Linhas de pesquisa

LINHAS DE PESQUISA E PROJETOS INTEGRADORES


1- LABIMH – UNIRIO

Linha 1: Bases Moleculares, Celulares, Sistêmicas e Ambientais do Cuidado

Objetos específicos sobre os problemas humanos que dependam do cuidado e atenção multidisciplinares em Saúde. Prioriza os efeitos do Exercício Físico na Saúde e na Qualidade de Vida, orientando agendas de investigação, de interesses de reflexão e produção de conhecimento nas suas respectivas bases: Biológicas, Moleculares, Celulares e Sistêmicas.

Projeto Guarda Chuva: Drogadição e Exercício Físico

Coordenador: Prof. Dr. Lúcio Marques – Contato: +55 79 9912-1154


Linha 2: Exercício, Epigenética, Inflamação, Imunologia e Doenças Autoimunes

Centrada nos estudos dos efeitos do exercício físico e das práticas integrativas e complementares no processo saúde-doença sobre o organismo humano submetido aos métodos e processos de treinamento; considerando tanto o esporte de rendimento, como o esporte como lazer; visando a promoção e recuperação da saúde e qualidade de vida. Visa estabelecer as relações interdisciplinares com os aspectos bioquímicos, epigenéticos, imunológicos, inflamatórios e do desempenho físico na saúde e/ou doença autoimune.

Projeto Guarda Chuva: AIDS e Exercício Físico

Coordenador: Cristiane Kelly – Contato: +55 82 99803-0616


Linha 3: Condicionamento Físico, Autonomia Funcional e Qualidade de Vida de Idosos

Avaliar o impacto de distintos programas de exercício físico (inclusive de artes marciais adaptadas), sobre: a densidade mineral óssea (DMO), o condicionamento físico, a autonomia funcional e a qualidade de vida de idosos, em distintas situações de fragilidade, espiritualidade e ambiente. Os estudos sobre a DMO também serão realizados visando à profilaxia e terapia dos danos provocados por ambientes de baixa gravidade em quaisquer faixas etárias.

Projeto Guarda Chuva: MasterFitts –Condicionamento Físico do Idoso

Coordenador: Delson Lustosa – Contato: +55 79 99979-3447


2- LABIMH – UNIT

Linha 1: Políticas Públicas em Orientação da Vocação, Detecção e Desenvolvimento do Talento Esportivo

Visando contribuir com a elaboração de políticas públicas, a linha se debruça sobre o potencial de desenvolvimento humano e social; de melhoria da qualidade de vida, de promoção e de proteção da saúde, propiciados pelo esporte. Especial atenção é dada para as investigações sobre a orientação da vocação, a detecção e o desenvolvimento do talento esportivo, além do desenvolvimento de inovação e novas tecnologias vinculadas à linha.

Projeto Guarda Chuva: Orientação da Vocação e Detecção do Talento Esportivo

Coordenador: Michel Douglas – Contato: +55 79 99816-1476


Linha 2: Inclusão de Pessoas com Deficiência e Esporte Paralímpico

A linha engloba os estudos interdisciplinares focados na pessoa com necessidades especiais e o impacto que o Esporte possa vir a ter sobre sua saúde física e mental; autonomia, integração social e qualidade de vida. Especial atenção será dada ao desenvolvimento de inovação e novas tecnologias vinculadas à linha.

Projeto Guarda Chuva: Inclusão e Esporte Paralímpico

Coordenador: Divaldo Martins – Contato: +55 91 9112-3202


Linha 3: Neurociência, Stress e Saúde Mental

Estudar o impacto do exercício sobre: funções cognitivas; aspectos emocionais; respostas cronotrópicas e bioquímicas de indivíduos de distintas faixas etárias, saudáveis ou acometidos por transtornos mentais ou doenças neurodegenerativas. Enfoca também a observação da influência do estado mental durante o desempenho, bem como as intervenções através de práticas mentais, Biofeedback e demais tecnologias que venham a ser aplicáveis para melhorar a performance cognitiva e esportiva.

Projeto Guarda Chuva: MasterFitts –Alzheimer e Exercício Físico / Neurofisiologia e Saúde Mental

Coordenador: Camila Vorkapic – Contato: +55 79 99125-6932


Linha 4: Exercício e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Abordagem interdisciplinar sobre os efeitos de distintas intervenções sobre a saúde e a qualidade de vida de pessoas com Câncer, Síndrome Metabólica e demais agravos crônicos não transmissíveis. Especial atenção será dada ao entendimento dos fatores epigenéticos, inflamatórios, imunológicos e bioquímicos, das citadas patologias, bem como o desenvolvimento de inovação e novas tecnologias vinculadas à linha.

Projeto Guarda Chuva: Câncer e Exercício Físico

Coordenador: Cynthia Albuquerque – Contato: +55 79 9161-1611


3- LABIMH – UERR

Linha 1: Densidade Mineral Óssea, Condicionamento Físico, Autonomia Funcional e Qualidade de Vida de Idosos

Avaliar o impacto de distintos programas de exercício físico (inclusive de artes marciais adaptadas), sobre: a densidade mineral óssea (DMO), o condicionamento físico, a autonomia funcional e a qualidade de vida de idosos. Os estudos sobre a DMO também serão realizados visando à profilaxia e terapia dos danos provocados por ambientes de baixa gravidade em quaisquer faixas etárias.

Projeto Guarda Chuva: MasterFitts – Condicionamento Físico do Idoso

Coordenador: Carlos Antônio Feu Galiasso – Contato: +55 95 9126-0818


4- LABIMH – ISECENSA

Linha 1: Saúde, Performance e Desenvolvimento Humano

Investigar o entendimento dos mecanismos fisiológicos, nutricionais, da modulação da atividade cerebral e da neuroplasticidade favorecendo a aprendizagem, que permitem a ocorrência da adaptação do comportamento motor.

Projeto Guarda Chuva: Alzheimer e Exercício Físico

Coordenador: Mauricio Rocha Calomeni – Contato: +55 22 98812-9605