Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019

Didática, Docência e Tutoria na Educação a Distância

Diferenciais do Curso

O curso potencializa:
  • As práticas profissionais sob um enfoque do campo conceitual e prático.
  • Durante o curso, com o intuito de inserir o aluno no contexto do Trabalho é desenvolvido o Projeto Profissional, mobilizando ações de diagnóstico e intervenção em sua área de atuação. O Projeto Profissional é transversal ao curso possui acompanhamento docente que fornece subsídios para a construção do TCC.
  • Interface que permite em tempo real maior interatividade entre docente e alunos possibilitando uma construção colaborativa do conhecimento.
  • Mediação docente com formação na área.

Alexandre Meneses Chagas
Doutor em Educação, PPED/Universidade Tiradentes; Mestre em Educação (PPED/Universidade Tiradentes). Pós-graduado em: Gestão de marketing e Docência e Tutoria em EAD; e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). Atua desde 2002 no núcleo de educação a distância da UNIT como supervisor de conteúdos midiáticos, na elaboração e produção de material para EAD.
Lucas Cerqueira do Vale
Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Salvador. Tendo mais de 10 anos de experiência em educação a distância atualmente é Gerente de Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação a Distância - DED da Sociedade de Educação Tiradentes responsável pelas inovações, desenvolvimento e gestão de tecnologias Educacionais.

O que está esperando?
  • Efetive sua matrícula entregando no polo ou enviando via e-mail a documentação.
Documentação necessária para matrícula:
  • RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Ao efetivar a sua matrícula (com a entrega da documentação e assinatura do contrato) você receberá a senha de ingresso ao Magister e poderá cursar a Ambientação em EAD acessando  o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na Ambientação, você experimentará todos os recursos disponíveis no (AVA).
 

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 380 horas
  • Periodicidade Online com encontro presencial (Prova presencial) ao final do curso.
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio. Ao final do curso, você irá ao polo de apoio presencial, no qual fez a matrícula e realizará a apresentação presencial do Projeto Profissional e do TCC.
  • Local • Abrangência em todo o Brasil e exterior. • Polos para realização do encontro presencial ao final do curso: • Sergipe: Aracaju (Centro, Farolândia); Estância; Itabaiana; Lagarto; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Tobias Barreto; Umbaúba. • Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. • Alagoas: Arapiraca; Maceió. • Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina. • Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula R$ 69,90 + 18 parcelas de R$ 199,00, totalizando R$ 3.651,90
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula R$ 69,90 + 18 parcelas de R$ 159,20, totalizando R$ 2.935,50

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral:
  • Proporcionar a formação e atualização de profissionais com identidade docente, contribuindo para disseminação de conhecimentos e informações no que tange às especificidades da educação a distância.
Específicos:
  • Desenvolver competências ao exercício da docência e tutoria no ensino a distância.
  • Instrumentalizar os profissionais para a didática em educação a distância.
  • Entender o papel do docente na educação a distância, bem como sua importância nos processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.
Profissionais e estudiosos que possuam graduação nas diversas áreas do conhecimento que tenham interesse pela educação, especificamente na modalidade à distância.

Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line).

Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis.

Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA.

Todas as atividades serão realizadas online, no AVA.

Durante todo o curso o aluno desenvolve o Projeto Profissional, norteador para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Inovação e Criatividade

20

Conceitos de Criatividade e Inovação. Pensamento e Processo criativo: elementos, estrutura e dinâmica; Criatividade e Educação; Facilitação criativa docente.
Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação

20

Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.
Fundamentos Legais da Educação Inclusiva

20

Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade. Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.
Legislação Educacional e Políticas Públicas

30

Elementos Históricos para a compreensão da Legislação brasileira: Política: a essência. Estado: o Legislador. Educação: a prática. Elementos históricos da Legislação educacional brasileira. A Educação técnica profissional e as Leis de diretrizes da Educação: Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Tecnológica e Profissional. Organização do Ensino na LDB nº 4. 024 de 1961. Organização do Ensino na LDB nº 4. 024 de 1961. Organização do Ensino na LDB 9.394 de 1996.
Projeto Profissional I

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Teorias da Aprendizagem e Docência no Ensino Superior

30

Desenvolvimento histórico das teorias da aprendizagem e dos respectivos conceitos: teoria, ensino, aprendizagem, organizadores e inteligência. Teorias da aprendizagem: Comportamental, Cognitiva e Humanista ou Psicanalítica.
Gestão na EAD  

30

A gestão da comunicação na EAD. Perfil do gestor da EAD. Processos acadêmicos e o gestor da EAD. A gestão de pessoas.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Aprendizagem Significativa  

30

Sala de aula invertida. Plataformas de ensino e sua utilização na EAD. Aprendizagem significativa em EAD; Conceito de ambientes virtuais; Características de AVAs e exemplificação; Uso de aplicativos específicos; Proposta de uma aula a distância usando AVAs e outros aplicativos específicos.
Empreendedorismo

30

Empreendedorismo, oportunidade de negócios, criatividade e visão empreendedora. Tipos de empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil e no mundo; empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Educação empreendedora; pedagogia empreendedora, criatividade e métodos para desenvolvimento da pedagogia empreendedora; empreendedorismo e o ensino técnico profissional. Plano de negócio.
Projeto Profissional II

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Docência e Mediação na EAD

30

Fundamentos da EAD. Organização de sistemas de EAD: processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Relação EAD e o presencial, avanços da EAD no mundo, do Lato ao Stricto senso.
Estratégias Didáticas em EAD  

30

Didática e aplicação nos espaços de aprendizagem em EAD. Concepção da Didática e tendências pedagógicas. Formação docente e sua prática na EAD. Planejamento: definição e relevância no trabalho pedagógico. Aprendizado baseado em Problemas – PBL. Avaliação na EAD.
Avaliação em EAD  

20

Avaliação da aprendizagem na EAD. Concepções sobre o ato de avaliar e examinar. Processo de avaliação a partir da LDB 9.394/1996. Funções da avaliação.
Design de Material e Conteúdo em EAD  

30

Produção e avaliação de materiais didáticos impressos, digitais e web para a Educação a Distância. Conceito de Materiais Didáticos impressos e web para Educação a Distância. Elementos para o desenvolvimento de materiais para Educação a Distância.
Projeto Profissional III

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

-

O TCC consiste na elaboração individual e apresentação de um artigo, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Total

380

 

Coordenação

Cristiane de Souza Santana Lima

E-mail: cristiane_souza@unit.br

Telefone: (79) 999710268


Possui Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes (2013), especialização em Metodologias do Ensino Superior (FIB), graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia (2002). É assessora da Coordenação de extensão da Universidade Tiradentes e professora titular da Universidade Tiradentes, lecionou diferentes disciplinas nas áreas de Ética, Biologia, Ecologia, Legislação, Meio ambiente dentre outras. Coordena eventos de extensão universitária da Unit, assim como projetos sociais, programas de bolsa de extensão e coordena o Grupo Gestor de Extensão da Unit. Tem ampla experiência nas áreas de Educação e Gestão, com ênfase em Coordenação e Orientação Pedagógica e atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Ciências Biológicas, extensão universitária, meio ambiente, história da educação, instituições educacionais e ética.
http://lattes.cnpq.br/9926829714242863

Corpo Docente


Nome Titulação IES da titulação
 
Alexandre Meneses Chagas http://lattes.cnpq.br/1110448994429347

Doutor

UNIT


Andrea Karla Ferreira Nunes http://lattes.cnpq.br/8709325697410346

Doutora

UFS


Rita de Cássia Amorim Barroso http://lattes.cnpq.br/8549366772735336

Doutora

PUCRS


Luzia Cristina de Melo Santos Galvão http://lattes.cnpq.br/7008268548251495

Mestre

UFS


Jaqueline Neves Moreira http://lattes.cnpq.br/1971940011740969

Mestre

UFS

 

Lucas Cerqueira do Vale http://lattes.cnpq.br/6423730161084180

Mestre

UNIT


Daniel Neves Pinto http://lattes.cnpq.br/7112344378494836
Mestre
Universidade de Jaén

Patricia de Sousa Nunes Silva http://lattes.cnpq.br/1552541624923023

Doutora

UFS

 
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490