Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019

Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva

Diferenciais do Curso

O curso potencializa:
  • As práticas profissionais sob um enfoque do campo conceitual e prático.
  • Durante o curso, com o intuito de inserir o aluno no contexto do Trabalho é desenvolvido o Projeto Profissional, mobilizando ações de diagnóstico e intervenção em sua área de atuação. O Projeto Profissional é transversal ao curso possui acompanhamento docente que fornece subsídios para a construção do TCC.
  • Interface que permite em tempo real maior interatividade entre docente e alunos possibilitando uma construção colaborativa do conhecimento.
  • Mediação docente com formação na área.

O que está esperando?
  • Efetive sua matrícula entregando no polo ou enviando via e-mail a documentação.
Documentação necessária para matrícula:
  • RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 420 horas
  • Periodicidade Online com encontro presencial ao final do curso.
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio. Ao final do curso, você irá ao polo de apoio presencial, no qual fez a matrícula e realizará a apresentação presencial do Projeto Profissional e do TCC.
  • Local • Abrangência em todo o Brasil e exterior. • Polos para realização do encontro presencial ao final do curso: • Sergipe: Aracaju (Centro, Farolândia); Estância; Itabaiana; Lagarto; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Tobias Barreto; Umbaúba. • Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. • Alagoas: Arapiraca; Maceió. • Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina. Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula R$ 69,90 + 16 parcelas de R$ 199,00, totalizando R$ 3.253,90
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula 69,90 + 16 parcelas de R$ 159,20, totalizando R$2.617,10

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

  • Formar ou aperfeiçoar profissionais de todas as áreas de atuação, capacitando profissionais reflexivos, críticos, propositivos, dinâmicos e com postura interdisciplinar, adquirindo habilidade no pensamento estratégico, características que os capacitam como um dos melhores profissionais do mercado, considerando o cenário globalizado, altamente competitivo e desafiador para o crescimento e perpetuação das Organizações, em geral.
O Curso é dirigido a profissionais que lideram ou que estão assumindo a gestão de equipes: Empresários, Gestores, Empreendedores, Consultores, Assessores e demais profissionais das diversas áreas do conhecimento e de atuação.

Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line).

Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis.

Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA.

Todas as atividades serão realizadas online, no AVA.

Durante todo o curso o aluno desenvolve o Projeto Profissional, norteador para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Ética e Cidadania

20

A eticidade humana. Ética. Moral. Deontologia. Cidadania. Ética, globalização e neoliberalismo. Ética e paradigma tecnológico. Desenvolvimento sustentável. Compromisso ético profissional. A construção de um novo homem e de uma nova sociedade.
Fundamentos da Gestão

20

Introdução aos fundamentos de gestão; fundamentos de gestão; pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; geração de valor; cultura de inovação; orientação por processos e informações; visão de futuro; conhecimento sobre o cliente e o mercado; liderança e constância de propósitos; valorização das pessoas; desenvolvimento de parcerias; responsabilidade social; casos práticos de aplicação dos conceitos.
Liderança e Desenvolvimento de Equipes

40

Competências fundamentais para o exercício da liderança; Aspectos comportamentais da gestão de pessoas; As questões relativas ao engajamento e motivação dos talentos; Fatores responsáveis pela formação, manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
Direito Empresarial

40

Evolução da atividade e do direito empresarial. Os atos legais que regem a atividade empresarial. Direitos do consumidor e práticas corporativas. Aplicações e características do direito empresarial. A atividade empresarial, o estabelecimento e o empresário. O papel do gestor de RH na gestão empresarial. A importância dos Recursos Humanos na gestão empresarial.
Projeto Profissional I

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Economia e Análise de Cenários Econômicos

30

Retrospecto e análise da dinâmica da economia mundial contemporânea, evolução dos ciclos econômicos, perspectivas econômicas globais de curto e médio prazo, contexto geopolítico.
Responsabilidade Socioambiental nas Organizações

30

Conceito de Responsabilidade Social Empresarial; Princípios da Ética Empresarial; Desenvolvimento Sustentável; Investimento Social; A relação da empresa com a Comunidade/Terceiro Setor; Desenvolvimento do Marketing Social, Relacionamento com os stakeholders na gestão socialmente responsável.
Estratégias de Marketing Organizacional

30

Introdução ao conceito de marketing; Consumidor e mercado; Segmentação e posicionamento; Concorrência, planejamento e estratégias.
Gestão de Investimentos, Custos e Despesas

30

Classificação dos custos e despesas; Terminologia e Implantação de Sistemas de Custos. Princípios Contábeis aplicados a Custos e Despesas. Classificações de Custos, Classificação das despesas, Esquema Básico e Departamentalização. Critérios de Rateio. Custos Indiretos de Fabricação. Materiais Diretos e Mão-de-obra Direta; Introdução a risco e retorno esperado de ativos e de carteiras; Versificação, Eficiência de Mercado, anomalias e  modelos de preço.
Projeto Profissional II

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Gestão Estratégica e Balanced ScoreCard  

30

Planejamento Organizacional; Gestão Estratégica; Construção do BSC – Balanced Scorecard; Função do Mapa Estratégico; A Importância de Todas as Pessoas na Gestão Estratégica; Desdobramento das Iniciativas Estratégicas, com enfoque nos Resultados do Negócio.
Liderança nas Relações Interpessoais e Intrapessoais

30

Liderança; Comunicação humana; O indivíduo e o grupo; Competências interpessoais; Relações Intrapessoais.
Inteligência Competitiva

30

Inteligência competitiva: fundamentos conceituais; Panorama atual; Ciclo da inteligência competitiva; A inteligência competitiva no desenvolvimento estratégico de negócios; Implementação da Inteligência Competitiva.
Empreendedorismo, Negócios on-line e Plano de Negócios

30

Empreendedorismo no Brasil; As Incubadoras de Empresas; Gestor e Empreendedor; Empreendedorismo (do conceito a planejamento, passando por ideias, oportunidades e intraempreendedorismo); Negócios on-line; O Plano de Negócios (da definição de produtos ou serviços à finalização do  projeto).
Projeto Profissional III

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

-

O TCC consiste na elaboração individual de um Plano de Negócios Organizacional, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Total

420

Coordenação
Mário Eugênio Paula de Lima
Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1997), Especialização em Gerenciamento de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é empresário, professor universitário e coordenador de curso de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes. Possui experiência acadêmica nas áreas de administração, marketing e eventos. Na área profissional atua como consultor de projetos corporativos culturais, esportivos, eventos e marketing.

E-mailmario_eugenio@unit.br
  Telefone: (79) 998053747
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5049667300766995
 

CORPO DOCENTE

NOME

TITULAÇÃO

IES DA TITULAÇÃO

Lissandra Figueira Theophilo Silva http://lattes.cnpq.br/5157000776394381

Mestre

UNIFACS

Thaiane da Silva Oliveira http://lattes.cnpq.br/6549891110169611

Especialista

Pio Décimo

Hideraldo Luiz Moura de Jesus

http://lattes.cnpq.br/2974959022992674

Especialista

São Luiz de França

Mário Eugênio Paula de Lima http://lattes.cnpq.br/5049667300766995

Mestre

UNIT

Danielle Thais de Barros http://lattes.cnpq.br/8932282363997661

Doutora

UNIT

Antonio Martins de Oliveira Rocha http://lattes.cnpq.br/3660496723282491

Especialista

UNISUL

Hudson Francisco Canuto de Lima http://lattes.cnpq.br/6154060631656733

Especialista

Faculdade Atlântico

 
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490