Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.2

EDITAL PEIEX

Diferenciais do Curso

EDITAL Nº 01/2019 – EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO E ESTÁGIO PARA O PROJETO DE EXTENSÃO INDUSTRIAL EXPORTADORA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO - PEIEX


O objeto desse edital é a seleção de bolsistas de extensão e de estágio, voltadas aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tiradentes, que atuarão no Projeto de Extensão Industrial Exportadora, no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, no Núcleo Operacional em Aracaju.
O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que firmou um convênio com a Universidade Tiradentes (UNIT), sob o número 4902/2018 para que essa instituição execute o programa na região Metropolitana de Aracaju e outros municípios com potencial exportador do estado de Sergipe.
RESULTADO FINAL RETIFICADO DA SELEÇÃO PARA BOLSA DE EXTENSÃO E ESTÁGIO
Comissão de Avaliação - 01 de julho de 2019

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PARA BOLSA DE EXTENSÃO E DE ESTÁGIO POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO E EXCEDENTES
Comissão de Avaliação - 27 de junho de 2019 às 23h
TREINAMENTO METODOLOGIA PEIEX e SISTEMA DYNAMICS – ARACAJU – SE
Local: Unit Farolândia; Bloco F.
Os candidatos classificados obrigatoriedade devem participar em todos os dias e horários definidos acima.
Os candidatos excedentes estão convidados a participar do treinamento (02 a 05/07/2019), sem contrapartida da contratação.

RESULTADO DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS E EXCEDENTES DA SEGUNDA ETAPA: APRESENTAÇÃO DO PITCH E ENTREVISTA
Comissão de Avaliação - 25 de junho de 2019 às 19h17

RESULTADO POR ORDEM ALFABÉTICA DOS CANDIDATOS APROVADOS NA 1ª ETAPA – ANÁLISE DE CURRÍCULO LATTES E HISTÓRICO ACADÊMICO POR TIPO DE BOLSA DE EXTENSÃO E DE ESTÁGIO Comissão de Avaliação - 17 de junho de 2019 às 14h
21 de junho de 2019 - DATA E HORÁRIOS DA SEGUNDA ETAPA PITCH E ENTREVISTA
Local: Universidade Tiradentes - Bloco F (1º andar) - Anfiteatro 
Comissão de Avaliação - 17 de junho de 2019 às 14h38
     
EDITAL Nº 01/2019 PEIEX - UNIT
Documentos para consulta:
Proposta de convenio
Convênio de Cooperação Técnica e Financeira Nº 4902/2018
Projeto Extensão Industrial Exportadora_PEIEX _UNIT
CATEGORIA DE BOLSA
VALOR (R$)
NÚMERO DE VAGAS
Bolsa de extensão tipo I, Monitor

5.900,00

1 vaga

Bolsa de extensão tipo II, Técnico

4.800,00

2 vagas

Bolsa de estágio, Apoio Técnico

750,00

2 vagas


 
TREINAMENTO METODOLOGIA PEIEX e SISTEMA DYNAMICS – ARACAJU – SE
Período Data
01/07 02/07 03/07 04/07 05/07

Manhã

9h às 12h

-
Treinamento Metodologia PEIEX (Coordenador, Equipe Técnica) Treinamento Metodologia PEIEX (Coordenador, Equipe Técnica) Treinamento Metodologia PEIEX (Coordenador, Equipe Técnica) CRM – Dynamics (Monitora e estagiários

Tarde

14h às 18h

Coordenador, Monitor(a) e Pessoas acessam o Fênix Treinamento Metodologia PEIEX (Coordenador, Equipe Técnica) Treinamento Metodologia PEIEX (Coordenador, Equipe Técnica) CRM – Dynamics (Monitor(a) e Equipe Técnica) CRM – Dynamics (Monitor(a) e estagiários

Características

  • Carga Horária
  • Periodicidade
  • Horário
  • Local
  • Investimento
  • Benefício

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

O objeto desse edital é a seleção de bolsistas de extensão e de estágio, voltadas aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tiradentes, que atuarão no Projeto de Extensão Industrial Exportadora, no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, no Núcleo Operacional em Aracaju.  

  • Bolsa de extensão tipo I para atuar como Monitor:
Ser aluno regularmente matriculado em curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu da Universidade Tiradentes (UNIT), preferencialmente em áreas correlatas às graduações em Comércio Exterior, Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Relações Internacionais, com desejável nível intermediário de Inglês e/ou Espanhol.
  • Bolsa de extensão tipo II para atuar como Técnico:
Ser aluno regularmente matriculado em curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu da Universidade Tiradentes (UNIT), preferencialmente em áreas correlatas às graduações em Comércio Exterior, Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Relações Internacionais, com desejável nível intermediário de Inglês e/ou Espanhol.
  • Bolsa de estágio de graduação para atuar como Apoio Técnico:
Ser aluno matriculado em cursos de graduação da Universidade Tiradentes (UNIT), preferencialmente em Engenharias, Direito, Administração e Ciências Contábeis, com desejável nível básico de Inglês e/ou Espanhol.

Os bolsistas de extensão e de estágio atuarão no Projeto de Extensão Industrial Exportadora, no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX, no Núcleo Operacional em Aracaju (NOPA) que consiste em um grupo de alunos e professores para qualificar empresas brasileiras para exportação.

Para isso, serão selecionadas, bolsas de extensão e de estágio para o NOPA, distribuídas de acordo com os requisitos necessários para execução das atividades. As bolsas serão direcionadas exclusivamente aos alunos da graduação, e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da Universidade Tiradentes, com foco explícito em práticas e metodologias em conformidade com o objetivo do PEIEX, que é qualificar as empresas para exportação.

A equipe será selecionada por meio de edital, será composta por bolsistas de extensão (um monitor e dois técnicos) e por bolsistas de estágio (dois apoios técnicos).

Os bolsistas serão preparados por meio da capacitação para exportação; aprofundará a capacidade de liderança, negociação, planejamento, organização, visão estratégica e transmissão de seus conhecimentos, aplicando-os nas empresas; dialogará na definição de estratégias, cumprimento de metas, diagnósticos, análises, validação de relatórios das empresas atendida pelo NOPA; contribuirá com o processo de identificação e implementação de melhorias do PEIEX conduzido pelo Núcleo Gestor do PEIEX, quando solicitado; dialogará com as empresas atendidas pelo Núcleo Operacional sobre as questões referentes a sua inserção, compromissos e atuação no mercado internacional; auxiliará as empresas a adquirir as competências necessárias para iniciar a exportação de seus produtos ou serviços; prospectará novas empresas para atendimento pelo PEIEX, dentre outras competências que incorporarão saberes e fazeres diversos no campo específico da sua atuação.

Os bolsistas selecionados participarão de treinamento presencial na Universidade Tiradentes, com o objetivo de conhecerem a metodologia e a prática de qualificação das empresas utilizado no Programa PEIEX. Além da orientação pedagógica direcionada para atuar no NOPA, haverão também capacitação e treinamento que serão ministrados por profissionais da Apex-Brasil.

A comunicação entre a UNIT e a Apex-Brasil será efetivada pelo por um docente - coordenador do NOPA em Aracaju, indicado pela UNIT, este encarregado do gerenciamento das atividades da equipe e das condições para que as metas sejam alcançadas, bem como a supervisão dos bolsistas, o qual exercerá a gestão do plano de trabalho, o monitoramento dos resultados, assim como, adotará todas as medidas necessárias à fiel execução do propósito do projeto.

Os bolsistas elaborarão relatórios de atividades parcial e final e farão a inserção de dados no sistema de gestão do PEIEX, tendo o seu desempenho avaliado mensalmente e semestral. A avaliação será baseada nos conhecimentos, habilidades e procedimentos teórico-práticos, necessários a execução das atividades desenvolvidas e as metas alcançadas.

O resultado satisfatório da avaliação condicionará a renovação da bolsa. A ação in loco proporcionará a qualificação das empresas na região metropolitana de Aracaju.

A equipe do NOPA ficará sediada na Universidade Tiradentes, no Bloco F, setor da Pós-graduação lato-sensu. O tempo de vigência das bolsas de extensão e de estágio será de vinte e três meses.

NÃO SE APLICA.
As candidaturas serão analisadas e submetidas à aprovação da Comissão de Avaliação formada por professores designados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e pela Diretoria de Educação Corporativa.
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490