Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Gestão de Pessoas e Coaching

Diferenciais do Curso

Através de um ambiente colaborativo, o curso promoverá a reflexão e a prática por meio de estudos de caso, situações reais e projeto de intervenção social para organizações do Terceiro Setor, proporcionando ganhos reais às partes envolvidas e à sociedade. Tais atividades favorecem o networking, fortalecendo vínculos e agregando novas experiências voltadas ao crescimento profissional, gerando assim, melhores perspectivas para o mercado de trabalho. Enfoque atual dos conteúdos, englobando teoria e prática e voltado para as necessidades do mercado.

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Características

  • Carga Horária 380h
  • Periodicidade Um encontro mensal
  • Horário Quintas e Sextas-feiras: 18h30 às 22h; Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h.
  • Local Universidade Tiradentes – Campus Aracaju Farolândia
  • Investimento Matrícula R$ 69,90+ 20 parcelas de R$ 390,00, totalizando R$ 7.869,90.
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, matrícula R$ 69,90 + 20 parcelas de R$ 312,00, totalizando R$ 6.309,90.

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Informações do Curso

Geral:

Capacitar o aluno para a gestão empresarial na área de pessoas, propiciando-lhe o conhecimento dos principais métodos e técnicas administrativas, seus conceitos, princípios de utilização, motivações, ferramentas de coaching e estratégias da liderança.

Específicos:

  • Desenvolver conhecimentos teórico-práticos, habilidades e ferramentas que possam auxiliar a análise de problemas gerenciais, subsidiando a tomada de decisão e a eficaz implementação de projetos;
  • Desenvolver habilidades referentes à gestão estratégica em Recursos Humanos;
Desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de equipes para a melhoria da gestão organizacional.
Profissionais da área de Gestão de Pessoas, assistentes sociais, psicólogos, administradores de empresas e demais profissionais que atuem direta ou indiretamente na gestão de pessoas.
Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como: estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; debates; visitas técnicas; elaboração de projetos de intervenção social; workshops e participação em eventos. O curso terá uma disciplina por mês com acompanhamento docente antes e durante a sua realização.
 
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA

Planejamento Estratégico

20

Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos. Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard. Planejamento; Planejamento operacional; Planejamento tático; Planejamento estratégico; Estratégias; Estratégias de cooperação; Formulação de estratégias competitivas; Metas; Objetivos; Missão; Visão; Cenários estratégicos.

Coaching, Mentoring, Couselling e Storing como ferramenta na Gestão de Pessoas

20

  Conceitos de Coaching, Mentoring, Cousselling e Storing. Diferenciação e Comparação de Modelos de Gestão. Feedback e desenvolvimento. A efetividade racional do Líder. Diferenciais cognitivos na resposta ao stress e adversidades. Desenvolvimento de resiliência.

Diagnóstico e Consultoria

20

A importância da consultoria empresarial para as organizações. A visão sistêmica da empresa. Os ramos de atividades específicos. O contexto da consultoria. O profissional como consultor. As fases do projeto de consultoria. O planejamento estratégico da empresa cliente.

Seleção de Talentos por Competência

10

Conceitos de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Compreensão das diversas formas de Recrutamento Interno e Externo; Desenvolvimento de capacidade crítica na entrevista de Seleção de Pessoas; Organizações das Diretrizes e procedimentos da área de Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação em Período de Experiência Funcional; Acompanhamento de Programas de Integração no ambiente de trabalho; Importância da Entrevista de Desligamento dos colaboradores; Análise periódica do Turn Over nas organizações.

Treinamento e Desenvolvimento

20

Diagnóstico de necessidades. Planejamento de objetivos e atividades do treinamento. Qualificação do instrutor. A comunicação entre o instrutor e os treinandos. Conceito e natureza da aprendizagem. Conhecimento tácito e conhecimento explícito. Princípios de aprendizagem aplicados ao treinamento. Intensidade e frequência de treinamento. Métodos de treinamento em grupo. Avaliação de treinamento. Avaliação das habilidades e atitudes do treinando. A relação custo/benefício do treinamento.PNL e Neurocoaching20Fundamentos da Programação Neolinguística (PNL). A origem do comportamento. O processo de aprendizagem. Modelos de Linguagem. Programação de Neurolinguagem. Conceitos de neurociência. Aplicações da neurociência no âmbito da gestão. Coaching e a neurociência: Neurocoaching.

Gestão de Conflitos e Estratégias de Negociação

20

  Tipos de Conflitos (Conflitos interindividuais, Conflitos intergrupais, Conflitos interdepartamentais; Conflitos interorganizacionais, Conflitos capital-trabalho); Conflitos políticos e grupos de interesses; Técnicas de administração de conflitos; Negociação; Negociação entre organizações; Estratégias e objetivos; Sindicalismo e negociação; Negociação e Relações Econômicas; Negociação em Reuniões de Negócios; O Processo de Mediação.Comunicação Empresarial e Endomarketing20Elementos e situações de comunicações em geral e, especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação empresarial. O marketing como ferramenta estratégica. Conceitos e técnicas de endomarketing e suas aplicações.

Cultura e Clima Organizacional

20

Gestão de clima organizacional; pesquisa de clima organizacional; ferramentas de gestão para o levantamento de opiniões; modelos de diagnóstico do clima organizacional; diretrizes de melhoria; o que faz um bom clima na organização; conceito de clima empresarial; ambiente em constante mudança; necessidade de medir o grau de satisfação ou insatisfação das pessoas na empresa; quem está envolvido no processo de clima e como são conduzidas as equipes pesquisa das Inteligências Emocionais e Relações Interpessoais nas Organizações20Introdução; As inteligências múltiplas; A inteligência humana; Processos mentais; A teoria das inteligências múltiplas; As ‘inteligências’ identificadas por Gardner; Inteligência Linguística; Inteligência Musical; Inteligência Lógico-matemática; Inteligência Espacial; Inteligência Sinestésica; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; A inteligência emocional; O que é?; Seus componentes; Como usar a inteligência emocional; Expandindo a inteligência emocional; A inteligência emocional no trabalho; Treinando pessoas; A importância do feedback.

Elaboração e Gerenciamento de Projetos

20

  Processo e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Plano de Projeto. Processos e eficácia da Gestão de Projetos; Importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Project Model Canvas. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Sistema de Remuneração e Benefícios

20

  Conhecimento de cada função do conjunto de Cargos da empresa; Descrição de Cargos; Requisitos necessários que os ocupantes dos Cargos devem atender; Remuneração e Remuneração Estratégica; Plano de Carreira; Análise, Desenhos e Avaliação de Cargos; Estrutura e Pesquisa Salarial.

Ética e responsabilidade Socioambiental

10

  Ética Profissional. A responsabilidade socioambiental e a função empresarial. A evolução do conceito e das práticas de responsabilidade socioambiental. Elaboração e avaliação de projetos de responsabilidade socioambiental empresarial. Alinhamento do Modelo de gestão e práticas de responsabilidade socioambiental. Melhores práticas de responsabilidade socioambiental.
   

Design Thinking, Criatividade e Inovação

20

  Conceitos e fundamentos do Design Thinking.  Pesquisa e análise de informações. Geração de alternativas. Abordagem para solução de problemas. Economia Criativa. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Princípios de Inovação; Etapas do Processo de Inovação; e Inovações Sustentáveis.

Aspectos Legais e Contratuais da Gestão de Pessoas: Legislação Trabalhista

20

  Estudo sobre a Legislação Trabalhista com enfoque em Admissão e Demissão de empregados, Jornadas de trabalho, Aviso Prévio e Verbas Rescisórias, Quadro de Funcionários, Folhas de Pagamento de Empregados, empregadores e autônomos, Homologações de Rescisões Contratuais, Noções gerais de Direito do Trabalho. Princípios. Fontes. Relação de emprego. Contrato de trabalho. Remuneração e salário. Duração do trabalho. Descansos remunerados. Extinção do contrato de trabalho. Temais atuais de Direito do Trabalho. Análise comparada entre CLT e 8.112. Negociação trabalhista e flexibilização; Terceirização e tratamento previdenciário.

Gestão de Saúde e Qualidade de Vida

20

  Conceitos de sistemas e qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, segurança e ambiente empresarial; modelos de gestão integrada; cultura e clima organizacional. Gerenciamentos de riscos ambientais e clima organizacional.

Líder Coach e Desenvolvimento de Equipes

20

  Conceitos de liderança. Estilos de liderança orientados para responsabilidades e resultados. O líder coach. Habilidades de um líder coach. O trabalho em equipe: fases de constituição de equipes. Dinâmica de equipes. O papel das equipes de trabalho. Competências e habilidades das equipes.

E-learning.

Comportamento Organizacional

20

  Fundamentos de comportamento organizacional. Fatores individuais e suas influências nos comportamento. Fatores organizacionais e suas influências nos comportamento dos grupos e individuais. Comportamento organizacionais: conceitos e teorias, visão estratégica e sistêmica, facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupos, liderança) e macro (estrutura organizacional cultura e ambiente, aplicação nas organizações contemporâneas).Temas contemporâneos sobre comportamento nas organizações.

PNL e Neurocoaching

20

Fundamentos da Programação Neolinguística (PNL). A origem do comportamento. O processo de aprendizagem. Modelos de Linguagem. Programação de Neurolinguagem. Conceitos de neurociência. Aplicações da neurociência no âmbito da gestão. Coaching e a neurociência: Neurocoaching.

Treinamento e Desenvolvimento

20

Diagnóstico de necessidades. Planejamento de objetivos e atividades do treinamento. Qualificação do instrutor. A comunicação entre o instrutor e os treinandos. Conceito e natureza da aprendizagem. Conhecimento tácito e conhecimento explícito. Princípios de aprendizagem aplicados ao treinamento. Intensidade e frequência de treinamento. Métodos de treinamento em grupo. Avaliação de treinamento. Avaliação das habilidades e atitudes do treinando. A relação custo/benefício do treinamento.

Metodologia de Pesquisa e Projeto de Intervenção Institucional

40

Processo de Pesquisa; Elaboração do projeto de Pesquisa; Métodos Quantitativos e Qualitativos; Formulação de Hipóteses; Variáveis; Plano de Pesquisa; Instrumentos de Coleta de Dados; Formas de Coleta, Normas da ABNT, Relatório de Pesquisa; Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Projetos Sociais e técnicas, ferramentas, metodologias e práticas do Planejamento e da gestão de Projetos Sociais.
 

Total

380

Coordenação
Lissandra Figueira Theophilo Silva E-mail: lissandra.unit@gmail.com Telefones: (79) 9.9136-7368/ (71) 9.9969-1322   Mestre em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (2014), com especialização em Marketing (1996) e graduação em Administração de Empresas (1994) pela mesma universidade. Cursou doutorado em Ciencias Empresariales pela Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires (1999 a 2002). Atuou com Professora da Universidade Salvador (UNIFACS) de 1997 a 2014 e na UNIJORGE de 2001 a 2006. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das organizações, sistema de informação de marketing, pesquisa de marketing e pesquisa de opinião pública. Atuou em coordenação do curso de Administração, coordenação do Núcleo de Práticas Profissionais, coordenação do Clube de Empreendedorismo e Supervisão de Estágio da área de negócios. Consultora e docente de pós graduação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5157000776394381
 
Corpo Docente
Nome Titulação IES
Alvaci Freitas Resende Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8474295467771854   Doutor Universidade de Vaççadolid-Espanha
Cristiane Gomes de Souza Lattes: http://lattes.cnpq.br/8935086019757985   Mestre UFAL
Mário Eugênio Paula de Lima Lattes: http://lattes.cnpq.br/5049667300766995   Mestre UFS
Lissandra Figueira Theophilo Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5157000776394381   Mestre UNIFACS
Luiz Hosannah de Oliveira Pinto Lattes: http://lattes.cnpq.br/8696695770470190   Mestre UFBA
Marcio José Fidelis Neri Lattes: http://lattes.cnpq.br/2748089348057225   Mestre UFS
Hideraldo Luiz Moura de Jesus Lattes: http://lattes.cnpq.br/2974959022992674   Especialista FSLF
Fábio Batista Santos Lattes: http://lattes.cnpq.br/4297461515119618   Mestre UFPE
Gláucia Regina de Oliveira Almeida Lattes: http://lattes.cnpq.br/8921549155552694   Doutora UNIT
João Francisco do Lago Rodrigues Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756541E7   Doutor UNIT
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490