Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Gestão, Perícia e Educação Ambiental

Diferenciais do Curso

O curso é composto por módulos, que dialogam de forma interdisciplinar com três áreas de conhecimento: Gestão, Perícia e Educação Ambiental. Possibilitando, ao profissional uma atuação técnica de destaque no mercado de trabalho, uma vez que o curso irá abordar temas e conteúdos transversais que estão em evidência no cenário atual. Através do desenvolvimento das mais diversas competências que serão adquiridas, poderá realizar trabalhos de consultoria nas áreas. A UNIT dispõe de infraestrutura física constando de salas de aula equipadas adequadamente com recursos pedagógicos e tecnológicos com soft e TI e salas de apoio, auditórios, biblioteca com acervo impresso e virtual, laboratórios de Química, Ambiental, Informática, Geologia, Geotécnica, Petróleo e Gás, e de Geoprocessamento que darão suporte às atividades realizadas.

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Características

  • Carga Horária 396H
  • Periodicidade Preferencialmente quinzenal
  • Horário Quinta-feira: 18h às 22h; Sexta-feira: 19h às 22h e Sábado: 8h às 12h e 13h às 16h.
  • Local Universidade Tiradentes – Campus Aracaju Farolândia
  • Investimento Matrícula R$ 69,90 + 19 parcelas de R$ 350,00, totalizando R$ 6.671,90.
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit: matrícula R$ 69,90 + 19 parcelas de R$ 280,00, totalizando R$ 5.389,90.

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Informações do Curso

  • Geral: Promover a formação de profissionais para atuar nos diferentes segmentos da sociedade, articulando atitude, análise e gerenciamento para exercer a atividade de educador, perito e gestor ambiental.
 
  • Específicos: Desenvolver uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, através da Educação Ambiental; Formar cidadãos conscientes de suas práticas, de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade; Qualificar profissionais para a realização de perícia ambiental em organizações públicas e privadas; Formar gestores ambientais capazes de atuar, interdisciplinarmente, na busca da melhoria contínua em sistemas de gestão ambiental, numa perspectiva da equalização das normas ambientais.
Graduados de todas as áreas do conhecimento e demais profissionais interessados em atuar em Gestão, Perícia e Educação Ambiental.
O curso é realizado na modalidade presencial. Serão utilizadas aulas expositivas, seminários, estudos de casos, estudos dirigidos, trabalhos em grupos, debates e intercâmbios de experiências, vídeos.
DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

(horas)

EMENTA
Meio Ambiente e Sociedade 12
Relação homem-natureza-sociedade. Sistemas ambientais. Sociedade e Meio Ambiente. Responsabilidade socioambiental.
Os Problemas Ambientais e o Despertar da Consciência Ambiental. Agenda 21   12
A crise ambiental da atualidade. Os problemas ambientais globais. O ambientalismo como resposta à crise. As Conferências da ONU e o meio ambiente.  A Eco 92. Agenda 21.
A Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA – Lei N° 9.795/99 12
A Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA. Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA: Objetivos, Princípios e Diretrizes.
Educação Ambiental e Sustentabilidade.

12

O Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Sustentabilidade ambiental. Sustentabilidade social Princípios da Educação Ambiental. Educação ambiental para a sustentabilidade.
Ciências Ambientais e Educação Ambiental

12

Teoria Geral dos sistemas. Ecossistemas da biosfera. Ecologia. Biodiversidade. Educação Ambiental
Políticas Públicas Ambientais no Brasil

12

Definição de Políticas Públicas e o ciclo de formulação. O contexto internacional das políticas públicas. As Políticas Públicas nas esferas federal, estadual e municipal. Planos nacionais de desenvolvimento. Políticas e programas setoriais. Os núcleos setoriais. Observatório das políticas ambientais. Avaliação e monitoramento.
Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Transversalidade  

16

Interdisciplinaridade. Transversalidade. Parâmetros Curriculares Nacionais. Os Temas Transversais.  
Formação em Educação Ambiental: Educação Ambiental Formal e Não Formal

16

Educação para e meio ambiente. Educação ambiental formal. Educação Ambiental não Formal.
Projeto Profissional em Educação Ambiental  

20

Projetos em recuperação ambiental, educação ambiental e preservação ambiental.
Legislação e Direito Ambiental: Instrumentos Legais e Judiciais  

12

Aspectos da Legislação e do Direito Ambiental Brasileiro. O Código de Processo Civil. Responsabilidade Civil.
Responsabilidade Civil e Criminal

12

Profissionais Técnicos responsáveis pela Peça Pericial. O perito e o assistente técnico nas vistorias e nas conferências. Responsabilidade civil na degradação, poluição e dano ambiental. Infrações passíveis de perícia ecológica. Lei n° 9605/98.
Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - Eia/Rima

16

Estudo de Impacto Ambiental: Informações gerais. Área de influência. Análise dos impactos ambientais e proposição de medidas atenuantes. Acompanhamento e monitoramento. O RIMA.
Metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais e de Áreas Ambientais

16

Técnicas e Metodologias de avaliação de impacto ambiental. Metodologia para avaliação de áreas ambientais especiais: Estudo de caso. Instrumentos de proteção de UCs.
O Licenciamento Ambiental

16

Aspectos gerais do Licenciamento Ambiental. Atividades sujeitas ao licenciamento ambiental. Fases e procedimento do licenciamento ambiental. Competência e licenciamento ambiental. Natureza jurídica do licenciamento ambiental. .
A Perícia Ambiental

12

Perícia e Laudo pericial. Pericia Ambiental Judicial e Securitária. O Mercado de Trabalho.
Metodologia para Elaboração de Documentos Técnicos Periciais

12

Metodologia para elaboração de documentos técnicos periciais.
Pericia e Laudo Pericial: Da Nomeação à Entrega Final do Laudo Ambiental

16

Roteiro de Laudo de Perícia Ambiental.  
Projeto Profissional em Perícia Ambiental

20

Entrega e apresentação de trabalho denominado projeto profissional, de temas relacionados às disciplinas cursadas durante o curso, buscando a interdicisplinaridade dos temas. O projeto deverá conter a apresentação do assunto pesquisado, descrição do tema, formulação do problema; motivação, especificação de objetivos; apresentação das variáveis e seleção da amostra (quando cabível); metodologia; análise da coleta de dados; forma de apresentação dos resultados; referências.
Normas ISO e o Sistema De Gestão Ambiental

12

Conceitos e aplicações da gestão ambiental: Gestão Ambiental de Empresas. Sistema de Gestão Ambiental.
O Mercado Verde e as Certificações

12

Introdução às mudanças climáticas. Inventário das emissões de GEE. Ambiente Regulatório e o mercado de carbono. Movimento de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Prevenção e Controle da Poluição do Ar e da Poluição Sonora.

16

Prevenção e Controle da Poluição do Ar. Poluição Sonora.  
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

16

Lei n° 12.305/2010 da Política de Resíduos Sólidos. Geração, classificação e caraterísticas dos Resíduos. Sistemas de Resíduos Sólidos urbanos. Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde. Lei n° 11.107/2005 de Consórcios.
Gestão dos Recursos Hídricos

16

A Gestão de Recursos Hídricos. Política de gestão dos recursos hídricos. Sistema de Gerenciamento.
Auditoria e Certificação Ambiental ISO 14.001/45001:2018  

16

Auditoria ambiental e sua aplicação. A auditoria ambiental como instrumento de gestão empresarial e política pública. Auditoria ambiental e legislação. Planejamento e condução da auditoria ambiental. Instrumentos para auditoria ambiental. Roteiro para aplicação da auditoria ambiental. O sistema brasileiro de auditoria ambiental. ISO 45001:2018 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
Planejamento e Implantação do Sistema de Gestão Ambiental  

16

Planejamento. Implementação e Operação. Verificação do Sistema de Gestão Ambiental. Processo de Certificação  
Sistemas Integrados De Gestão- SGI

16

SGI – Sistema de Gestão Integrada: Qualidade, MA, Segurança e Saúde no Trabalho - Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada.
Projeto Profissional em Gestão Ambiental

20

Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas constantes Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando ao desenvolvimento das competências adquiridas Temas I, II e III do curso através de aplicação em projetos ambientais de pesquisa.
Total 396  
Coordenação
Leonilde Gomes da Silva Agra
E-mail: leonilde.pinina@hotmail.com
Telefone: (79) 9.9924-5400
Graduada em Engenharia Química Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduada lato sensu em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe e Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Atua nas áreas de Políticas Públicas, Planejamento, Projetos, Gestão e Meio Ambiente.Professora dos cursos de UNIT-E nos cursos de Eng. Ambiental nas disciplinas: Introdução à Engenharia, Avaliação de Impactos Ambientais, Gestão de Resíduos Sólidos. Professora do Curso Lato senso em Educação Ambiental da disciplina Elaboração de Projetos; Professora do NEAD nos Cursos de Segurança no Trabalho e Serviço Social nas disciplinas Meio Ambiente e Sociedade, Estatística Aplicada, Química Geral e Ambiental, Legislação e Direito Ambienta. Pesquisadora em Projeto de Pesquisa em Técnicas Eletroquímicas Aplicadas à Corrosão no ITP/UNIT. Professora do IFS/SE nos cursos de Licenciatura em Química e Eng. Civil das disciplinas Mecânica dos Fluidos, Físico-Química, Princípios Básicos da Indústria Química e Metodologia do Ensino da Química. Coordenadora do Projeto de Extensão: Sustentabilidade Urbana em Aracaju: Projeto Carroceiro. Professora da Faculdade Pio Décimo dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Faculdade PIO X nas disciplinas: Estatística, Engenharia Econômica,  Coleta e Tratamento de Resíduos e Projeto de Engenharia. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC-BA no curso de Licenciatura em Química, tendo ministrado as disciplinas Química Geral e Físico-Química. Coordenadora do Projeto de Extensão: Projeto de Recuperação do Rio Cachoeira, ministrando cursos de “Educação Ambiental com Professores da Bacia do Rio Cachoeira”. Professora da UFS-SE do Curso de Engenharia Química nas disciplinas Planejamento, Elaboração e Análise de Projetos, Ciência dos Materiais, Tratamento de Água. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Formulação de Tinta Corrosiva à Base de LCCC”. Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Consultora nas Empresas Companhia Vale do Rio Doce-CVRD em Sergipe, da Petrobras, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-SEMARH, Petrobras, FAPESE e Terra Viva.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/21770158225863803
     
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