V E S T I B U L A R 2017.2

Você pode não vê, mas os números estão em todo lugar e a Universidade Tiradentes possui os melhores deles. O curso de Matemática é reconhecido pelo MEC com conceito 4. Uma escolha exata para você.

Equações, fórmulas lógicas e inúmeras relações é o que se aprende em uma aula de Matemática, porém o licenciado nessa área leva consigo muito mais que isso, pois estudar na Unit não é só adicionar, mas também multiplicar conhecimento.

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Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Curso reconhecido pelo MEC

com conceito 4.

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados à prática das disciplinas.

Parceria

com escolas da rede pública e privada, para que o aluno vivencie o exercício da docência.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Pesquisa e monitorias

nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

A tecnologia, em especial a computação, materializou a matemática que saiu do campo teórico e tornou-se mais concreta. A matemática computacional é um mercado crescente, pois o estudo e a aplicação dos algoritmos são necessários para o desenvolvimento e ampliação dos mecanismos.

Desde o click até uma busca on-line há matemática. Inteligência artificial, realidade virtual aumentada e teletransporte são temas que extrapolam os filmes e passam a fazer parte das pesquisas diárias nos laboratórios, onde lá está o matemático. O setor financeiro também apresentam oportunidades, principalmente os bancos, nos departamentos de projeção de risco. Integrar equipes multidisciplinares, com engenheiros, físicos e químicos, estudando as lógicas e os números para a solução e prevenção de problemas é outra possibilidade. Além disso, em um país com alunos que possuem dificuldade na área de exatas, existe uma carência de docentes de Matemática e é este o mercado que mais necessita de profissionais.

Ao estudar na Unit, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados, com bolsas entre R$ 300 e R$ 724, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio. Ao concluir a graduação os salários iniciais superam aos R$ 1.500. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 6.000. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Solucionar problemas, analisando números e suas lógicas e trabalho para matemático. A formação profissional na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, desde o ensino em escolas da rede pública ou privada, de ensino fundamental e médio, até a matemática industrial, buscando otimizar a produção e o desempenho dos funcionários de uma organização.

Análise numérica, traduzindo modelos matemáticos para a linguagem de computadores; matemática computacional, desenvolvendo tecnologias e projetos para empresas; modelagem, trabalhando em parceria com físicos, químicos e engenheiros para antever e prevenir problemas; são algumas das possibilidades. A área é vasta e a escolha é sua!

  • Ensino em escolas da rede pública ou privada;
  • Otimizar a produção e o desempenho dos funcionários de uma organização;
  • Análise numérica, traduzindo modelos matemáticos para a linguagem de computadores;
  • Matemática computacional, desenvolvendo tecnologias e projetos para empresas;
  • Modelagem, trabalhando em parceria com físicos, químicos e engenheiros para antever e prevenir problemas.

Informações

Alex Sandro Barreto Melo, Graduado em Matemática, pela Universidade Tiradentes, mestre em Geofísica, pela Universidade Federal da Bahia. Possui 10 (dez) anos de experiência no magistério superior e há 1 (um) ano coordena o Curso.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Alex Sandro Barreto Melo Mestre 10/04/2002 Integral
  • Estagio Supervisionado de Ensino II
  • Estágio Supervisionado III
Betisabel Vilar de Jesus Santos Mestre 06/08/2001 Horista
  • Educação e Diversidade
Erica Dantas Pereira Gama Mestre 01/02/2002 Horista
  • Geometria Analítica E A Vetorial
Jorge Renato Johann Doutor 16/03/2017 Integral
  • Filosofia e Cidadania
José Maria Fernandez Corrales Filho Mestre 02/07/2001 Parcial
  • Geometria Espacial
  • Projeto Integrador II
Silvana Maria Faria Barros Especialista 11/10/2006 Horista
  • Matemática para Ensino Médio I

Objetivo Geral

Formar professores para atuarem nos ensinos Fundamental e Médio com uma sólida base científica, possibilitando vivências críticas da realidade educacional e experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos da Matemática.

Objetivos específicos

  • Fornecer aos discentes elementos históricos da matemática, propiciando a visão geral nas várias fases de sua evolução;
  • Orientar os discentes a resolver problemas através do uso de conceitos matemáticos abstratos;
  • Estimular o uso da lógica para criar hipóteses e teses;
  • Capacitar o discente a compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologia;
  • Propiciar conhecimentos e condições para análise do papel do professor de matemática nas relações sociais;
  • Capacitar os discentes a expressar-se: escrita e oralmente, com clareza e precisão;
  • Disseminar princípios ligados à competência docente, visando à melhoria da qualidade do ensino de matemática;
  • Fornecer orientações para que os futuros professores possam gerir seu autodesenvolvimento em face de modernização da sociedade atual;
  • Capacitar o discente na análise e seleção de material didático, propiciando elaboração de propostas alternativas de educação matemática;
  • Desenvolver técnicas de planejamento de cursos, estimulando a criação de novas metodologias pedagógicas para dinamizar o ensino da matemática.