V E S T I B U L A R UNIT

Eterno aprendiz o pedagogo transforma a educação e suas práticas diariamente. A construção de saberes promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo. Nosso primeiro bem adquirido, a educação é exercida em diversos espaços.

O curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes é reconhecido pelo MEC e oferece os melhores recursos para a sua formação. Estudar na Unit é ter educação como mola mestra para o desenvolvimento

ebook_pedagogia

Conheça nossa infraestrutura

Nossos Diferenciais

Reconhecido pelo MEC

Matriz curricular

completamente atualizada, que articula ensino, pesquisa e extensão para proporcionar a você uma vivência prática desde os primeiros períodos.

Parceira

com escolas da rede pública e privada, para que o aluno vivencie o exercício da docência.

Infraestrutura

com destaque para o complexo de modernos laboratórios, destinados à prática das disciplinas.

Corpo docente

composto por mestres e doutores, que vivenciam diariamente a prática da profissão e objetivam contribuir para o avanço da ciência.

Pesquisa e monitorias

Programas nos quais os alunos auxiliam os professores em investigações e aulas práticas, nos diversos laboratórios, promovendo a cooperação mútua, o avanço da ciência e o estabelecimento de novas práticas pedagógicas.

Práticas extensionistas

que viabilizam o contato com a comunidade e o enriquecimento da formação, desde os primeiros períodos.

Biblioteca moderna

com acervo atualizado e acesso aos principais periódicos do mundo, além de ambientes planejados para estudos e recursos tecnológicos de alto padrão.

Convênios

com instituições de destaque e programas de internacionalização, que permitem ao aluno vivenciar parte do curso no exterior, preparando-o para as complexidades da sociedade global.

Estudar na Unit

é ter a certeza de escolher uma universidade que oferta condições concretas para o desenvolver das suas atividades com excelência.

Mercado de Trabalho

Educação é a área de maior importância para o desenvolvimento de qualquer país. As tecnologias da informação e comunicação viabilizaram novos espaços de atuação e requisitam novas práticas pedagógicas, o que garante excelentes oportunidades de trabalho ao pedagogo. Além dos espaços já conhecidos, trabalhando em escolas como professor, coordenador, supervisor de ensino ou diretor, novos mercados estão requisitando o trabalho desse profissional. As empresas estão investindo na capacitação das equipes e na formação continuada e os hospitais desenvolvem ações educacionais com crianças e adolescentes enfermos.

Os supercriativos são logo capturados pelas empresas de fabricação de brinquedos pedagógicos ou pelas editoras, para escrever ou revisar materiais educativos. Assessorias e consultorias atuam em diversos segmentos e apresentam uma excelente oportunidade de negócio. Ao estudar na Unit, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados, com bolsas entre R$ 300 e R$ 724, ofertados pela própria instituição e empresas conveniadas, através da central de estágio.

Ao concluir a graduação os salários iniciais superam aos R$ 1.500. Ao longo da carreira a média salarial ultrapassa os R$ 7.000. Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Ser pedagogo é promover o aprendizado, atuando em qualquer das instâncias da educação. Qualificar a prática educativa e compreender o processo de formação do indivíduo é o trabalho diário deste profissional.

A formação na Unit viabiliza a atuação em diversas áreas, desde a gestão educacional em escolas do ensino básico ao superior, até a pedagogia empresarial, desenvolvendo projetos educacionais para empresas, ONGs e outras instituições.

Coordenar e dirigir instituições de ensino, lecionar no ensino fundamentar, dar assistência aos estudantes através de métodos pedagógicos, desenvolver projetos pedagógicos e material didático, elaborar políticas públicas. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor universitário? A área é vasta e a escolha é sua!

  • Gestão educacional
  • Coordenação pedagógica
  • Assessoria pedagógica
  • Direção e vice-direção de escolas da rede pública e particular
  • Coordenador ou Assessor de planejamento pedagógico

Informações

Viviane Andrade de Oliveira Dantas, Doutoranda em Educação - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGED/Universidade Federal de Sergipe-UFS; Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática- PPGECIMA/Universidade Federal de Sergipe-UFS (2014), especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Faculdade São Luis de França (2008), graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (2005). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (Educon/CNPq/UFS). Professora de Educação Básica da Rede Pública Estadual pela Diretoria de Educação de Aracaju-DEA, no Centro de Atendimento ao Menor-CENAM; Professora do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (UNIT); Coordenadora dos cursos de Pedagogia e História da Universidade Tiradentes (UNIT); Foi professora formadora do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Foi Coordenadora Regional de projetos sociais do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável-CIEDS/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Relação com o Saber, Situação de Fracasso Escolar, Medida Socioeducativa, Adolescentes em cumprimento medida socioeducativa de internação.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Ada Augusta Celestino Bezerra Doutor 07/02/2000 Integral
  • Pedagogia Social
  • TCC
  • Fundamentos em Gestão em Educação
  • Psicologia da Educação
Antonio Minoru Cabral Suzuki Especialista 05/09/2007 Parcial
  • Educação A E Sustentabilidade
Auro de Jesus Rodrigues Doutor 01/09/2003 Integral
  • Metodologia Científica
Betisabel Vilar de Jesus Santos Doutora 06/08/2001 Parcial
  • Fundamentos E M do Ensino Médio
  • História S da C E do Adolescente
  • TCC
  • Avaliação Educacional
  • Planejamento Educacional
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia
Hermeson Alves de Menezes Mestre 11/08/2011 Parcial
  • TCC
José Maria Fernandez Corrales Filho Mestre 02/07/2001 Parcial
  • Projeto Integrador IV
Margarida Maria Lima Almeida Mestre 01/08/1995 Horista
  • Leitura e Interpretação de Texto
Michelline Roberta Simões do Nascimento Mestre 01/08/2012 Integral
  • Educação e Saúde Escolar
  • Didática
  • Educação e Diversidade
Nanci Miyo Mitsumori Doutora 21/12/2009 Integral
  • Psicologia da Educação
  • Introdução à Psicopedagogia
Ronaldo Nunes Linhares Doutor 01/03/1988 Integral
  • Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação
Tereza Cristina Cerqueira da Graça Doutora 05/03/2003 Horista
  • Fundamentos História da Educação
  • Pedagogia na Empresa
  • TCC
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • Literatura Infanto Juvenil
Vanda Maria Campos Salmeron Dantas Mestre 25/02/2000 Horista
  • Educação e Diversidade
  • Didática
  • Pedagogia Hospitalar
  • Leitura e Produção de Texto
Viviane Andrade de Oliveira Dantas Mestre 02/02/2015 Integral
  • Fundamentos e metodologia da Educação de Jovens e Adultos
  • Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática
  • Pedagogia Social
  • Estatística Aplicada à Educação

Objetivo Geral

Formar profissionais da educação, para exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Educação Profissional, na área de gestão, serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógico e relações humanas, capacitando o Pedagogo nas habilidades e competências para pensar e agir de maneira interdisciplinar, enfrentando eticamente os desafios do conhecimento, da informação, dentro de um processo de articulação ensino-pesquisa-extensão.

Objetivos específicos

As atividades docentes abrangem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, indicando capacidades de:
  • Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas escolares e não-escolares;
  • Produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;
  • Compreender consistentemente como o fenômeno e a prática se dá em diferentes âmbitos e especialidades;
  • Desenvolver atitudes crítica e criativa, com relação à produção do conhecimento técnico-científico, sobretudo do conhecimento pedagógico;
  • atuar com pessoas com necessidades especiais, em diferentes níveis de organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
  •  Desenvolver no discente, habilidades e competências focadas no processo ensino-aprendizagem a fim de colaborar diretamente para a diminuição das taxas de analfabetismo, reprovação e evasão escolar nas séries iniciais do ensino fundamental;
  • Articular a atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  • Elaborar projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento e organização;
  • Promover uma sólida formação profissional, articulada com metodologias, habilitando o graduado a prosseguir sua aprendizagem, seja em cursos de pós-graduação ou de capacitação.