Dúvidas Frequentes

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação estabelecido pelo Ministério da Educação. O aluno inscrito para fazer o Enade que não comparecer para fazer a prova não poderá receber o certificado de conclusão de curso.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. O Enade faz parte do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

  • A prova
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova
  • O questionário do estudante
  • O questionário da coordenação do curso/habilitação

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.

Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Em 2011: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Em 2012: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo e Turismo; Gestão Comercial; Gestão de Recursos humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.

Em 2013: Biomedicina, Educação Física (Bacharelado); Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; Odontologia; Serviço Social.

Em 2014: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Eng. Ambiental, Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. de Mecânica, Eng. de Produção, Sistema de Informação, Ciências Biológicas, Geografia, História (Presencial e EAD), Letras Português, Letras Português Espanhol (EAD), Matemática, Educação Física, Pedagogia (Presencial e EAD), Informática (Presencial e EAD), Tecnológicos de Desenvolvimento de Sistemas e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

Serão avaliados pelo ENADE no ano de 2015 os cursos que conferem diploma de:

  • Bacharel: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Eng. Ambiental, Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. de Mecânica, Eng. de Produção, Sistema de Informação.
  • Licenciatura: Ciências Biológicas, Geografia, História (Presencial e EAD), Letras Português, Letras Português Espanhol (EAD), Matemática, Educação Física, Pedagogia (Presencial e EAD), Informática (Presencial e EAD).
  • Tecnológicos: Tecnológicos de Desenvolvimento de Sistemas e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

A prova será aplicada no dia 22 de novembro de 2015 (domingo), com início às 13 horas (horário de Brasília).

Ingressantes (Bacharelado, Licenciatura e Tecnológicos): aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2015.

Concluintes (Bacharelado e Licenciaturas): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.

Concluintes (tecnológicos): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrição.

Serão considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de realização do ENADE. Esses alunos serão inscritos pela instituição de ensino, mas não realizarão a prova do Enade.

Serão considerados estudantes concluintes aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES. Os alunos concluintes realizarão a prova do Enade

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do certificado de conclusão de curso, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá ser inscrito em Enades subsequentes para regularizar a situação.

Ficam dispensados do ENADE 2014 os estudantes de cursos não contemplados na Portaria Normativa nº 8, de 6 de Março de 2015.

  • I – os estudantes dos cursos descritos no art. 1º desta Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015; e
  • II – os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
  • O ENADE 2015 será aplicado no dia 22 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).