07/2009 Integral
  • Libras
Hermeson Alves de Menezes Mestre 11/08/2011 Parcial
  • Projeto Integrador I
  • História da América
  • História da Civilização Ibérica
  • Projeto Integrador III
  • História Contemporânea
Ilka Miglio de Mesquita Doutor 01/07/2011 Integral
  • Introdução aos Estudos Históricos
  • Historiografia Brasileira
Jurandi Menezes dos Santos Mestre 01/09/1993 Horista
  • Didática
Maristela do Nascimento Andrade Especialista 01/03/2010 Parcial
  • História do Pensamento e da Cultura Regional
Michelline Roberta Simões do Nascimento Mestre 01/08/2012 Integral
  • Didática
Rogério Freire Graça Mestre 01/03/2005 Parcial
  • História da Arte
Valéria Maria Santana Oliveira Mestre 05/08/2011 Integral
  • História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Objetivo Geral

Formar professores de História com habilidades e competências para atuarem no ensino fundamental e médio, permitindo ao longo de sua formação, conhecer a realidade da educação local, estadual e nacional e, dentro do processo de articulação ensino-pesquisa-extensão, experimentar e avaliar métodos e técnicas traduzidos pela reflexão-ação, que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis, éticos, reflexivos, criativos, críticos e comprometidos com os problemas sociais, contribuindo desta forma para uma prática educativa transformadora.

Objetivos específicos

  • Formar professores com domínio dos conteúdos exigidos para ministrar aula nos níveis fundamental e médio;
  • Formar professores comprometidos com o resgate e a difusão do conhecimento histórico regional, a partir de aprofundamentos em estudos sobre a História econômica, política e cultural sergipana;
  • Formar professores com domínio didático, metodológico, pedagógico, psicológico para o pleno exercício do ensino da História, contribuindo para uma prática educativa transformadora.
  • Contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a História regional, estimulando as práticas investigativas e a pesquisa histórica;
  • Formar Professores comprometidos com a preservação do nosso Patrimônio Cultural, Artístico e Arquitetônico, articulando práticas pedagógicas onde alunos e professores atuem em limites além da sala de aula, ocupando o espaço histórico urbano como campo conhecimento.