Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Didática e Metodologia do Ensino Superior (Carga Horária 40h)

Diferenciais do Curso

As peculiaridades do curso estão em promover uma formação dos discentes sobre Didática e metodologia tanto de forma teórica e prática.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 40 horas
  • Periodicidade Preferencialmente quinzenais
  • Horário 1ª Turma: Quarta-feira e Quinta-feira: das 18h às 22h / 2ª Turma: Sexta-feira: das 18h às 22h; e Sábado: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Local Universidade Tiradentes – Campus Aracaju Farolândia
  • Investimento 2 parcelas de R$ 200,00, totalizando R$ 400,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, a partir da 2° parcela,sendo uma parcela de R$200,00 + 1 parcela de R$160,00 , totalizando R$ 360,00

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Apresentar a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem partir do espaço universitário que busca proporcionar a interação entre educação e sociedade. Além de estimular o desenvolvimento perante os discentes de uma postura reflexivo-crítica, científica e criativa sobre o papel do professor, da educação e do processo ensino-aprendizagem no Ensino Superior com o intuito de favorecer o conhecimento e aperfeiçoamento das diferentes práticas didáticas comuns no âmbito do ensino superior com destaque para o uso de tecnologias educativas, planejamento e avaliação que compõem a docência do ensino superior
Alunos de diferentes áreas do Campo do saber que tenham interesse em aprofundar o conhecimento epistemológico da docência do ensino superior, além disso, terá contato com os procedimentos metodológicos da pesquisa acadêmica.
Visando a concretização dos objetivos propostos e conteúdos previstos para o curso em questão, a disciplina se desenvolverá, a partir de aulas expositivas dialogadas e momentos interativos como: dinâmicas de grupo, análises de experiências didáticas, estudo de caso, trabalhos individuais e em grupos. Além disso, privilegiaremos os pressupostos e concepções teóricas sobre a docência no ensino superior e planejamento didático com o intuito de sensibilizar o aluno a refletir sobre a prática docente, assim como a se posicionar diante das questões emergentes do campo da docência no Ensino Superior.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
  Didática e Metodologia do Ensino Superior     40 A disciplina em questão enfatiza  a natureza histórica, filosófica e estrutural das práticas  de docência e os processos  didáticos  no Ensino Superior no Brasil;  Além de  destacar  as principais as características e as maiores dificuldades de alunos e professores nas instituições de Ensino Superior; o Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino as abordagens em educação; os diferentes métodos pedagógicos; o currículo; as percepções e as habilidades básicas operatórias  sejam elas: visuais, auditivas e cinestésicas; o composto de inteligências - as múltiplas inteligências, a inteligência emocional e a inteligência espiritual; o ciclo docente (planejamento, currículo execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem); além de  enfatizar a metodologias didáticas na docência no ensino superior; avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos; a relação pedagógica na aula universitária e mediação docente a relação professor-aluno; as comunicações intergrupais no Ensino Superior no Brasil e a questão da liderança em sala de aula.
Total 40  
Professores
Nome completo   Titulação   IES
João Mouzart de Oliveira Junior E-mail: joaomouzart21@hotmail.com Telefone: (79) 9.8825-4513   Doutorando no programa multidisciplinar pós - graduação em estudos étnicos e africanos /UFBA; Mestre em antropologia social pela Universidade Federal de Sergipe; é especialista nas áreas de: didática e metodologia do ensino superior e gestão escolar: pedagogia empresarial, possui graduação em historia e arqueologia. Membro do grupo de pesquisa GERTS- Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas. Tem experiência na área de história, com ênfase em historia da diáspora africana, atuando principalmente nos seguintes temas: irmandade, religiosidade e poder, laranjeiras, patrimônio e arqueologia, gênero feminino, preservação, patrimônio e descaso, quilombo, racismo e cultura afro-brasileira.   Lattes: http://lattes.cnpq.br/2005290959378315 Mestre UFS
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490