Cursos de Comunicação da Unit estão entre os melhores do País
De acordo com Enade, o curso de Jornalismo é o sexto melhor do País e o único do Nordeste classificado com Conceito
Preliminar de Curso – CPC – 4, numa escala de 1 a 5. Somente nove universidades com fins lucrativos atingiram
esse conceito em todo o território nacional. Além da sergipana Unit, três no Rio de Janeiro, três em São Paulo,
uma no Mato Grosso e outra no Paraná.
Já o bacharelado em Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes
é o oitavo melhor do Brasil e o único do Nordeste com CPC 4. Tendo como escopo as universidades com fins lucrativos,
apenas 12 instituições obtiveram esse conceito: a Unit, seis no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo e uma no
Mato Grosso. Em Sergipe, a Tiradentes supera a Universidade Federal, que tem os cursos de Jornalismo e Publicidade
avaliados com CPC 3.
“Resultados assim perpassam primeiramente pela qualificação dos nossos professores, mestres
e doutores habilitados a áreas específicas, bem como pela qualidade dos nossos laboratórios e das atividades
acadêmicas desenvolvidas. Foi muito gratificante perceber também o compromisso dos estudantes que participaram
do Enade. Nós discutimos muito, conversamos sobre a importância da prova, e a atenção dos alunos na execução
da prova contribuiu significativamente para este resultado”, analisa a coordenadora dos cursos de Comunicação
da Unit, professora Valéria Bonini.
“Quando o estudante e a instituição de ensino têm uma boa nota, necessariamente
são reconhecidos em todo o Brasil pela qualidade de ensino e aprendizagem. Os alunos que têm o perfil determinado
pela Portaria do MEC precisam fazer a prova e materializar aquilo que aprenderam durante todo o curso. Uma boa
nota é o certificado de que eles foram bem preparados pela instituição”, explica a professora Andrea Karla, coordenadora
do projeto Enade na Universidade Tiradentes.
Estrutura
A Unit possui o melhor Complexo de Comunicação Social
em Universidade do Nordeste, com estúdios de rádiojornalismo, TV, fotografia e laboratórios específicos de disciplinas,
como os de criação e redação publicitária e redação de jornal. O CCS é equipado com aparelhos de ponta, sempre
acessíveis aos alunos.
Os cursos de Jornalismo e Publicidade contam ainda com laboratórios de criatividade, de
novas tecnologias – com um computador conectado à internet tipo chromebook, que substitui o caderno, para cada
aluno. “No segundo semestre de 2017, termos implementado um laboratório que é de projeção de audiovisual para
a produção audiovisual, publicitária em TV e cinema, criação publicitária e comunicação visual. Contará com uma
grande tela de projeção e 40 poltronas de cinema”, revela a coordenadora dos cursos de Comunicação da Unit, professora
Valéria Bonini.
Projetos de extensão
Para preparar o aluno ao mercado de trabalho, os cursos de Publicidade e
Jornalismo realizam diversos projetos de extensão, dentre eles o Unit Noticias que é o telejornal laboratório
veiculado de segunda a sexta-feira em canal de TV aberta em Sergipe. “Não temos dados que evidenciam que outras
instituições tenham algo nesse nível”, comenta Bonini. Ainda tem o programa Notícias em 10 é de rádio, veiculado
no campus Farolândia e os alunos têm a oportunidade de aprender muito do mercado de trabalho na Agência Prática
Experimental. “Os alunos de Publicidade trabalham na criação de campanhas, produzem conteúdo para ser veiculado
em redes sociais. Os de jornalismo redigem textos e participam de todo processo criativo de cada job”, detalha.
O que o curso prevê é a interdisciplinariedade entre as disciplinas do mesmo período. “Então compomos trabalhos
que ‘conversam’ entre as disciplinas para que os alunos produzam material sempre completo e ainda desenvolvam
campanhas para projetos sociais, como Estrelas do Mar e Associação de Cordelistas e Repentistas do Estado de
Sergipe”, explica.
Preparação
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes
dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua
formação. O exame é obrigatório, aplicado desde 2004; a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada
área do conhecimento – a última prova aplicada para a área de Comunicação Social aconteceu em 2015.
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes
curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação
geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.
Unit, professores desenvolvem atividades com foco específico na preparação para o Enade, a exemplo dos aulões e revisões. “Algumas
mudanças promovidas recentemente pelo Ministério da Educação fizeram com que nós também tivéssemos que promover
mudanças, tanto na metodologia em sala de aula, como na forma de avaliação”, ressalta a professora de Jornalismo
Polyana Bittencourt. “A prova do Enade traz bastante atualidade e uma carga teórica significativa, por isso,
os professores são convidados a discutir com os alunos sobre questões teóricas e práticas, que refletem no mercado
de trabalho”, comenta o docente de Publicidade Leonardo Roeder. “A prova é tranquila, pois reflete tudo o que
você estudou no curso, não tem muito segredo”, avalia o egresso de Publicidade e Propaganda André Carvalho Araújo.
“Estou muito feliz, pois isso é bom para o curso e para o nosso currículo também”, resume a jornalista recém-formada
Ingrid Seemann, que, a exemplo de André, participou da última prova aplicada na área de Comunicação Social.
"Entenda porque os cursos de Comunicação da Unit estão entre os melhores do Brasil"