Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Cirurgia Minimamente Invasiva

Diferenciais do Curso

Aulas teóricas ministradas por especialistas em destaque no cenário nacional e internacional; Transmissão de cirurgias ao vivo para o auditório do hospital, proporcionando interação em tempo real entre alunos e cirurgiões. Aulas práticas em animais e plataformas de treinamento exclusivas. Estágio supervisionado em serviços de cirurgia, possibilitando o acompanhamento da rotina cirúrgica dos professores e equipe.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 460 horas
  • Periodicidade Um encontro mensal
  • Horário Quinta-feira: 14h às 18h e 19h às 22h Sexta-feira: 8h às 12h e 14h às 18h Sábado: 8h às 16h
  • Local Campus Farolândia
  • Investimento 15 parcelas de R$ 3.200,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, 15 parcelas de R$ 2.560,00

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral: Capacitar o profissional médico a aplicar a cirurgia minimante invasiva em sua especialidade, através de formação médica continuada, abordando os assuntos mais recentes na área de interesse, aliando aulas teóricas e práticas.  
Específicos:
  • Capacitar  cirurgiões em técnicas minimamente invasivas;
  • Treinar cirurgiões para adquirir as habilidades necessárias para sua prática, de forma eficiente e segura;
 
Médicos-cirurgiões e residentes das áreas de cirurgia geral, aparelho digestivo, oncológica e colorretal.     CRITÉRIO DE SELEÇÃO : Avaliação Curricular e Entrevista
Simulação de ambientes competitivos orientados para objetivos específicos de cada disciplina; Palestras e conferências focadas no objetivo do curso e segundo os interesses dos participantes; Aulas práticas em animais e treinamento simulado em plataformas; Estágio supervisionado obrigatório em centros cirúrgicos de hospitais (Hospital Santa Isabel)
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Introdução à laparoscopia e novos acessos 43 Demonstrar ao aluno conceitos fundamentais para a prática da videocirurgia e aspectos relacionados a equipamentos, instrumentos, hemostasia, sutura e novos acessos.
Fígado, pâncreas e vias biliares 43 Reconhecer quais as melhores técnicas de CMMI nas modalidades hepáticas, biliares e pancreáticas.
Trato digestivo alto 43 Possibilitar ao aluno reconhecer quais as melhores indicações para o uso da CMMI nas doenças esofágicas, gástricas e duodenais.
Hérnias da parede abdominal 43 Possibilitar ao aluno reconhecer quais as modernas técnicas de hernioplastias nos defeitos da parede abdominal, suas aplicações e avanços.
Obesidade e cirurgia metabólica / OBESOLAP 43 Possibilitar ao aluno conhecer as técnicas e procedimentos cirúrgicos para tratamento da obesidade mórbida e síndrome metabólica.
Cirurgia oncológica 43 Possibilitar ao aluno conhecer as técnicas e procedimentos cirúrgicos para realização de procedimento oncológicos.
Imersão em prática experimental 43 Possibilitar ao aluno uma maior exposição a atividade prática com maior tempo de treinamento para aquisição, desenvolvimento e aprimoramento das habilidades relacionadas a técnica laparoscópica.
Cirurgia Colorretal 43 Atualizações sobre patologias clínicas, conhecimento teórico dos aspectos anatômicos e técnicas cirúrgicas.
Metodologia da pesquisa e projeto final de curso 60 Monografia, relato de caso ou revisão bibliográfica; Definição do tema do trabalho e orientador durante ano letivo. Mínimo de 3 orientações documentadas,  presenciais  ou por e-mail. Aluno só se apresentará à banca após aprovação do orientador; Apresentação em banca de um vídeo (relacionado ao trabalho escrito) com o aluno atuando como cirurgião principal ou  1º auxiliar; Banca avaliadora composta por orientador, examinador e professor convidado.
Estágio supervisionado 56 Estágio obrigatório no centro cirúrgico do hospital de Aracaju, acompanhando as atividades clínicas e cirúrgicas do corpo docente do curso.
Total 460  
Coordenação
Sônia Oliveira Lima E-mail: sonialima.cirurgia@gmail.com Telefone: (79) 9.9982-9146   Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1980), mestrado (1985) e doutorado (1989) em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo. Especialização em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo. Especialização em Ensino Universitário pela UNAERP-SP (1985). Habilitação em Videocirurgia. Professora doutora da Universidade Tiradentes, integrando o grupo de mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente, e professora associada doutora da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora da Residência médica em Cirurgia Geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel (2016). Coordenadora de Habilidades Cirurgicas da Faculdade de Medicina da Universidade Tiradentes (2009-Presente). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral - Conselho Federal de Medicina (1984), Aparelho Digestivo - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (1991). Desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: regeneração e afecções hepáticas, fitoterapia, agravos domésticos e urbanos, infecções virais, laparoscopia, hiperidrose, simpatectomias torácica e lombar videoendoscópicas, cirurgia geral e traumatológica.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/9026554250991645
Universidade Tiradentes
0800 729 2100