Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.1

Didática, Docência e Tutoria na Educação a Distância

Diferenciais do Curso

Ao efetivar a sua matrícula você já pode cursar a Ambientação em EAD e experimentar todos os recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

  • Documentação necessária para matrícula: RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).
     

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 380 horas
  • Periodicidade Online. Ao final dos módulos será realizado presencialmente, no polo no qual fez a matrícula, o Projeto Profissional (Prova Presencial).
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio.
  • Local POLOS - Sergipe: Aracaju; Estância; Itabaiana; Lagarto; Monte Alegre; Neópolis; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Simão Dias; Tobias Barreto; Umbaúba. Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. Alagoas: Arapiraca; Maceió. Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina; Recife. Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula + 18 X R$ 199,00
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula + 18 parcelas de R$ 159,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Proporcionar a formação e atualização de profissionais com identidade docente, contribuindo para disseminação de conhecimentos e informações no que tange às especificidades da educação a distância. Desenvolver competências ao exercício da docência e tutoria no ensino a distância. Instrumentalizar os profissionais para a didática em educação a distância. Entender o papel do docente na educação a distância, bem como sua importância nos processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade.
Profissionais e estudiosos que possuam graduação nas diversas áreas do conhecimento que tenham interesse pela educação, especificamente na modalidade à distância.
Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line). Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis. Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA. Todas as atividades serão realizadas no AVA, com exceção da prova presencial que será realizada preferencialmente aos sábados, no polo no qual o aluno fez sua matrícula.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Inovação e Criatividade 20 Conceitos de Criatividade e Inovação. Pensamento e Processo criativo: elementos, estrutura e dinâmica; Criatividade e Educação; Facilitação criativa docente
Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação 20 Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.
Fundamentos Legais da educação inclusiva 20 Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade. Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.
Legislação Educacional e Políticas Públicas 30 Elementos Históricos para a compreensão da Legislação brasileira: Política: a essência. Estado: o Legislador. Educação: a prática. Elementos históricos da Legislação educacional brasileira. A Educação técnica profissional e as Leis de diretrizes da Educação: Lei de Diretrizes e Bases e a Educação Tecnológica e Profissional. Organização do Ensino na LDB nº 4. 024 de 1961. Organização do Ensino na LDB nº 4. 024 de 1961. Organização do Ensino na LDB 9.394 de 1996.  Financiamento da Educação Básica. Desafios atuais para a Educação brasileira
Projeto Profissional I (Prova Presencial) 20 Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo I
Teorias da Aprendizagem e Docência no Ensino Superior 30 Desenvolvimento histórico das teorias da aprendizagem e dos respectivos conceitos: teoria, ensino, aprendizagem, organizadores e inteligência. Teorias da aprendizagem: Comportamental, Cognitiva e Humanista ou Psicanalítica.
Gestão na EAD   30 A gestão da comunicação na EAD. Perfil do gestor da EAD. Processos acadêmicos e o gestor da EAD. A gestão de pessoas.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Aprendizagem Significativa   30 Sala de aula invertida. Plataformas de ensino e sua utilização na EAD. Aprendizagem significativa em EAD; Conceito de ambientes virtuais; Características de AVAs e exemplificação; Uso de aplicativos específicos; Proposta de uma aula a distância usando AVAs e outros aplicativos específicos.
Empreendedorismo 30 Empreendedorismo, oportunidade de negócios, criatividade e visão empreendedora. Tipos de empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil e no mundo; empreendedorismo por necessidade e por oportunidade. Educação empreendedora; pedagogia empreendedora, criatividade e métodos para desenvolvimento da pedagogia empreendedora; empreendedorismo e o ensino técnico profissional. Plano de negócio.
Projeto Profissional II 20 Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo II
Docência e Mediação na EAD   30 Fundamentos da EAD. Organização de sistemas de EAD: processo de comunicação, processo de tutoria, avaliação, processo de gestão e produção de material didático. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Relação EAD e o presencial, avanços da EAD no mundo, do Lato ao Stricto senso.
Estratégias Didáticas em EAD   30 Didática e aplicação nos espaços de aprendizagem em EAD. Concepção da Didática e tendências pedagógicas. Formação docente e sua prática na EAD. Planejamento: definição e relevância no trabalho pedagógico. Aprendizado baseado em Problemas – PBL. Avaliação na EAD.
Avaliação em EAD   20 Avaliação da aprendizagem na EAD. Concepções sobre o ato de avaliar e examinar. Processo de avaliação a partir da LDB 9.394/1996. Funções da avaliação.
Design de Material e Conteúdo em EAD   30 Produção e avaliação de materiais didáticos impressos, digitais e web para a Educação a Distância. Conceito de Materiais Didáticos impressos e web para Educação a Distância. Elementos para o desenvolvimento de materiais para Educação a Distância.
Projeto Profissional III 20 Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo III
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - Consiste na elaboração individual e apresentação de um TCC, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Total 380  
Coordenação
Ana Maria Plech de Brito E-mail: ana_brito@unit.br Telefone: (79) 998985166
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1988), especialização em Marketing e Propaganda - pela Faculdade Jorge Amado (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes (2013). Atuou como Orientadora Educacional e Coordenadora na educação básica, consultora pedagógica - Pedagogic Assessoria Educacional assumiu a Coordenação Pedagógica de Projeto de Graduação na Modalidade a Distância dos cursos da Universidade Tiradentes de março de 2011 até julho de 2015. Tem experiência em docência do ensino superior na modalidade EAD e presencial, na área de Educação, atualmente atua como docente nos cursos EAD de Pedagogia e Administração na Universidade Tiradentes e está atuando como Assessora Educacional Senior na Superintendência Acadêmica da Universidade Tiradentes. Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/7071399124932418

Corpo Docente

Nome Titulação IES
Vera Maria Tindó Freire Ribeiro (conteudista)
  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411264Y1
Mestre UNIT
Vera Maria dos Santos (conteudista) Mestre UNIT
Angélica de Fatima Piovesan
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481016H9
Doutora UNIT
Dênia Falção de Bittencourt (conteudista)
  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795761D4
Doutora USP
Ucineide Rodrigues Rocha Moreira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263914A8
Mestre UFS
Patrícia Batista dos Santos (conteudista)
  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245360T6
Mestre UFS
Ana Maria Plech de Brito (conteudista)
  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268751A5
Mestre UNIT
Patrícia de Sousa Nunes Silva
http://lattes.cnpq.br/1552541624923023
Mestre IFS
Carla Rocha de Almeida (conteudista)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8318919E6
Especialista UFS
Marcio José Fidelis Neri
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231838Z4
Mestre UFS
Alexandre Meneses Chagas
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776657H8
Mestre UNIT
Andrea Karla Ferreira Nunes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766484A6
Doutora UFS
Rita de Cássia Amorim Santos (conteudista)
  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextu/visualizacv.do?id=K4509126T5
Doutora PUCRS
Luzia Cristina de Melo Santos Galvão (conteudista)
  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466449J0
Mestre UFS
Universidade Tiradentes
0800 729 2100