V E S T I B U L A R 2017.2

A Literatura não é a junção de palavras para ser apenas compreendidas, mas também sentidas.
O curso de Letras-Português da Universidade Tiradentes é reconhecido pelo MEC e demonstra isso, pois além de formar profissionais prontos para lecionar as matérias relacionadas ao curso, mostra sua relação com a vida e com o desenvolvimento das potencialidades de cada estudante. Estudar na Unit é a confirmação prática do que está escrito.

Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados à prática das disciplinas.

Parceria

com escolas da rede pública e privada, para que o aluno vivencie o exercício da docência.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

Em um país com altos índices de analfabetismo, ser professor de língua portuguesa é estar num mercado de vastas oportunidades. O analfabetismo funcional é outro fator relevante. Interpretação textual é uma grande dificuldade para boa parte dos brasileiros, por isso escolas públicas e privadas, cursos preparatórios e cursos intensivos investem cada vez mais em aulas e Língua Portuguesa e Interpretação textual.

As novas tecnologias da educação trouxeram consigo uma série de novas plataformas, o que requisita um trabalho mais próximo do profissional de letras, desde a revisão dos textos até a assessoria no processo de redação textual. Com a possibilidade de publicações virtuais é crescente o número de editoras, o que tem demandado uma busca crescente por profissionais habilitados a realizar revisão ortográfica e gramatical. O processo de internacionalização, é outro fator relevante, pois, trouxe consigo um maior interesse de imigrantes e estrangeiros pela língua portuguesa, uma das mais faladas do planeta.

Ao estudar na Unit, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados, com bolsas entre R$ 300 e R$724,00, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio. Ao concluir a graduação os salários iniciais superam aos R$ 1.500. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 6.000. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Ter o idioma como aliado e parceiro diário é privilégio para o Licenciado em Letras. A formação profissional na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, o ensino em escolas da rede pública ou privada, de ensino fundamental e médio, é a principal delas.

Após a graduação é possível cursar uma pós-graduação para que você atue no ensino superior, ministrando aulas nos diversos cursos e realizando pesquisas científicas. O trabalho em editoras é outra possibilidade, analisando e revisando ortografia e gramática textual. Há ainda a possibilidade de atuar em assessorias e consultorias, redigindo textos ou realizando processos de formação. A área é vasta e a escolha é sua!

  • Ensino em escolas da rede pública ou privada;
  • Trabalho em editoras;
  • Analisando e revisando ortografia e gramática textual;
  • Assessorias e consultorias;
  • Redigindo textos ou realizando processos de formação.

Informações

Clodoaldo Messias dos Santos, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN(2010), possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela FACINTER/PR(2003) e em Docência e Tutoria em EAD. Graduado em Letras-Português/inglês pela Universidade Tiradentes- Unit (1998) e Pós- graduando em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade Tiradentes- Unit. Coordenou o Curso de Letras/ Português na modalidade a distância de 2005 a 2008.  Atualmente, é professor adjunto I da Universidade Tiradentes na modalidade a distância, Presencial e professor de educação básica N IV-QP – Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, fazendo parte do projeto de Atendimento Educacional Especializado que trabalha com alunos com algum tipo de necessidade especial. Coordena os Cursos de Letras/ Português e Letras/ Inglês. Tem experiência na área de Letras com ênfase em língua e literatura.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Clodoaldo Messias dos Santos Mestre 01032005 Integral
  • Estágio Supervisionado

Objetivo Geral

Formar profissionais da área da educação habilitados ao ensino da Língua Portuguesa, somado as suas respectivas literaturas, reconhecendo, através de diferentes teorias, os fatos linguísticos e literários, tornando-os aptos a conduzir investigações sobre linguagem e problemas relacionados ao processo de ensino – aprendizagem relativos à língua, contribuindo, assim, para a formação de um profissional consciente de seu papel, capaz de refletir, interferir e transformar o seu ambiente, buscando ser, de forma crítica e construtiva, um agente multiplicador do conhecimento, através de um processo contínuo de sua construção.

Objetivos específicos

  • Oferecer uma formação pluralista e sólida, que permita o aprimoramento dos estudos;
  • Possibilitar experiências individuais de escola/comunidade, através da participação em trabalhos extraclasse ou de campo e/ou extensão;
  • Desenvolver atitudes críticas e criativas, estimulando a produção do conhecimento técnico – científico e integrando ensino – pesquisa e extensão com o desenvolvimento de práticas investigativas integradas aos conteúdos das disciplinas;
  • Desenvolver atitudes de compromisso social para uma ação profissional inserido na realidade sócio cultural e a consolidação de uma prática baseada em princípios éticos;
  • Desenvolver atitude e conhecimento necessário para uma atuação interpessoal;
  • Capacitar o aluno para o trabalho pedagógico na Educação Básica através de uma variedade de gêneros textuais que transcenda o exclusivo ensino normativo da língua, visando operar flexivelmente com as diversas linguagens do código oral e escrito, possibilitando sua atuação em diferentes contextos sociais, respeitando, assim, as diversidades culturais e linguísticas,
  • Analisar criticamente textos literários e identificar as relações de intertextualidade entre obras das literaturas de língua portuguesa e universais;
  • Aprofundar conhecimentos que permitam ao profissional da área de língua portuguesa e das suas literaturas refletir sobre as diferentes formas de linguagem;
  • Fazer uso de diversas formas de tecnologia, aplicando-as ao ensino da língua e das literaturas.
  • Desenvolver no profissional em formação valores e atitudes baseadas em princípios éticos pertinentes ao exercício da profissão;
  • Contribuir para a conscientização do licenciando quanto ao seu papel político na sociedade, enquanto formador de opiniões e agente direto das transformações e dos novos valores impostos por um mundo cada vez mais culturalmente globalizado.
  • Compreender que a sua função profissional encontra-se permeada de um processo contínuo de aprendizagem no binômio educador – educando.