Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Diferenciais do Curso

• O corpo docente do curso é formado por profissionais com experiência na área de Cardiologia. O curso traz princípios do curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) na disciplina de Emergências Cardiovasculares. O curso associa teoria e prática voltadas para o atendimento das principais causas de morte no mundo atual: as doenças do aparelho circulatório. Os módulos práticos utilizam manequins dotados de simuladores de ritmos das mais variadas arritmias cardíacas, eletrodos para monitorização e sensores para desfibrilação e cardioversão que simulam com perfeição um atendimento real.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 380 horas
  • Periodicidade Mensalmente
  • Horário Quinta-feira: 19h às 22h Sexta-feira: 14h às 18h e 19h às 22h Sábado: 8h às 12h e 13 às 17h
  • Local Campus Farolândia
  • Investimento Matrícula + 22 parcelas de R$ 520,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit: Matrícula + 22 parcelas de R$ 416,00

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral: • Prestar assistência de enfermagem especializada ao paciente cardiopata adulto (clínico e cirúrgico) em situações críticas e não críticas, nas diversas sub-especialidades da cardiologia.
Específicos: • Prestar assistência de enfermagem ao paciente cardiopata no período peri-operatório de cirurgias cardíacas e não cardíacas e com dor aguda; • Desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem ao paciente cardiopata; • Realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia; • Correlacionar aspectos teóricos com a prática em enfermagem em cardiologia; • Desenvolver o raciocínio e o julgamento clínicos de enfermagem; • Prestar assistência de enfermagem, considerando os aspectos bio-psico-sócio-espirituais da saúde humana.
Profissionais graduados em Enfermagem que visam aprimorar o conhecimento científico e tecnológico e que tenham interesse em atuar em cardiologia clínica e cirúrgica, intervencionista e emergência.
A concepção pedagógica é problematizadora e busca a aquisição do saber vinculado ao contexto de saúde no país, estado e realidade local. O processo de ensino aprendizagem busca construir o do conhecimento com base nas experiências profissionais dos alunos, apoiada na aprendizagem significativa.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA EMENTA
Enfermagem clínica cardiovascular I 20 Apresentação da incidência e prevalência das principais doenças cardiovasculares no Brasil. Descrição dos principais fatores de risco cardiovascular, clássicos e emergentes. Compreensão da anatomia e fisiologia cardiovascular, propedêutica cardiovascular.
Enfermagem clínica cardiovascular II 20 Discussão sobre a correlação dos aspectos fisiopatológicos com a prática clínica de enfermagem em cardiologia. Apresentação da fisiopatologia, fatores de risco e estratégias de prevenção primária e secundária da doença coronariana aterosclerótica, das doenças valvares, da hipertensão arterial primária e secundária e da insuficiência cardíaca. Descrição do tratamento medicamentoso, não medicamentoso e cirúrgico ao paciente com doença coronariana aterosclerótica, com doenças valvares e com hipertensão arterial primária e secundária. Apresentação da participação do enfermeiro no comportamento de adesão ao tratamento de pacientes hipertensos. Descrição da fisiopatologia, fatores de risco, apresentação clínica, principais sinais e sintomas e tratamento clínico e cirúrgico das principais urgências e emergências da doença coronariana crônica.
Noções no controle de infecções hospitalares 10 As infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos serviços de saúde e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência. Estas infecções acrescentam, em média, cinco a dez dias ao período de internação, elevam os custos e constituem importante causa de morbimortalidade. O conhecimento dos mecanismos de transmissão dos agentes infecciosos aliado à ampliação dos recursos diagnósticos permite o estabelecimento de medidas efetivas para o controle das infecções.
Enfermagem clínica cardiovascular III 20 Apresentação da fisiopatologia, fatores de risco e estratégias de prevenção, sinais e sintomas e tratamento das bradiarritmias e taquiarritmias. Descrição do tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Apresentação da participação no enfermeiro no manejo desses pacientes
Enfermagem clínica cardiovascular IV 20 Monitorização hemodinânica não invasiva (ECG, oximetria, PNI, temperatura, balanço hídrico) e monitorização invasiva (PVC, PAM, gasometria arterial e venosa, cateter swan-ganz, sensor Flo Trac, Pediasat, cateter vigileo). Manejo em ventilação mecânica invasiva e não invasiva
Enfermagem clínica cardiovascular V 20 Apresentação dos principais fármacos utilizados na terapêutica dos pacientes cardiopatas e suas ações; Compreensão da lesão renal aguda, dos distúrbios hidroeletroliticos, da síndrome cardiorrenal e das terapias renais substitutivas
Enfermagem em emergência cardiovascular 20 A disciplina descreve a atuação do enfermeiro no suporte avançado de vida em cardiologia
Enfermagem cirúrgica cardiovascular 20 A disciplina descreve as principais cirurgias cardíacas (cardiopatias congênitas, procedimentos paliativos, cardiopatias acianogênicas, cardiopatias cianogênicas, corações univentriculares, cirurgia valvar, transplante/ Coração artificial, cirurgia da aorta). Apresentação da circulação extra corpórea; Assistência circulatória (BIA; ECMO); Apresentação da atuação do enfermeiro em centro cirúrgico
Métodos diagnósticos I 20 A disciplina descreve os métodos diagnósticos em cardiologia como os exames laboratoriais, marcadores de perfusão tecidual, holter, teste ergométrico, MAPA, Rx de tórax, gasometria arterial, ecocardiograma, tomografia e ressonância cardiovascular.
Métodos diagnósticos II 20 Interpretação de eletrocardiograma.
Sistematização da Assistência de Enfermagem na Cardiologia 20 Comunicação com o paciente. Teorias de Enfermagem. Processo de Enfermagem.  Estrutura e utilização das classificações de diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem. Semiologia e exame físico cardiovascular. Raciocínio clínico.
Enfermagem em intervenção cardiovascular 20 A disciplina descreve os princípios físicos da hemodinâmica, os principais procedimentos diagnósticos e terapêuticos realizados em pacientes cardiopatas, os materiais utilizados, além do fluxo do paciente e gerenciamento da unidade e a importância do papel do enfermeiro.
Gestão de pessoas em saúde 20 Estrutura e organização de unidades especializadas em Cardiologia. Rotinas dos grupos de apoio assistencial. Informações gerais, regras e normas da Especialização em Enfermagem em Cardiologia. Processo decisório e resolução de problemas em enfermagem. Desenvolvimento de profissionais no serviço de enfermagem. Estilos de liderança. Desempenho do serviço de enfermagem. Planejamento quali-quantitativo do pessoal de enfermagem. Introdução e atualização dos conhecimentos referentes à Administração Hospitalar e ao desenvolvimento dos processos de trabalho, para proporcionar ao aprimorando a reflexão sobre a sua prática profissional e contribuir para sua introdução no mercado de trabalho. Apresentação dos padrões e critérios na qualidade da assistência de enfermagem.
Projeto final de curso 20 Apresentação dos projetos para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso pelos alunos.
Estágio Curricular em Cardiologia 100 Assistência de enfermagem em unidade especializada em cardiologia, em serviço de diagnóstico por imagem e terapêutica, no serviço de hemodinâmica, Central de materiais esterilizados (CME) e Unidade de terapia intensiva coronariana e cirúrgica.
Metodologia da Pesquisa 20 A disciplina descreve as características essenciais do método de pesquisa científica, como é comumente entendido e aceito pela maioria da comunidade científica contemporânea. Além disso, discute as diversas proposições normativas oriundas do debate ético e epistemológico que se desenrola em torno da comunidade científica. As peculiaridades dessas questões no contexto da pesquisa biomédica são as mais enfocadas em função da natureza da instituição, ou seja, do desenvolvimento de pesquisa voltada para saúde humana.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
TOTAL 380
Coordenação
Mirella Dornelas Batalha Moreira Buarque
E-mail: mirelladornelasbuarque@gmail.com Telefone:(79) 9.8818-5046
Graduada em Enfermagem pela Universidade Tiradentes-UNIT (2008). Pós-graduada em SUS: Gestão e Auditoria pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2010). Pós-graduada em Emergência e Terapia Intensiva pela Faculdade Social da Bahia (2014). Pós-graduada em Enfermagem Cardiológica pela UNIT (2015). Mestranda em Biotecnologia Industrial pela UNIT. Professora da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital de Cirurgia. Professora do curso de graduação em Enfermagem-UNIT. Coordenadora de Enfermagem do Hospital de Cirurgia. Coordenadora Operacional do Hospital do Coração. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2834206467380164 

José Teles de Mendonça (Doutor/FCSFA)
 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0950962845884350

Cíntia Ferreira Amorim (Especialista/FMUSP)
 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113827879013474

Denison Pereira da Silva (Mestre/UNIT)
 Lattes: http://lattes.cnpq.br/4048929452465718

Mirella Dornelas Batalha Moreira Buarque (Especialista/UNIT)
 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2834206467380164
Universidade Tiradentes
0800 729 2100