Libras

Curso de Extensão

Inscreva-se

Professor

daniel

Daniel Neves Pinto

Graduado em Educação Física pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) – Caxambu/MG. Especialização em Educação Especial pelo Centro Claretiano de Educação (São Paulo/SP). Mestrando em Educação pela Universidade de Jaén (Espanha). Possui o título PROLIBRAS, uso e ensino de nível superior certificado pelo INEP/MEC. Atualmente é Professor da Universidade Tiradentes (UNIT), atuante em cursos presenciais, EAD, Pós Graduação, Unit in Company e Cursos livres. Foi Professor substituto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade e Desenvolvimento Regional (GPSDR). Tem ampla experiência na docência em LIBRAS e Educação Especial. Foi jogador de futebol em clubes de renome em Minas Gerais. Experiência em Natação do bebê à Pré-adolescência e em Educação Física enfatizando Educação Física Adaptada. Capacidade de liderança e trabalho em diferentes tipos hierárquicos em deficiências.

Informações

Investimento: R$ 49,90.
R$ 39,90 (p/ professores).
Carga Horária: 20h
Forma de Pagamento: Boleto bancário
Data dos Encontros Semi-presenciais: 10, 17, 24 e 31 de outubro
Horário dos Encontros:
18h45min às 20h
Quantidade de parcelas: Única

Objetivo do Curso

  • Apropriar-se de conceitos e princípios norteadores da Língua de Sinais (LIBRAS), com vistas a estabelecer comunicação básica entre ouvintes e surdos por meio de processos específicos e de gêneros dramáticos e programáticos utilizados na linguagem cotidiana.

Objetivo do Aprendizagem

  • Conhecer os conceitos culturais e históricos no processo de ações inclusivas dos surdos, refletindo sobre os aspectos patológicos da surdez.
  • Desenvolver noções práticas de verbalização e sinalização, utilizando estruturas lexical, morfológica, sintática, semântica e pragmática da Libras.
  • Aplicar os conhecimentos básicos e domínios necessários à comunicação simples e direta com as pessoas surdas, com vistas a promover inclusão social e estimular as relações interpessoais.
  • Utilizar embasamentos cênicos, teóricos, práticos, técnicos, legislativos e pedagógicos em práticas interpretativas.

Conteúdo programático

Conteúdo Descrição
CONTEÚDO 1 Aspectos históricos, conceituais e sociais
CONTEÚDO 2 Estudos linguísticos
CONTEÚDO 3 Surdez e interação
CONTEÚDO 4 Língua de Sinais: saberes e fazeres

Metodologia:

Este curso semipresencial tem carga horária de vinte horas, distribuída no período de um mês, que corresponde a cinco horas/semanais de autoestudo. O desenvolvimento das atividades será por meio dos conteúdos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como: videoaula, fórum, podcast, verificação de aprendizagem, textos e links. O momento presencial incidirá em quatro aulas, transmitida via satélite para os polos, ministrada pelo professor do curso.

Avaliação:

O processo avaliativo consistirá na autoaprendizagem, sendo aferida pela realização das verificações de aprendizagem disponíveis no AVA.

Certificação:

A certificação terá como critérios o cumprimento da carga horária total (vinte horas) e a efetivação das verificações de aprendizagem. O certificado digital será emitido ao final do curso.