V E S T I B U L A R 2017.2
Carga horária 390 Horas
Periodicidade Online com encontro presencial para realização do Projeto Profissional (Prova presencial) ao final de cada módulo.
Horário Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio, desta forma, você organiza seu tempo e local de estudo. Ao final de cada módulo, o aluno irá ao polo de apoio presencial, no qual fez a matrícula e realizará, preferencialmente aos sábados, a prova do Projeto Profissional.
Local POLOS: Alagoinhas; Aracaju; Arapiraca; Caruaru; Estância; Feira de Santana; Garanhuns; Itabaiana; Lagarto; Maceió; Monte Alegre; Mossoró; Neópolis; Nossa Senhora da Dores; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Paulo Afonso; Petrolina; Poço Verde; Propriá; Recife; Salvador; Simão Dias; Tobias Barreto; Umbaúba; Vitória da Conquista. Escolha um dos polos listados e entregue a documentação necessária para efetivação da matrícula.
Investimento Curso não disponível em , clique para selecionar outra unidade
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Formar profissionais com identidade docente para a educação técnico e profissional. Propiciar a investigação de temáticas em torno das práticas docentes na educação profissional e tecnológica. Viabilizar a compreensão da tecnologia como prática transdisciplinar, articulando-a ao trabalho humano e suas relações com os processos técnicos.
Pedagogos, licenciados e profissionais com nível superior nas áreas afins.
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA
(horas)
EMENTA
Inovação e Criatividade
20
Conceitos de Criatividade e Inovação. Pensamento e Processo criativo: elementos, estrutura e dinâmica; Criatividade e Educação; Facilitação criativa docente.
Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação
20
Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.
Fundamentos Legais da educação inclusiva
20
Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade. Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.
Legislação Educacional e Políticas Públicas
30
Elementos Históricos para a compreensão da Legislação brasileira: Política: a essência. Estado: o Legislador. Educação: a prática. Elementos históricos da Legislação educacional brasileira. A Educação técnica profissional e as Leis de diretrizes da Educação: Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Tecnológica e Profissional. Organização do Ensino na LDB nº 4. 024 de 1961. Organização do Ensino na LDB nº 4. 024 de 1961. Organização do Ensino na LDB 9.394 de 1996.
Projeto Profissional I  (Prova presencial)
20
Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo I
Teorias da Aprendizagem e Docência no Ensino Superior
30
Desenvolvimento histórico das teorias da aprendizagem e dos respectivos conceitos: teoria, ensino, aprendizagem, organizadores e inteligência. Teorias da aprendizagem: Comportamental, Cognitiva e Humanista ou Psicanalítica.
Planejamento em Educação Profissional
30
Dimensões técnicas e políticas do planejamento na Educação Profissional: Fundamentos do planejamento participativo e do ensino por competência; Organização e funcionamento do ambiente escolar: espaços, tempos e interação entre os sujeitos da escola; Os sujeitos da escola; as características socioculturais dos educandos da educação profissional. Planejamento e Práticas de Ensino para a Educação Técnica e Profissional: Documentos Norteadores do Planejamento Educacional no Ensino Técnico e Profissional; O processo e os elementos essenciais do Planejamento; Projeto Político Pedagógico; Planejamento Curricular/ Plano de Curso/ Plano de Ensino-Aprendizagem e Aula e, Planejamento de Projetos de Trabalho.
Perspectivas Curriculares na Educação Técnico Profissional
30
A disciplina abordará temas que concorrem para a constituição do currículo voltado para o ensino técnico profissional, propondo: contextualização histórica das teorias curriculares e seus principais expoentes; tipos de currículo que as teorias curriculares propõem; Relações de poder, ideologia e controle social na construção e concepção de currículo; Fundamentos e Diretrizes Curriculares da Educação Profissional.
Empreendedorismo
30
Empreendedorismo, oportunidade de negócios, criatividade e visão empreendedora. Tipos de empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil e no mundo; empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Educação empreendedora; pedagogia empreendedora, criatividade e métodos para desenvolvimento da pedagogia empreendedora; empreendedorismo e o ensino técnico profissional. Plano de negócio.
Projeto Profissional II (Prova presencial)
20
Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo II
Educação, Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica
30
Concepções de Educação e de Trabalho. O trabalho como princípio educativo. A relação trabalho educação e o papel social, político e cultural da escola. Metodologia para o Ensino na Educação Profissional. A rede de educação profissional brasileira. A educação profissional e as entidades da sociedade civil. A reforma do ensino médio técnico: concepções, políticas e legislação. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade na educação de jovens e adultos. O ensino médio integrado à educação profissional: um projeto em construção para a educação de jovens e adultos.
Projetos Educacionais integrados a Educação Profissional
30
Educação profissional como política pública e legislação; A Trajetória da Educação Profissional no Brasil contextualizada segundo aspectos históricos, políticos e culturais; Valorização da pesquisa e das metodologias ativas como estratégias para a educação profissional unindo teoria e prática; A legalização da Educação e novas perspectivas para a profissionalização do Ensino; O desenvolvimento da observação crítica e destaque para a relevância da pesquisa engajada com a realidade educacional das escolas e/ou outras instituições – A busca pela qualidade da formação profissional no século XXI; Conhecimento tecnológico e novas tendências; Educação profissional Técnica (EPT) integrada ao ensino médio.
Didática na Educação Profissional de Nível Técnico
30
Concepção da Didática e tendências pedagógicas. Formação docente e sua prática na Educação Profissional. Planejamento: definição e relevância no trabalho pedagógico. Aprendizado baseado em Problemas – PBL. Avaliação na Educação Profissional.
Avaliação e Estágio em Educação Profissional
30
Avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação profissional: níveis da avaliação; concepções sobre o ato de avaliar e examinar; processo de avaliação a partir da LDB 9.394/1996; funções da avaliação. Estágio e suas inter-relações com a educação profissional: campo do conhecimento; legislação no Brasil; contribuições à formação e policromia das aprendizagens no campo do estágio.
Projeto Profissional III (Prova presencial)
20
Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo III
TCC
-
 Consiste na elaboração individual e apresentação de um TCC, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.

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